Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Lamego ligado a Avões por Grande Prémio de Atletismo

A prova de atletismo mais antiga e mítica do distrito de Viseu da região Norte vai correr este ano a sua 36ª edição. O Grande Prémio de Atletismo Lamego – Avões vai para a estrada no próximo dia 25 de abril, com a participação prevista de mais de 150 atletas vindos sobretudo do norte do país.

Lamego

Cidade antiquíssima, datando já do tempo dos romanos, foi reconquistada definitivamente em 1057 por Fernando Magno de Leão aos mouros; quando os distritos foram instituídos em 1835 por uma reforma de Mouzinho da Silveira, Lamego foi inicialmente prevista como sede de distrito; mas nesse mesmo ano a sede do mesmo foi deslocada para Viseu, devido à sua posição mais central.

Foi em Lamego que teriam decorrido as lendárias Cortes de Lamego, onde teria sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal e se estabeleceram as “Regras de Sucessão ao Trono“.

Conhecida também pela sua gastronomia, nas qual se destacam os seus presuntos, o “cabrito assado com arroz de forno” e pela produção de vinhos, nomeadamente vinho do Porto, de cuja Região Demarcada faz parte, e pelos vinhos espumantes.

Grande Prémio de Atletismo Lamego-Avões

Com partida da Av. Dr. Alfredo de Sousa, tendo como cenário o belo Santuário dos Remédios, o 36º Grande Prémio de Atletismo Lamego – Avões terá uma distância de 10 quilómetros e algumas novidades.

Sobe o valor dos prémios monetários, são oferecidas medalhas e t-shirts do evento a todos os participantes e merchandising aos primeiros classificados da geral.

Além disso, também serão atribuídos descontos em compras da marca “Prozis” e os corredores vão ter à disposição, no final da prova, massagens de relaxamento.

Esta importante actividade desportiva arranca, às 15 horas, com a realização de uma caminhada solidária, cujo valor da inscrição reverte na totalidade a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro. O percurso ligará a Av. Dr. Alfredo de Sousa e a sede da Associação Desportiva de Avões.

Depois, a partir das 15h30, ocorrem as partidas da prova de atletismo, em locais diferentes, consoante o escalão dos participantes.

Organizada pela Associação Desportiva de Avões, com o apoio de diversas outras entidades, os interessados em correr este Grande Prémio devem seguir as instruções através da página do evento no facebook  ou mais informações pelo email lamegoavoes@gmail.com, adavoes@hotmail.com, geral.adavoes@gmail.com.

Texto: Fábio Azevedo
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta