Golfe | Susana Ribeiro e Tomás Silva perseguem o terceiro título

Share the post "Golfe | Susana Ribeiro e Tomás Silva perseguem o terceiro título"
A jogadora do Clube de Golf de Miramar venceu nas duas ultimas edições e pode chegar a um inédito tri, enquanto o representante do Clube de Golf do Estorik venceu em 2010 e 2014
Susana Ribeiro e Tomás Silva apresentam-se de hoje (quinta-feira) a Domingo como candidatos à conquista de um terceiro título no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, cuja 82ª edição a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) vai organizar no Santo Estêvão Golfe, em Benavente.
A jogadora do Club de Golf de Miramar, de 24 anos, licenciada em Gestão e com pós-graduação em Marketing e Gestão de Desporto, sagrou-se campeã nacional nos dois anos anteriores, em 2013 no campo nº1 do Clube de Campo da Aroeira e em 2014 no Quinta do Peru Golf & Country Club. Curiosamente, são ambos campos do grupo Orizonte Golf, ao qual também pertence o percurso de Santo Estêvão. Poderá ser um bom sinal para a portuense.
Já o jogador de 22 anos, do Club de Golf do Estoril, estudante do último ano da licenciatura em Economia, ganhou o Campeonato Nacional Amador pela primeira vez em 2010, no Troia Golf, e depois impôs-se de novo também no ano passado.
Em declarações ao site especializado “Golftattoo”, ambos mostraram-se esperançados nas hipóteses de um terceiro título.
«Sinto-me bem, tenho andado a trabalhar umas coisas, principalmente na parte física, por isso estou confiante», disse Susana Ribeiro, que poderá tornar-se na primeira jogadora a somar três títulos seguidos, embora Joana Silva Pinto e Carla Cruz, já retiradas destas lides, contem com três títulos (não consecutivos).
«Estou confiante, creio que vai ser um campeonato muito disputado, como foram os outros também, mas penso que se conseguir fazer o meu jogo ao longo dos quatro dias, se tiver calma, se for paciente e aproveitar as oportunidades, estou confiante de que o meu terceiro título venha para casa», declarou Tomás Silva.
A concorrência será, contudo, bastante dura. Há 16 jogadoras inscritas e 84 golfistas inscritos, com o torneio limitado à elite do golfe amador português, dado o regulamento só aceitar quem tiver um «Handicap exato EGA máximo de 11, 4». Os jogadores profissionais não podem participar.
Para além de Susana Ribeiro, a nº1 do Ranking Nacional BPI/FPG de 2015, e de Tomás Silva, o nº2 da mesma hierarquia, há ainda mais dois antigos campeões nacionais presentes em Santo Estêvão: Magda Carrilho (em 2011) e Pedro Almeida (2013), bem como a vice-campeã do ano passado, Sofia Câmara, e o vice-campeão de há dois anos, João Girão.
Olhando para o Ranking Nacional BPI/FPG (a tabela dos melhores amadores portugueses) verifica-se que irá competir todo o top-15 masculino, com destaque para o nº1, Vítor Lopes, que este ano está invencível em torneios nacionais, e vão igualmente jogar 10 das 12 jogadoras classificadas, sendo as únicas ausentes Berenice Nunes Pedro e Rita Félix.
Entre as ausências mais marcantes, para além de Rita Félix, campeã nacional de 2012 e estudante da licenciatura de Medicina, estão também as antigas vencedoras da prova Lara Vieira (2002) e Carolina Catanho (2006) – que ainda competem a espaços mas em bom nível, embora ocupadas pelas profissões de advogada e médica, respetivamente – e ainda Mariana Martins, a estudar nos Estados Unidos, que recentemente venceu um torneio do circuito universitário americano. No torneio masculino notam-se as faltas de Tiago Rodrigues, Tomás Melo Gouveia e Francisco Oliveira – igualmente jogadores e estudantes nos Estados Unidos, tendo “Chico” conquistado um título universitário no mês passado –, e também de José Maria Cazal Ribeiro, campeão nacional de 2000, impossibilitado por afazeres profissionais.
O Campeonato Nacional Absoluto Peugeot disputa-se em quatro voltas, com 18 buracos por dia. Após 54 buracos, haverá um cut, passando aos últimos 18 buracos, 50% dos participantes (e empatados), com base no número de jogadores que saíram no primeiro dia. O campeão e a campeã, bem como os seus respetivos 2º lugares, serão convidados pela FPG a jogar o os respetivos Campeonatos Internacionais Amadores de Portugal em 2016.
Texto e foto de: FPG