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Hábitos para uma Vida Saudável que podem ajudá-lo

A preocupação e procura por melhorias na saúde e bem-estar é uma prática cada vez mais recorrente. Conheça cinco hábitos para uma vida saudável que podem ajudá-lo a encontrar um novo equilíbrio.

Numa altura em que o ritmo de vida é cada vez mais acelerado, existe uma crescente preocupação com a escolha de estilo de vida saudável. Mais do que a apenas a preocupação com a saúde, acentua-se a procura pelo equilíbrio e bem-estar, tanto físico como mental.

Mas alcançar este equilíbrio nem sempre é fácil no meio da rotina do dia a dia. No entanto, existem pequenas mudanças e hábitos que pode implementar no seu dia a dia que podem trazer um conjunto de benefícios não só para a sua saúde, mas também para o seu bem-estar.

Adotar um estilo de vida mais saudável tem um grande impacto no seu corpo, mas também ao nível mental e intelectual. É praticar o “corpo são em mente sã”.

Hoje partilhamos consigo um consigo cinco hábitos para uma vida saudável que o vão ajudar a encontrar o bem-estar.

Descubra 5 hábitos para uma vida saudável

Hábitos

1. Invista numa Alimentação Equilibrada

Não é novidade a influência que a alimentação pode ter no nosso bem-estar. Se somos aquilo que comemos, então é imperial fazer escolhas inteligentes… e saudáveis!

Uma alimentação equilibrada não implica obrigatoriamente restrições alimentares. Implica sim, saber fazer o balanço entre os diferentes momentos e compensar os excessos de um dia com maiores cuidados nos restantes.

Existem algumas mudanças muito simples que pode adotar e que vão fazer uma grande diferença.

. Reduza o consumo de sal e açúcar

Reduzir o consumo de sal e açúcar é um dos hábitos para uma vida saudável que pode adotar. E não podia ser mais simples!

Ao cozinhar, por exemplo, troque o sal por especiarias como cominho, alho, salsa e orégãos. E não se esqueça, deixe o saleiro fora da mesa de jantar!

Já no que toca ao açúcar, pode começar por algo que consome todos os dias: café ou chá. O ideal é consumir estas duas bebidas ao natural, isto é, sem adicionar açúcar ou adoçantes. Caso não o consiga fazer automaticamente, opte por reduzir aos poucos até se habituar ao sabor das bebidas.

. Faça cinco refeições por dia

No meio da rotina e da correria do dia a dia, muitas vezes optamos por não comer e saltar refeições. Este é um erro que não deve cometer.

O ideal é fazer cinco refeições por dia: pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Isto garante que tem sempre energia para os desafios do dia a dia e evita que coma demasiado na refeição seguinte.

Por isso, tente controlar a sua alimentação e comer de três em três horas, intercalando as grandes refeições com lanches saudáveis e fruta.

. Esmere-se no pequeno almoço

Por algum motivo se diz que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia! Depois de várias horas de jejum, o seu corpo precisa de repor energias para o dia que se inicia.

Esta refeição funciona como um despertador para as células cerebrais. Para além de dar mais energia, também é um fator que ajuda a começar o dia com melhor disposição.

Ao pequeno almoço, procure variar e ingerir sempre hidratos de carbono, proteínas, fibras e vitaminas. Esta refeição deve corresponder a cerca de 25% da energia consumida ao longo do dia.

. Aposte nas frutas e vegetais

Também não é novidade que uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável engloba sempre o consumo diário de frutas e vegetais. Estes alimentos são ricos em nutrientes essenciais, como fibras, vitaminas e minerais.

O recomendado é que consumo três a cinco porções ao longo do dia. Se tem dificuldades em ingerir este tipo de alimentos, opte por começar todas as refeições com sopa e termine-as com uma peça de fruta.

2. Tenha um Sono de Qualidade

Um dos mais importantes hábitos para uma vida saudável prende-se com uma boa noite de sono. Dormir é essencial para o seu corpo consiga recuperar do dia que passou.

Todos conhecemos pessoas que dizem que apenas precisam de dormir cinco a seis horas por noite. Mas a verdade é que isso é um hábito muito pouco saudável! Uma boa noite de sono – ou seja, sete a oito horas – tem a capacidade de fortalecer o nosso sistema imunológico e deixar-nos revigorados para um novo dia.

No entanto, o stress e rotina fazem muitas vezes com que não tenhamos um sono de qualidade. Isto tem consequências no seu corpo e não só!

Por isso, tente adotar uma rotina de sono mais saudável e equilibrada:

. Esforce-se por ter um horário regular na hora de dormir.

. Tente acordar todos os dias à mesma hora.

. Não utilize o telemóvel ou outros dispositivos eletrónicos antes de dormir.

. Deixe de lado as sestas.

. Evite a cafeína durante a tarde e principalmente à noite.

. Mantenha o seu quarto escuro, silencioso e a uma temperatura amena.

