Os atletas portugueses estão a dar que falar em Londres, no Campeonato do Mundo de Atletismo IPC.

Seis medalhas e um recorde europeu

No total desde o inicio do Campeonato os portugueses somam seis medalhas, a ultima das quais obtida por Hélder Mestre ontem nos 400 metros, ao obter o 3º lugar, os restantes foram Érica Gomes, medalha de prata, Ana Filipe, medalha de bronze e Cristiano Pereira, medalha de prata e recorde europeu com a marca alcançada, Luís Gonçalves medalha de prata, Lenine Cunha arrecadou também a prata.

A cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de Atletismo IPC teve lugar esta sexta-feira, 14 de julho, no Parque Olímpico Rainha Isabel, e logo no sábado, dia 15 de julho, houve atletas portugueses em competição.

Maria Fernandes

Maria Fernandes, classe T38, competiu na prova de 200m e alcançou um resultado de 30.92.

Já Nuno Alves, classe T11, competiu nos 5000m, o que lhe valeu um resultado de 16:39.90.

Maria Fiúza, classe T11, disciplina 1500m, foi outra das atletas a competir no último sábado e obteve um resultado de 5:25.51.

No Domingo, 16 de julho, foi também dia de competição para Carlos Lima. O atleta português competiu em salto em comprimento, categoria T20, e conseguiu uma marca de 6.09 metros, que teve como consequência a conquista do nono lugar.

Portugal arrecadou seis medalhas

Érica Gomes, T20, venceu medalha de prata na prova de salto em comprimento com um resultado de 5.48+0.9 (recorde pessoal).

Na mesma classe e disciplina, a atleta Ana Filipe conquistou medalha de bronze, com 5.26+0.8 (recorde pessoal).

Quem também venceu medalha de prata foi Cristiano Pereira. O atleta português competiu na prova de 1500m, classe T20, e alcançou um resultado de 3:55.39, que é nada mais nada menos, do que um record da Europa, só perdendo com o americano, principal favorito.

Luis Gonçalves disputar a final de 400 mts, e ganhar com record pessoal a medalha de prata na classe T12 com 49.34.

No triplo salto, classe T20 Lenine Cunha arrecadou a prata, com um único salto válido de 13.03mts.

Carolina Duarte, T13, também se saiu muito bem na prova de 100m – com um resultado de 12.43, a atleta portuguesa ficou em quarto lugar na competição.

Participaram ainda o veteranissimo Nuno Alves, nos 1500 mts T11, com 4.26 e 9°lugar .

Inês Goncalves, classe T20 ficou em 8ª no lançamento do peso com 11.44 mts, Carina Paim nos 400 mts T20, que viria a ser desqualificada.

Hélder Mestre primeira medalha de Bronze em grandes competições

Hélder Mestre, Peter Genyn da Belgica e o Mexicano, Edgar Sanchez, os três primeiros

Destaque também para Hélder Mestre, T51, que conquistou o terceiro lugar na prova de 400m com 1:25.65.

Hélder Mestre obtêm a sua primeira medalha (bronze) em grandes competiçoes, só perdendo com o campeão paralímpico e o recordista do mundo.

Hélder Mestre e Ricardo Mestre, seu irmão e treinador, mostravam no final a sua satisfação pelo resultado alcançado, fruto do trabalho desenvolvido ao longo de meses.

Ricardo Mestre (treinador) e Hélder Mestre

Hélder tinha a emoção ao rubro com a obtenção da sua primeira medalha de bronze em grandes competições, e Ricardo partilhava a mesma alegria que o seu irmão.

Visualize aqui a entrevista efectuada ao Hélder Mestre por Silvia Maria António antes de este partir para os Campeonatos do Mundo de Atletismo IPC.

Parceiros

Deixe uma resposta