João Correia mais perto dos Jogos Paralímpicos Tóquio

João Correia

João Correia, primeiro atleta português a ganhar uma medalha internacional para o atletismo em cadeiras de rodas, confirma a marca de qualificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Texto: Francisco Chaveiro Reis

João Correia obtêm a melhor marca internacional do ano

Obteve a melhor marca internacional do ano e defende a 5.ª posição do ranking internacional de apuramento para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 (ranking de 24 meses), nos 100 metros em cadeira de rodas.

João Correia que representa o Centro de Atletismo de Santo Tirso, realizou a prova dos 100 metros (classe T51 – afetação de movimentos nos membros superiores e inferiores), com o registo de 22,22 segundos.

A marca foi obtida durante a sua participação no Torneio Absoluto do Norte, competição realizada este sábado, dia 06, na pista de atletismo de Lousada.

Este ranking de 24 meses, encerra no dia 1 de abril, sendo os seis primeiros atletas do ranking internacional, qualificados para participar nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

João Correia

“esta competição teve um significado muito especial”

João Correia, atleta natural de Santo Tirso, afirma que “após quase um ano a treinar de forma condicionada, fruto de todas as restrições e cuidados a que a pandemia nos obriga, esta competição teve um significado muito especial, até pela sua importância, quer para mim quer para Portugal.

Uma vez que nos encontramos a pouco mais de um mês, para terminar a fase de atribuição de vagas para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, e este resultado irá abrir mais uma vaga para o país, na modalidade de atletismo.

Não posso deixar de agradecer ao Município de Lousada e à Associação de Atletismo do Porto, por terem realizado a competição com homologação internacional.

A prova foi aberta à participação de um número muito limitado de atletas e sem a presença de público, cumprindo os planos de contingência e as normas de segurança decretadas pelas autoridades nacionais e regionais.”, finaliza.

João Correia nasceu em 1983 e, aos dois anos, sofreu um acidente que o deixou numa cadeira de rodas.

Em 1991, começou a praticar desporto, tornando-se no primeiro atleta português a ganhar uma medalha internacional, na modalidade de atletismo em cadeira de rodas.

Já conta com 20 anos de carreira e mais de 68 participações em provas nacionais e internacionais.

Portal oficial do atleta.

Página oficial no Facebook.

Parceiros

Deixe uma resposta