Manuel Mendes “Sonho chegar aos Jogos Paralímpicos”
O Praticante esteve em conversa com o prestigiado Atleta do Vitória Sport Clube, Manuel Mendes, natural de Guimarães e atualmente com 45 anos de idade. Começou a praticar atletismo há cerca de 15 anos, tendo participado em diversas competições oficiais, sendo de realçar as participações nas Maratonas internacionais de Londres, Barcelona, Madrid e Santander onde obteve nesta última presença o 5º lugar numa prova de 100 km.
Manuel Freitas Mendes
No dia 11 de janeiro de 2015, o Vimaranense sagrou-se Campeão Nacional de Estrada em Desporto Adaptado, na cidade da Maia, alcançando igualmente o seu recorde pessoal na distância dos 10 km. Ainda em janeiro de 2015, recebeu um merecido Voto de Louvor da Câmara Municipal de Guimarães:
Manuel Mendes participou na Maratona de Sevilha em fevereiro de 2015 ao Serviço da Seleção Nacional classificando-se em 2º Lugar na categoria Atletas Adaptados com o tempo fantástico de 02h46m55s batendo o seu recorde pessoal e obtendo um lugar de destaque no Atletismo Mundial. Nesta prova qualificou-se para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 em Desporto Adaptado.
Com a sua participação na Maratona do Porto, em novembro de 2015, que realizou em 2h:44m:52s alcançou os mínimos para participar no Campeonato do Mundo IPC em Londres em abril de 2016.
Em fevereiro 2016, o Atleta foi então convocado pela Federação Portuguesa de Atletismo em Desporto Adaptado para participar na Taça do Mundo de Maratona IPC, em Londres realizado no decorrer do mês de abril onde competiu na classe T46. Conquistou o 4º lugar batendo uma vez mais o seu recorde pessoal com o tempo de 2h:37:12, garantindo a sua presença no Projeto Paralímpico Rio 2016.
Em 2016. Manuel Mendes revalidou o título de Campeão Nacional de Estrada, na categoria de Desporto Adaptado concluindo a prova com o tempo de 00:35:41 obtendo o 1º lugar na categoria e conquistando assim o seu Novo Recorde Pessoal na distância dos 10 km!
Manuel Mendes é sem dúvida um grande orgulho para todos os Portugueses e um verdadeiro exemplo de Superação.
Dos fracos não reza a história…E nem a fatalidade de ter perdido o antebraço esquerdo num acidente aos 9 anos o impediu de se tornar num VALENTE VITORIOSO!
A entrevista
Como se iniciou no atletismo?
Iniciei o atletismo por influência de um tio meu o Sr. Pacheco “Joalheiro”.
Qual foi a sensação de correr na Maratona de Londres?
A Maratona de Londres é um momento único para um Maratonista pois tem um ambiente e um percurso fantástico juntando uma organização de grande nível é uma prova incrível!
Qual é a sua distância preferida?
A distância que acho que posso fazer melhores resultados é sem dúvida a Maratona.
Qual é a prova que mais lhe marcou?
A prova que mais me marcou foi a última Maratona do Porto em que tinha que fazer os mínimos para os paralímpicos e estava um dia terrível de calor e com o percurso de prova muito exigente. Foi um dia de sofrimento brutal!
Tem algum ídolo no desporto?
Os ídolos que tenho são as pessoas por quem tenho uma admiração extrema e tenho o privilégio de treinar com elas, pois faço parte de um fantástico grupo de treino.
Tem algum concelho a dar aos atletas que se estão a iniciar nas corridas?
Não sou a melhor pessoa para dar conselhos aos atletas, mas sempre posso dizer que cada atleta deve ouvir o seu corpo e andar dentro do que os seus ritmos o permitem e hidratar bem nos treinos e nas provas.
Qual é o seu maior sonho na sua carreira desportiva?
O meu grande sonho é chegar aos Jogos Paralímpicos e estar num evento onde só estão os melhores. As coisas têm corrido bem, vou viver um dia de cada vez e acreditar…
Pode deixar uma mensagem aos seus seguidores?
Aquilo que posso dizer a quem carinhosamente me segue e me incentiva é que também fazem parte de tudo de bom que me tem acontecido. É fantástico sentir o vosso carinho por mim por onde passo e essa motivação ajuda-me muito a cada dia lutar mais e com mais força!
Obrigado Manuel Mendes.
[divide icon=”circle”]
Texto: Valquíria Silva.
Fotos: Manuel Mendes.