“ Jogos Acavalo ” desporto equestre adaptado

Acavalo

Jogos Acavalo ” unem Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e a Academia Equestre João Cardiga

No próximo dia 29 de março, pelas 12h00, a Academia Equestre João Cardiga (AEJC), acolhe mais um grupo de utentes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), que integram o programa “Jogos a Cavalo”.

O principal objetivo dos “ Jogos Acavalo ” é facultar sessões gratuitas de Equitação Terapêutica a utentes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA).

Jogos Acavalo

“ Jogos Acavalo ” é uma experiencia piloto, que dará a possibilidade a cerca de uma centena de pessoas com deficiência, de conhecerem e experimentarem a Equitação.

Ao longo dos 25 anos de trabalho da AEJC, no âmbito da Equitação inclusiva – “Equitação Para Todos” e da Equitação desportiva de competição (Paradressage), esta instituição sabe melhor que ninguém, que a escassez de oportunidades, para a prática equestre desportiva adaptada é uma realidade nacional, que importa reverter.

Impõem-se transformações no sentido de impulsionar o desporto equestre adaptado, bem como o acesso aos benefícios da equitação a TODOS. Comungando dos mesmo valores, a AEJC criou este projeto, durante o período experimental de um ano.

A iniciativa tem como principais objetivos:
Dar a conhecer a Equitação Terapêutica e Desporto Equestre Adaptado aos utentes do CMRA;
Sensibilizar para o potencial da equitação como atividade desportiva;
Sensibilizar para a Equitação quanto ao seu potencial terapêutico, em termos motores, motivacionais, educacionais e/ou recreativos para melhorar a qualidade de vida;
Promover a equitação inclusiva e também servirá como modelo de captação de novos talentos para a equitação desportiva.

Simples gestos, grandes vitórias

Simples gestos, grandes vitórias” é o nome da nova campanha do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

Um conjunto de pequenos vídeos mostra como as tarefas mais simples se podem tornar extremamente difíceis, em consequência de algumas patologias ou incapacidades.

E como voltar a conseguir executar movimentos como cortar alimentos, passar da cadeira para a cama, dar alguns passos sem apoio ou voltar a escrever um nome, se pode transformar numa infinita alegria e numa grande vitória.

Parceiros

Deixe uma resposta