Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Marão Sky UP é um desafio puro e duro na serra do Marão

O MSUP – Marão Sky UP é um desafio de skyrunning, puro e duro na serra do Marão.

Aqui o atleta é colocado à prova a todo o instante correndo pelas montanhas mais temíveis e os cumes mais agrestes desta cordilheira serrana, ora por trilho ora por rocha e levando o corpo ao seu limite, a superar-se.

A alegria do atleta centra-se na sua capacidade resiliente de se exceder, numa luta constante entre a mente e o corpo em ambiente natural de montanha.

«A vida começa onde termina a sua zona de conforto»

Triunfar no Marão Sky UP é superar com bravura as tormentas desta serra agreste e chegar ao céu, o Reino Maravilhoso.

MSUP – Marão Sky UP é um desafio de skyrunning

O Desafio inicia-se em Ansiães, apelidado d’O Coração do Marão. Local mágico de encontro de gerações onde interagem a cultura, a história e tradições.

Percorrendo trilhos com milénios de história, outros já seculares principia-se com uma subida desafiante pelo antigo caminho romeiro e está-se na capela da Senhora da Moreira. As vistas são soberbas para todo o vale do Rio Marão e seus afluentes. E o nosso olhar rapidamente enxerga quase toda a trilha que se vai enfrentar.

Precipita-se uma descida exigente até ao rio Marão. Surge o PR6. Nem há tempo para se gozar este percurso magnífico que os Baldios de Ansiães outrora desenharam para brindar quem visita estas terras serranas. Pois, surge logo a segunda subida até ao Alto das Veias, seguido do Portal da Freita (1344m). Os trilhos não dão tréguas. Entre arestas impossíveis e bosques mágicos que nos entranham pela alma dentro, entra-se logo no Reino Maravilhoso.

Segue-se um autêntico “carrocel” no MSUP – Marão Sky UP

Chegamos a Montes. Na aldeia de Montes as gentes são muito afáveis e de grande coração. Segue-se um autêntico “carrocel”. Do nada, passa-se Cotorinho.

A beleza dos bosques que ladeiam o rio Moinhos retempera as forças para atacar o KM Vertical do Marão. Está-se ainda a meio da subida e depara-se com uma monstruosa parede pela frente. Rodeiam-nos penhascos rudes, agrestes, agressivos e selvagens. Resiliência. A luta expande a raiva, mas a alma aconchega-se. Este é o seu Reino.

Marão Sky UP

Surge o Observatório Astronómico. Conquistamos o ponto mais elevado da cordilheira, o Vértice do Marão (1416m). E somos confortados no refúgio da Senhora da Serra, onde os mais vigorosos são convidados a seguir viagem. Já falta pouco.
Outrora local de grande azafama.

Hoje, o complexo mineiro das Minas de Santa Isabel, abandonado, frutos dos novos tempos, acolhe para si uma melancolia que contagia quem por aqui passa. Surge, a última, uma pequena subida. Aqui o atleta é obrigado a recorrer ao uso das mãos para poder progredir. Tão só, cinco centenas de metros antes de entrar na fase derradeira do desafio.

Reino Maravilhoso

Afasta-se do Reino Maravilhoso. Do alto, avista-se todo o reino do rio Marão e até a onde a vista alcança. Precipita-se por um trilho singular entre o ribeiro das Cestas e a ribeira Esoura. Que quando se encontram, fruto dessa união, nasce o magnifico rio Ramalhoso. Esta união foi outrora explorada pelos humanos e ainda hoje são bem visíveis o imponente complexo mineiro da Minas do Ramalhoso.

Corre-se, agora pelo PR6. Corre-se, vale abaixo, por uma das mais belas levadas do nosso Portugal. Que se finda no Posto Aquícola do Torno do Marão. A envolvência convida a uma visita mais tarde para recordar. Sucedem-se caminhos rurais antes de se entrar rio dentro.

Seja a correr. Seja a saltar. Águas cristalinas e gélidas do Ramalhoso. Descortina-se o desenlace do desafio. Chegados à ponte Val de Borralha, toma-se um caminho rural que nos levará até ao interior da aldeia, Ansiães.

Um desafio rude, duro e mágico

Um desafio rude, duro e mágico. Com panorâmicas naturalmente soberbas que permitem aos atletas, admirarem o que de mais belo tem esta região do Marão.

Atreves-te a participar? Vive o desafio! Esperamos por ti!

Marão Sky UP

Uma organização com créditos firmados na organização, que para além deste evento organiza os Ultra Trilhos do Marão.

Inscrição.

Regulamento.

Página do evento 2019.

Sitio oficial do evento.

Página do evento.

Página da organização.

Texto / fotos: Marão Trail

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta