Golfe | Leonor Bessa e Gonçalo Costa conquistam o Circuito Nacional FPG Liberty Seguros

Leonor Bessa e Gonçalo Costa sagraram-se campeões do 6º e último torneio de 2014 do Circuito Liberty Seguros, o mais importante da Federação Portuguesa de Golfe, depois de finais emocionantes que levaram a decisão do título ao último buraco do percurso número dois do Clube de Campo da Aroeira, no concelho de Almada.

Num dia de excelentes condições de jogo, Gonçalo Costa chegou a dispor de uma vantagem de 5 pancadas sobre Pedro Lencart, mas só bateu o seu rival de 14 anos, 4 anos mais novo, por 2 pancadas.

Quanto a Leonor Bessa, de 17 anos, andou a correr atrás do resultado, a uma distância de 3 shots de Susana Ribeiro, 7 anos mais velha, mas acabou por vencer por 1 única pancada.

Leonor Bessa, do Club de Golf de Miramar, somou 147 pancadas, 3 acima do Par, após voltas de 74 e 73, e conquistou o seu 3º título no Circuito Liberty Seguros mas o único desta época, depois dos de Amarante e Quinta do Peru no ano passado.

«Este ano os torneios nacionais não me correram muito bem. A minha época a nível internacional foi muito melhor. É por isso que fiquei muito contente por ter ganho este último Liberty. Deu-me força para a nova época. Foi o torneio mais importante que ganhei este ano a nível nacional. Para o ano espero que estes torneios me corram melhor», disse a irmã de Tomás Bessa, que, também em 2014, sagrou-se campeã nacional de sub-16, campeã nacional de clubes (por Miramar) e tornou-se na melhor portuguesa de sempre no Açores Ladies Open, do Ladies European Tour Access Series.

O campeão masculino, Gonçalo Costa, igualou o Par do campo aos 36 buracos, com 144 pancadas, adicionando as 74 da segunda volta às 70 da primeira.

É a segunda temporada em que o jogador do Lisbon Sports Club vence dois torneios do Circuito Liberty Seguros num mesmo ano e nesta categoria soma agora 5 troféus: Bom Sucesso e Ribagolfe-I em 2012, Santo Estêvão em 2013, Montebelo e Aroeira-II em 2014.

«Foi um bom torneio, disputado até ao último buraco. Tive alguns acidentes de percurso, mas acho que foram duas voltas bastante consistentes. Sinto-me num bom momento de forma, fruto do trabalho que tenho vindo a desenvolver nos últimos meses para poder dar o salto», declarou o jogador que este ano, para além dos dois títulos, arrancou ainda mais um 2º e um 3º lugar em torneios deste “Tour”, bem como um bom 3º posto no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, tendo ainda jogado o Campeonato do Mundo Amador no Japão.

Dois birdies nos últimos 4 buracos dão vitória a Bessa

Leonor Bessa e Susana Ribeiro partiram empatadas na frente para a última volta. A bicampeã nacional amadora pareceu ter as coisas controladas ao arrancar 1 birdie no 1º buraco, mas 1 bogey no 5 deixou-as empatadas.

No 7, Susana fez birdie e Leonor bogey. Novo birdie da nº1 nacional no 8 fez com que ganhasse uma vantagem de 3 shots que manteve até ao 12.

No 13, Susana perdeu 1 pancada e outra no 17, enquanto Leonor arrancou 1 birdie no 15.

Foram empatadas para o último buraco, ambas chegaram ao green em 2 pancadas, mas Susana tinha um longo putt que não converteu e Leonor fechou com birdie ao primeiro putt para ganhar por 1 pancada.

«Nos últimos 4 buracos meti 2 putts para birdie muito importantes», frisou Leonor Bessa, que salientou o facto de nem ter podido treinar para o torneio: «Só na sexta-feira fiz uma volta de treino porque tive muitos testes e tarefas escolares. Já faltei muito às aulas este ano e não pude treinar toda a semana, mas talvez tenha sido bom fazer esta pausa porque correu-me bem».

Por seu lado, Susana Ribeiro não se mostrou agastada por não poder somar o seu 3º título do ano, depois do Campeonato Nacional Absoluto Peugeot e do Torneio Liberty Seguros dos Álamos: «Vim quase sempre à frente e joguei bem, fiquei contente com o meu jogo. Poderia ter metido mais alguns putts, mas a Leonor fez dois birdies nos últimos buracos e ganhou-me».

Duplo-bogey de Lencart no 18 deu título a Costa

A luta pela vitória foi ainda mais acesa no torneio masculino, embora Gonçalo Costa – o único a fazer uma volta abaixo do Par em 62 participantes, as 70 (-2) da primeira jornada – tenha chegado a dispor de uma vantagem de 5 shots quando foi para os buracos 4, 5 e 10!

Mérito de Pedro Lencart nunca ter desistido, ao ponto do jogador de Miramar ter liderado mesmo o torneio por 1 pancada quando converteu 1 birdie no 16.

Antes disso, já se tinha vivido o momento mais perigoso para Costa, quando perdeu uma bola no buraco 14, um Par-3 de 184 metros.

A bola bateu numa árvore à direita do green, ninguém a encontrou, apesar de haver uma dezena de pessoas á procura dela.

O futuro campeão da prova voltou ao green, a segunda saída foi bem boa, mas o nervosismo da situação e um green que provocou muitos bogeys levou-o a 3 putts que poderiam ter sido fatais.

Nessa altura valeu-lhe ter mantido a cabeça fria, denotando evidentes melhorias a nível mental.

«Joguei bem, vinha com 2 abaixo do Par no 11, mas depois fiz 4 acima em dois buracos, no 12 e no 14, onde perdi a bola. Basicamente, foi só nesses buracos que falhei. Eu sabia que vinha a jogar bem, que aquele triplo-bogey tinha sido um acidente de percurso. Acontece. A única coisa que podia fazer era lutar até ao fim e fui taco-a-taco com o Pedro até ao fim. Ele teve muito mérito e acabei por ter uma pontinha de sorte no final porque o Pedro foi ao mato no 18 e eu fui capaz de aproveitar essa oportunidade para vencer o torneio. Às vezes, quando eu entrava numa má sequência, descontrolava-me. É um trabalho que tenho vindo a fazer constantemente, o de controlar-me melhor em campo. Este ultimo dia foi uma boa maneira de demonstrar o trabalho que tenho vindo a fazer», explicou, detalhadamente o bicampeão deste ano em torneios Liberty Seguros.

Pedro Lencart estava, compreensivelmente, aborrecido consigo próprio por ter terminado o torneio com bogey e duplo-bogey nos últimos dois buracos, com destaque para o último em que o drive saiu demasiado à esquerda, para o mato, só chegando ao green em 5 pancadas.

Mas o campeão nacional de sub-14 mostrou que é já um caso sério do golfe nacional amador, um competidor nato e mais tarde ou mais cedo irá somar, não um, mas vários títulos do Circuito Liberty Seguros.

Resultados e classificações

A classificação final do 6º Torneio Liberty Seguros, após 36 buracos ao Aroeira-II, ficou com o top-3 ordenado do seguinte modo:

Torneio Feminino

1ª Leonor Bessa (Club de Golf de Miramar), 147 (74+73), +3
2ª Susana Ribeiro (Miramar), 148 (74+74), +4
3ª Joana Silveira (Miramar), 153 (75+78), +9

Torneio Masculino

1º Gonçalo Costa (Lisbon Sports Club), 144 (70+74), Par
2º Pedro Lencart (Club de Golf de Miramar), 146 (73+73), +2
3º João Girão (Oporto Golf Club), 149 (76+73), +5

Recorde-se que, em 2014, os vencedores dos principais torneios portugueses amadores foram os seguintes:

Campeonato Nacional Absoluto Peugeot: Susana Ribeiro e Tomás Silva.
Taça da FPG: Vítor Lopes e Joana Silveira.
Circuito Liberty Seguros: Susana Ribeiro e Rafael Gaspar nos Álamos, Rita Félix e João Magalhães na Estela, Rita Félix e Gonçalo Costa em Montebelo, Lara Vieira e José Maria Caeiro no Estoril, Joana Silveira e Tomás Silva em Troia, Leonor Bessa e Gonçalo Costa no Aroeira-II.

Texto de: FPG
Foto de: Hugo Ribeiro / FPG

Parceiros