Lei do mais forte imposta no arranque do Sintra Pro

Os principais nomes em prova no Allianz Sintra Pro impuseram, esta sexta-feira, a lei do mais forte no arranque da terceira etapa da Liga MEO Surf.
A Praia Grande fez jus à fama de ser o principal palco de surf do verão português, oferecendo ondas com potencial ao longo de todo o dia.
Lei do mais forte no arranque da terceira etapa
A lei do mais forte refletiu-se nos scores, com grande parte dos favoritos a conseguirem pontuações acima dos 13 pontos, mas também na eficácia dos top seeds, que não deram azo a surpresas.
O primeiro grande destaque na prova masculina acabou por ir para a performance de Justin Mujica nos trials.
Além de conseguir a entrada no quadro principal, o campeão nacional de 2010 voltou a brilhar ao final da tarde, com o apuramento para a 2.ª ronda, mostrando que, apesar da veterania, ainda tem surf para dar e vender.

Depois, Frederico Morais abriu as hostilidades na ronda 1, vencendo a bateria com segurança, ao somar 13,10 pontos.
Kikas deu o mote para a ação que se seguiu, com grande parte dos candidatos a conseguirem responder à letra.
De todos os 16 heats da ronda inaugural, somente no heat 12, que foi vencido por Martim Paulino, com 8,75 pontos, o vencedor ficou abaixo dos 11 pontos, o que atesta a qualidade do surf que se viu.
Luís Perloiro (13,50), Guilherme Fonseca (13,10), Tomás Fernandes (14,10), Halley Batista (13,70), Filipe Jervis (14,05) e Francisco Almeida (13,35) foram alguns dos vencedores em grande destaque ao longo desta jornada.
Contudo, a melhor performance estava guardada para o final do dia, com o jovem Diogo Martins a pulverizar todos os scores, ao somar um total de 15,80 pontos num máximo de 20, numa bateria em que deixou João Moreira no segundo posto.

Registo ainda para o triunfo do licra amarela Afonso Antunes, que divide a liderança do ranking com Frederico Morais, no último heat do dia.
Carolina Mendes determinada em manter a licra amarela
Já na prova feminina, que foi para a água de manhã, logo após a realização dos trials masculinos, foi a líder do ranking Carolina Mendes a ter uma entrada mais forte.
A vencedora das últimas três etapas da Liga disputadas na Praia Grande, aproveitou o balanço conseguido com o triunfo na última etapa, na Ericeira, para mostrar que está determinada em manter a licra amarela e vencer a Triple Crown.
Carol venceu o heat 2, com 15,25 pontos, o melhor score do dia na prova feminina, tendo ainda feito a melhor onda até ao momento do campeonato, com 8,25 pontos.

Exemplo a nível internacional na retoma da atividade desportiva
O dia ficou ainda marcado pela visita de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, ao Allianz Sintra Pro, ele que considerou Portugal um “exemplo a nível internacional na retoma da atividade desportiva”.
“A Liga MEO Surf foi a primeira competição de surf a retomar em todo o Mundo.
Já estamos na terceira etapa e as duas anteriores correram muito bem”, salientou João Paulo Rebelo, que aproveitou a presença na Praia Grande para trocar algumas palavras com alguns dos surfistas nacionais incluídos no projeto olímpico, com destaque para Frederico Morais.
Para este sábado a ação vai retomar com grandes heats em perspetiva, sobretudo no lado masculino, onde o heat de abertura da 2.ª ronda vai juntar Frederico Morais, João Kopke, Ivo Cação e ainda Gony Zubizarreta.
As previsões apontam para a subida do mar e do tamanho das ondas.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Associação Nacional de Surfistas
Fotos: Jorge Matreno / ANSurfistas