Maratona de Lisboa, Meia Maratona e Mini Maratona juntam 15.000 corredores

Maratona de Lisboa

Mais um sinal inequívoco da vontade dos portugueses a voltarem a terem uma vida “normal” neste reencontro com a Maratona de Lisboa, Meia Maratona e Mini Maratona juntam 15.000 corredores

É já no próximo dia 17 de outubro que o Maratona Clube de Portugal (MCP) e as Câmaras Municipais de Cascais, Oeiras e Lisboa dão o tiro de partida para:

a EDP Maratona de Lisboa (42Km);
Luso Meia Maratona (21Km);
e a EDP Mini Maratona (8Km),
marcando de forma categórica o regresso de provas de atletismo com participação massiva.

Leia também sobre o evento

Maratona de Lisboa, uma das provas mais bonitas

Maratona de Lisboa um cenário único no mundo!

Site oficial do evento.

Página do evento.

Evento no Instagram.

Maratona de Lisboa

Maratona de Lisboa

Com a partida agendada para as oito da manhã, a EDP Maratona de Lisboa dá o mote a este dia cheio de desafios.

Com um percurso quase 100% à beira mar/rio, os 42km têm início no centro de Cascais em direção à Praça de Comércio em Lisboa, onde se encontra a meta, percorrendo o município de Oeiras ao longo da marginal.

Maratona de Lisboa

Em 2021

A edição de 2021 assegurou as presenças dos vencedores da última edição (2019), Andualem Belay Shiferaw, da Etiópia (e também o recordista da prova, com a marca de 2h16m00s) e da sua compatriota Sechala Dalasa Adugna.

A EDP Maratona de Lisboa receberá atletas de vários países, entre eles, Quénia, Etiópia, Uganda, Eritreia e Marrocos, entre eles sete atletas que correram a maratona abaixo das 2h07m, dois deles com marcas abaixo das 2h06: Dadi Yami Gemeda (ETH) e Girmay Birhanu Gebru (ETH), no setor masculino.

Já no setor feminino, há cinco mulheres que correram abaixo das 2h27m, sendo a queniana Agnes Jeruto BARSOSIO, a que tem melhor marca pessoal (2.25.20, em 2019).

Meia Maratona e a Mini Maratona

A Luso Meia Maratona e a EDP Mini Maratona partem em conjunto em plena ponte Vasco da Gama, às 10h30 da manhã.

Enquanto a EDP Mini Maratona termina no Parque das Nações, a Luso Meia Maratona junta-se à EDP Maratona de Lisboa na Praça de Comércio, numa meta conjunta num local icónico da capital.

No que concerne à prova de meia maratona, registe-se a presença de dois atletas quenianos com marcas de 59 segundos, Shadrack Kimining, terceiro na meia maratona de Houston (59.27), e Isaac Kipsan Temaoi (59.44), terceiro na Meia de Lisboa em 2019.

Em femininos, surge como favorita a segunda classificada na meia maratona de Barcelona, a etíope Asnakesh Awoke Mengesha (67.04).

Na elite nacional, destacam-se as participações de Sara Moreira, Marisa Barros e Cátia Santos, Samuel Barata, Nuno Costa, Hermano Ferreira e Luis Feiteira, entre outros.

Foram implementadas todas as medidas acordadas com as autoridades de saúde, destacando a obrigatoriedade da apresentação de um certificado de vacinação ou um teste negativo válido a todos os participantes no ato de levantamento dos kits de participação.

“Estou ansioso para mais um regresso” Carlos Moia

Estou ansioso para mais um regresso, desta vez, das nossas provas de outubro.

A experiência com a corrida EDP Lisboa, a Mulher e a Vida deu-nos as melhores indicações, pelo que não tenho dúvidas de que vai correr tudo bem este fim de semana.

Apesar das temperaturas altas previstas, nunca deixo de esperar por um resultado especial, até porque mesmo perante todas as limitações, apostámos num grupo de elite com muito valor, como sempre.

Reunir este número de participantes é uma grande responsabilidade, mas também é um sinal inequívoco de que todos ambicionamos um regresso à normalidade!”, partilha Carlos Moia.

As corridas principais são transmitidas em direto na RTP1 e RTP Internacional, numa transmissão contínua entre as 08:00h e as 11:30h, garantindo que estas provas cheguem a mais de 200 milhões de potenciais telespectadores de todo o mundo.

Além das provas principais, o programa do fim-de-semana contempla uma corrida para crianças no Sábado. A EDP Mini Campeões que se realiza às 11:00 e junta os mini-atletas e as suas famílias, no Parque das Nações, para um final de manhã animado.

Os kits de participação para todas as provas deverão ser levantados na Sport Expo, localizada na Sala Tejo do Altice Arena de 14 a 16 de outubro.

Relembramos que não são entregues dorsais e kits de participação no dia das provas.

Parceiros

Deixe uma resposta