Golfe | Vitória histórica de Portugal sobre Espanha em P&P
Portugal alcançou o seu melhor resultado internacional de sempre, a nível coletivo, no golfe ibérico de Pitch & Putt, ao derrotar a Espanha por 7-5, no tradicional Match, cuja 5ª edição decorreu no Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
Depois de quatro derrotas consecutivas neste confronto Portugal-Espanha, em 2007, 2008, 2009 e 2010, a seleção nacional saiu finalmente vencedora e logo num ano em que a equipa espanhola sofreu uma forte renovação, surgindo com jogadores muito credenciados no circuito internacional de P&P.
As duas seleções foram para a segunda e última jornada empatadas por 3-3, depois de no primeiro dia a Espanha ter ganho os Fourballs por 2-1 e Portugal os Foursomes também por 2-1.
Com os pares empatados, foi tudo decidido nos singulares e aí Portugal mostrou-se claramente superior, vencendo 4 dos 6 confrontos e num deles chegou empatado ao último buraco, só perdendo no primeiro buraco de play-off.
O desnível poderia ter sido maior e é importante salientar que Portugal venceu duas das três sessões da competição.
Declarações do capitão de Portugal
Arnaldo Paredes, o capitão da equipa nacional, teceu os seguintes comentários:
«Estou nestes ‘matches’ desde o primeiro, e ficávamos sempre pelo quase. Desta vez chegámos mesmo à vitória e claro que sinto uma alegria tremenda por termos ganho, mas muito mais por me ter sido dada a honra de capitanear estes sete magníficos jogadores».
«Foi Uma prova disputadíssima, buraco a buraco, onde prevaleceu a categoria técnica dos jogadores. Estes são, sem sombra de dúvidas, dos melhores jogadores nacionais de Pitch & Putt e é claro que contámos com o grande conhecimento e habituação ao campo».
«Envio palavras de agradecimento para eles, ao Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas, à FPG, na pessoa do diretor-técnico nacional, João Coutinho, que tudo fez para que não nos faltasse nada. E um agradecimento muito especial ao Amadeu Ferreira (presidente da Associação Portuguesa do Norte de Portugal e árbitro internacional da FPG), pela forma fantástica como conduziu a prova, com uma presença discreta mas sempre marcante».
Resultados
Os resultados da vitória final de Portugal por 7-5 foram os seguintes:
2ª Jornada/Singles: Portugal-Espanha, 4-2
João Cerejo (Portugal)-Ivan Carles Alvarez (Espanha), 2/1.
Mário Filipe (Portugal)-Thomas Artigas (Espanha), 3/2.
Hugo Espírito Santo (Portugal)-David Vidal Pinheiro (Espanha), 6/5.
Arnaldo Paredes (Portugal)-Juan Fernandez Ardavin (Espanha), 4/3.
Barnabe Gonzalez Alonso (Espanha)-António Jorge Martins (Portugal), 4/3.
Felipe Martín Sanchez (Espanha)-João Monteiro (Portugal), 19º buraco.
1ª Jornada/Fourballs: Espanha-Portugal, 2-1:
Barnabe Gonzalez Alonso / Juan Fernandez Ardavin (Espanha) – Hugo Espírito Santo / Mário Filipe (Portugal), 1 up.
Arnaldo Paredes / João Monteiro (Portugal) – Felipe Martín Sanchez / Ivan Carles Alvarez (Espanha), 1 up.
Thomas Artigas / David Vidal Pinheiro (Espanha) – João Cerejo / António Jorge Martins (Portugal), 4/3.
1ª Jornada/Foursomes: Portugal-Espanha, 2-1:
Hugo Espírito Santo / Mário Filipe (Portugal) – Barnabe Gonzalez Alonso / Juan Fernandez Ardavin (Espanha), 1 up.
Arnaldo Paredes / João Monteiro (Portugal) – Thomas Artigas / Felipe Martín Sanchez (Espanha), A/S.
João Cerejo / António Jorge Martins (Portugal) – David Vidal Pinheiro / Ivan Carles Alvarez (Espanha), A/S.
Palmarés dos jogadores
Para se ter uma ideia mais correta da magnitude do sucesso da seleção nacional, eis alguns dados sobre os jogadores convocados, com destaque para os 5 títulos internacionais conquistados este ano por 4 dos 6 jogadores espanhóis:
Portugal
António Jorge Martins (CityNorte): Venceu 2 torneios este ano do circuito FPG /APNP, no Oporto e no CityGolf. É o nº1 do Ranking FPG de P&P.
Hugo Espírito Santo (Rilhadas): Tricampeão do Open Ibérico, vencedor do torneio do circuito FPG /APNP na Quinta das Lágrimas. Vice-campeão no Open de Inglaterra. Foi 2º em dois torneios do circuito FPG / APNP, em Vidago e Paredes. É o nº2 do Ranking FPG de P&P e o nº1 no Ranking da IPPA (Associação Internacional de P&P).
Arnaldo Paredes (Quinta das Lágrimas): Vice-campeão nacional em Vidago e também 2º no torneio do circuito FPG /APNP na Quinta das Lágrimas. Foi 5º no Open Ibérico. É o nº3 do Ranking FPG de P&P e 42º no Ranking IPPA. É o capitão da seleção nacional.
João Cerejo (Quinta das Lágrimas): 7º no Open Ibérico. É o nº15 do Ranking FPG de P&P e 92º no Ranking IPPA.
Mário Filipe (Quinta das Lágrimas): 2º no Open Ibérico e no torneio do circuito FPG /APNP na Quinta das Lágrimas. É o nº19 do Ranking FPG de P&P e 11º no Ranking IPPA.
João Monteiro (Quinta das Lágrimas): É o nº24 do Ranking FPG de P&P.
António Poeira (Quinta das Lágrimas): É o nº20 do Ranking FPG de P&P e o suplente da equipa nacional.
Espanha
Barnabe Gonzalez Alonso (Las Palmas): Nº1 no Ranking de P&P da Real Federación Española de Golf (RFEG).
Thomas Artigas (Alicante): Nº2 no Ranking de P&P da RFEG e 5º no Ranking IPPA. Campeão este ano nos Opens de França e de Itália. Foi 5º no Open Ibérico.
Ivan Carles Alvarez (Pal Negralejo): Nº3 no Ranking de P&P da RFEG e 10º no Ranking IPPA. Campeão do Open de Inglaterra.
Felipe Martín Sanchez (Las Palmas): Nº4 no Ranking de P&P da RFEG. Campeão do Open de Praga.
Juan Fernandez Ardavin (Villa de Madrid): Nº6 no Ranking de P&P da RFEG e 2º no Ranking IPPA. Campeão do Open de San Marino. É o capitão da seleção espanhola.
David Vidal Pinheiro (Pal Negralejos): Nº9 no Ranking de P&P da RFEG e 17º no Ranking IPPA.
Texto de: FPG
Foto de: Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas