Natação | Recorde de quilometros superado nas 24 Horas a Nadar

Nos dias 25 e 26 de outubro realizou-se mais um grande evento, organizado pelo Clube de Campismo Luz e Vida, a XV Edição das 24 Horas a Nadar, na piscina municipal de Amora, Concelho de Seixal, este ano com menos participantes, mas com maior numero de clubes a participar, fora do concelho estiveram 42 clubes inscritos no evento, alguns deles do norte e centro do país, como de Lamego, Coimbra e Santa Maria da Feira, O Alentejo esteve também representado por atletas de Mora, Arraiolos e de Sines, e muitos da área metropolitana de Lisboa.

Nas 24 horas nadaram-se 432.825Km, repartidos por 1.118 atletas.

Não se pode dizer que houve um único vencedor, porque estas 24 Horas a Nadar são formadas por equipas de 10, 20 ou mesmo por 85 atletas como foi uma equipa de Palmela, e muitos grupos que se formaram a nível particular entre pais de atletas e mesmo atletas, que quiseram vir dar o seu melhor em natação.

Mas pode-se dizer que foi na vigésima quarta hora (na final), que foi batido o recorde de quilómetros percorridos, foram 50 atletas do C. C. Luz e Vida e da A. N. Amorense, que nadaram numa hora, 24.725 metros. Foram estas equipas e os pais dos atletas que asseguraram toda a noite a continuidade da natação.

Durante a noite a diversão e brincadeira foi muita, pois a noite foi longa e havia muitos quilómetros para nadar, afim de se superar o número de quilómetros, um dos objetivos desta edição.

Na tarde se sábado tiveram a ajuda (como nadadora) Simone Fragoso, atleta olímpica que quis dar a sua contribuição a nadar. Os B.V. Cacilhas além de nadarem fizeram uma demonstração de técnicas de salvamento, ainda nas atividades aquáticas, tiveram aulas de hidro zumba e hidro ginástica, sendo estas atividades praticadas pelos munícipes do concelho do Seixal.

As atividades fora de água, no sábado e domingo (no decorrer das 24 horas) foram preenchidas pelos grupos de Dança do Ventre, Hip-hop, quizomba e karaté, todos alunos do C. C. Luz e Vida, coordenadas pela professora Ana Bergano, que como sempre, brindou os presentes com excelentes atuações, estiveram ainda presentes a escola de dança Impacto.

Para 2015, a organização pretende convidar um maior número de clubes, num esforço para que o norte, centro e sul do país estejam representados, e que este aumento se traduza também num maior número de atletas, elevando assim o concelho do Seixal, ao patamar mais elevado em relação a esta modalidade, sendo talvez o único clube a nível Nacional a desenvolver esta atividade das 24 horas a nadar.

A terminar a organização deixou uma palavra de agradecimento a todos os que apoiaram a sua realização, a todos que de uma forma ou de outra, cooperaram para que se concretizasse, aos que com a sua participação permitiu superar o número de quilómetros, e para todos disse «obrigado e até 2015».

unnamed Foto: O grupo que assegurou o funcionamento e a boa disposição de todos.

Texto de: Clube de Campismo Luz e Vida

Parceiros