Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Kayak Polo “viaja” para Coimbra e para o Seixal

O Clube Fluvial de Coimbra venceu a Taça de Portugal de Kayak Polo 2019, no escalão sénior, depois de uma final emocionante, frente ao Clube Kayak Polo da Barra (Oeiras), que terminou com o triunfo à justa, por 4-3, da formação conimbricense. Num jogo repleto de emoções e bem disputado até ao fim, por duas excelentes equipas, o triunfo sorriu ao Clube Fluvial de Coimbra, que, desta forma, conquistou a sétima Taça de Portugal de Kayak Polo.

Grupo A

Para chegarem ao jogo decisivo, as equipas A do Clube Fluvial de Coimbra e do Clube Kayak Polo da Barra começaram por enfrentar-se num dos dois grupos iniciais da competição sénior, formados por quatro equipas cada um. O resultado final foi o empate a um golo, seguindo-se duas vitórias para ambos, frente ao Clube Náutico de Arcos de Valdevez e ao Clube Fluvial de Coimbra B. O grupo acabou por ser ganho pela formação da Linha, em virtude de apresentar 23 golos positivos contra 20 dos conimbricenses.

Grupo B

No grupo B do escalão sénior, constituído por Clube de Canoagem de Setúbal, Clube Kayak Polo da Barra B, Clube Náutico de Fão e Associação Náutica do Seixal, os setubalenses garantiram a 1.ª posição e a passagem às semifinais da Taça de Portugal de Kayak Polo 2019, depois de terem vencido os três jogos. O Clube Kayak Polo da Barra B passou no 2.º lugar, após perder com o Clube de Canoagem de Setúbal e vencer o Clube Náutico de Fão e a Associação Náutica do Seixal.

Kayak Polo
Clube Fluvial de Coimbra

Clube Fluvial de Coimbra venceu a Taça de Portugal de Kayak Polo 2019

Nas semifinais, as vitórias sorriram, de forma esclarecedora, às duas equipas, que, na fase inicial, se encontraram no grupo A. O Clube Fluvial de Coimbra derrotou, por 7-0, o Clube de Canoagem de Setúbal, enquanto, no duelo de Oeiras, a formação A venceu, por 7-1, a equipa B. Na competição disputada na Piscina Oceânica, em Oeiras, o Clube de Canoagem de Setúbal terminou a Taça de Portugal de Kayak Polo 2019 no último lugar do pódio, depois de derrotar, por 2-1, no jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar, o Clube de Kayak Polo da Barra B.

A classificação final da competição sénior ficou estabelecida da seguinte forma: 1.º Clube Fluvial de Coimbra, 2.º Clube Kayak Polo da Barra A, 3.º Clube de Canoagem de Setúbal, 4.º Clube Kayak Polo da Barra B, 5.º Clube Náutico de Arcos de Valdevez, 6.º Clube Náutico de Fão, 7.º Associação Náutica do Seixal e 8.º Clube Fluvial de Coimbra B.

Taça de Portugal
Equipa da Associação Naútica do Seixal – Foto: Rui Romão

Associação Naútica do Seixal vence título de sub-16 da Taça de Portugal Taça de Portugal

A competição de sub-16 foi disputada num formato diferente, com as cinco equipas a serem agrupadas, numa fase inicial, num único grupo. Associação Naútica do Seixal, Clube Náutico de Arcos de Valdevez D, Clube Fluvial de Coimbra, Clube Kayak Polo da Barra e Clube Náutico de Arcos de Valdevez realizaram todas jogos entre si.

Kayak Polo
Foto: Rui Romão

A classificação final do grupo inicial terminou com três equipas empatadas com nove pontos (Associação Naútica do Seixal, Clube Náutico de Arcos de Valdevez D e Clube Fluvial de Coimbra), assumindo-se a diferença de golos como fator determinante no estabelecimento posicional de cada uma. As formações do Seixal e de Arcos de Valdevez, com 21 e 16 golos de saldo positivo, respetivamente, acabaram por superiorizar-se à formação conimbricense, que terminou com 14 golos favoráveis, e garantiram um lugar na final.

Kayak Polo
Foto: Rui Romão

Bi-Campeões Kayak Polo

Nos sub-16, o jogo de todas as decisões acabou com o êxito da Associação Naútica do Seixal, que derrotou, por 7-2, o Clube Náutico de Arcos de Valdevez D, conquistando, desta forma, a Taça de Portugal de Kayak Polo 2019.

De referir que as restantes três equipas sub-16 juntaram-se num grupo para determinar a classificação final. O Clube Fluvial de Coimbra venceu os dois jogos e terminou na 3.ª posição, com o Clube Kayak Polo da Barra a concluir no 4.º lugar, depois de vencer o Clube Naútico de Arcos de Valdevez, que ficou com o 5.º posto.

De salientar que com este resultado a Associação Náutica do Seixal revalida o título obtido em 2018, demonstrando que o Kayak Polo Seixalense está no bom caminho para se

Equipa da Associação Naútica do Seixal recebendo instruções do seu treinador Nuno alves- Foto: Rui Romão

Foi uma época muito positiva

OPraticante.pt ouviu Nuno Alves, treinador da Associação Náutica do Seixal que nos declarou

Foi uma prova muito bem disputada, onde os nossos jovens atletas da equipa sub16 conseguiram defender e revalidar o titulo de vencedores da Taça de Portugal conquistado no ano passado.

Na fase de grupo, no primeiro jogo fomos surpreendidos pela excelente prestação do CNAV onde fomos derrotados por 2 bolas a 1, mas conseguimos corrigir algumas questões táticas e logo nos jogos seguintes a equipa deu uma grande resposta, destaco o ultimo jogo do grupo frente aos vice-campeões nacionais e lideres da classificação até ao penúltimo jogo. Neste jogo eles foram brilhantes, conquistando a vitória por 4:2 frente ao Coimbra, e desta forma garantindo a passagem para a final.

Na final viriam a defrontar novamente a equipa do CNAV, que venceram de forma clara por 7:2 e conquistando desta forma o direito de levantarem a taça. Foi uma época muito positiva em termos de resultados, face às condições de treinos que temos, ao contrário dos outros clubes não temos um campo para treinar e só temos uma baliza.

Taça de Portugal
Foto: Rui Romão

Muito orgulhoso da prestação dos sub16

Muito orgulhoso da prestação dos sub16, onde neste escalão o mais importante não é vencer, mas sim, crescer como jovens e atletas, a evolução durante a época foi notória. A equipa sénior após no ano passado ter conquistado o 3º lugar, este ano esteve uns furos abaixo e classificou-se em 7º lugar“.

Termina assim a época em termos de competições oficiais, com um saldo muito positivo para as equipas da A.N.Seixal, próximo dia 20 de Outubro iremos organizar o nosso torneio na Piscina de Corroios integrado nas Seixaliadas onde convido todas as pessoas a virem assistir aos jogos e conhecerem este desporto.

Texto: Federação Portuguesa de Canoagem
Fotos: Rui Romão

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta