Gustavo Ribeiro sagra-se Campeão Nacional aos 15 anos

Tomás Pinto
Tomás Pinto

Cascais recebeu, pelo 3º ano consecutivo, a grande final do DC Skate Challenge by MOCHE, o circuito nacional de skate. Para além de Gustavo, Guilherme Lima foi coroado na Categoria Amadores, enquanto Tomás Pinto conquistou o título dos Iniciados, numa etapa disputada por mais de 100 atletas.

Diz-se que não há duas sem três e que à terceira é de vez. E foi exatamente isso que aconteceu este ano, com a Final do DC Skate Challenge by MOCHE. Depois de dois adiamentos da etapa, devido ao mau tempo, a prova realizou-se à terceira tentativa, se bem que de uma forma atípica. Dadas as previsões de chuva para Domingo, foi deliberado realizar a etapa num só dia, tendo sido canceladas as actividades do segundo dia de prova.

Pedro Roseiro
Pedro Roseiro

Assim, os novos Campeões Nacionais do DC Skate Challenge by MOCHE foram revelados mais cedo do que seria esperado.

Nos Iniciados, os mais novos em competição, o ranking era liderado por Manuel Santos, do Estoril. No entanto, Tomás Pinto, de Almada, tinha ganho as duas etapas onde competiu e apresentava-se como o mais forte candidato ao título.

Sem grandes surpresas, a etapa foi ganha por Manuel Santos, que competia em ‘casa’, no parque onde treina todos os dias, mas Tomás Pinto, não vacilou. Alcançou o segundo lugar da etapa, conquistando os pontos necessários para conquistar o tão cobiçado título de Campeão Nacional de Iniciados.

Menos sorte teve o seu irmão, Tiago Pinto, que disputava, ao lado de Guilherme Lima, a liderança da Categoria Amadora. Tiago estava bem lançado no Ranking, com duas vitórias nas duas etapas em que competiu. Guilherme Lima liderava o Ranking, por ter participado em todas as provas já realizadas, tendo alcançado em todas elas, a 2ª posição do pódio.

Guilherme Lima mostrou-se bastante focado e consistente e foi o vencedor incontestável desta etapa, conseguindo assim conquistar o título de Campeão Nacional de Skate Amador.

Jorge Simões
Jorge Simões

Na Categoria máxima, os Profissionais, todas as atenções estavam viradas para Gustavo Ribeiro e Jorge Simões, os principais candidatos ao título.

Jorge Simões, skater do Porto, com 21 anos, dispensa grandes apresentações. Já foi Campeão Nacional Profissional duas vezes e é um dos maiores talentos da modalidade nacional. Cada vez mais focado num percurso internacional, Jorginho, como é conhecido, tem ganho bastante reconhecimento além fronteiras nos últimos anos e é uma das maiores esperanças da modalidade nacional.

Gustavo Ribeiro tem apenas 15 anos e estreou-se este ano, na Categoria Profissional, tendo sido, sem dúvida, o atleta revelação do Circuito. E, nesta etapa, tinha ainda a vantagem de ‘jogar em casa’, já que o Parque das Gerações, onde se realizou a etapa, é um local onde Gustavo habitualmente skata. Com a ‘lição’ bem estudada, Gustavo apresentou uma run sem qualquer falha, bastante sólida e consistente e com grande grau de dificuldade.

Rodrigo Albuquerque
Rodrigo Albuquerque

Gustavo não deixou dúvidas que era merecedor do primeiro lugar e conquistou assim o título de Campeão Nacional de Skate Profissional. Com apenas 15 anos, é o mais novo skater português de sempre a conseguir alcançar o título máximo do skate nacional.

E foi com a coroação de Gustavo Ribeiro, Guilherme Lima e Tomás Pinto, que terminou mais um Circuito Nacional de Skate, DC Skate Challenge by MOCHE.

Parceiros