Para além destas dicas, a alimentação e o exercício físico, tal como a gestão do stress, também ajudam a que tenha noites de sono mais tranquilas e de qualidade.

Hábitos

3. Não fique parado

É impossível falar de hábitos para uma vida saudável sem falar também de exercício físico.

Todos sabemos que o ritmo de vida atual nos torna, regra geral, pessoas mais sedentárias. Contudo, cabe a cada um de nós fazer um esforço para contrariar esta tendência. Isto passa não só pela prática de exercício físico, mas também por se manter ativo ao longo do dia.

Um estudo publicado na revista The Lancet Psychiatry concluiu que a prática regular de exercício físico pode melhorar a saúde mental, reduzindo os dias em que nos sentimos deprimidos.

Com isto não queremos dizer que tem de passar a ir ao ginásio todos os dias, ainda por cima nos tempos mais próximos, com o COVID-19 ainda activo terá de efectuar os seus exercícios em casa, mas fica a sugestão para quando a situação for ultrapassada.

Existem pequenas mudanças que pode fazer no seu dia a dia que vão fazer bem ao seu corpo e mente:

.Sempre que possível opte por caminhar

Tente ir para o trabalho a pé. Caso não seja possível, saia umas paragens antes do destino final e faça o resto do percurso a andar.

. Não passe o dia sentado

Faça pausas e caminhe um pouco durante o horário de trabalho. Pode ser para ir buscar água, para preparar o lanche ou para ir falar com um colega em vez de enviar email, o importante é que não passe o tempo todo sentado.

. Faça exercícios de alongamento e relaxamento

Quando chegar a casa, ou mesmo antes de dormir, faça alguns alongamentos ou exercícios de relaxamento. Para além de o ajudar a reduzir o stress, o seu corpo vai agradecer.

Não se esqueça, fazer exercício é benéfico para o seu corpo, mas também para a sua saúde mental e para o seu cérebro!

4. Evite o stress

Hoje em dia vivemos num estado constante de stress e preocupação. Este também é um dos grandes inimigos para que consiga adotar hábitos para uma vida saudável.

O stress afeta não só o seu bem-estar psicológico, como também o físico. Algumas consequências passam pelas dores de cabeça, sentimento de ansiedade, problemas em dormir e necessidade de comer mais do que o necessário.

Torna-se, por isso mesmo, essencial saber parar, abrandar o ritmo e relaxar. Nem sempre é fácil, mas nós temos algumas dicas que o podem ajudar:

. Tire tempo para relaxar

Quando chega a casa, em vez de começar logo a tratar das tarefas domésticas, tire dez minutos para si. Vista uma roupa confortável, sente-se no sofá e aproveite o ambiente acolhedor da sua casa.

. Faça uma caminhada ao ar livre

Os benefícios de caminhar são inúmeros e a redução do stress e ansiedade é um deles. Ao final do dia, obrigue-se a sair de casa e dê um pequeno passeio de 20 minutos ao ar livre, enquanto respira de forma profunda e lenta.

. Antes de dormir, escreva as suas preocupações ou tarefas por fazer num papel

Muitas vezes as preocupações do trabalho e do dia a dia impedem-nos de ter uma noite descansada. Mas se escrever estas mesmas preocupações num papel, pode garantir que de manhã não se esquece de nada e ter um sono mais tranquilo.

5. Beba água

Segundo o Instituto de Hidratação e Saúde, todos devemos beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Afinal, 70% do nosso corpo é composto por água e este é um elemento essencial para manter todo o nosso organismo em pleno funcionamento. No entanto, esta quantidade varia de pessoa para pessoa, consoante as necessidades do organismo de cada um.

Um corpo hidratado é um corpo mais saudável! Este bem essencial reflete-se nos seguintes aspetos:

. Ajuda na eliminação de toxinas do organismo, contribuindo para o bom funcionamento e equilíbrio.

. É um importante veículo de nutrientes, especialmente minerais, para todas as células do corpo.

. Contribui para o controlo do apetite.

. Ajuda a manter uma pele e cabelo bonitos, retardando o envelhecimento.

. Promove o funcionamento mais equilibrado do trânsito intestinal e ajuda a prevenir e combater a prisão de ventre.

. Ajuda a prevenir infeções urinárias.

. Contribui para manter a temperatura corporal estável.

Contudo, é também importante saber escolher a água certa para si. Existem no mercado diferentes águas, com variados valores de PH. Descubra a importância do PH da água aqui.

Estes são apenas alguns dos hábitos para uma vida saudável simples e que pode adotar para alcançar um maior bem-estar e equilíbrio. É também importante que se foque no progresso e não na perfeição. Aproveitar a vida é desfrutar do caminho que está a percorrer e saber lidar com possíveis falhas e deslizes.

É possível que demore a interiorizar estas mudanças de hábitos, mas quando conseguir, verá que se sentirá efetivamente melhor!

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Texto / fotos: Água Monchique

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