Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Marcha dos Combatentes – Lisboa Caminha pela Paz

A “Marcha dos Combatentes pela Paz / Lisboa Caminha pela Paz 2019” cumpre-se no dia 21 de setembro, pelas 10h30, em Lisboa, com um percurso de 5km entre a Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos e o Forte do Bom Sucesso/Museu do Combatente.

Esta caminhada pretende assinalar o Dia Internacional da Paz, sendo organizada pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), a Liga dos Combatentes e a Câmara Municipal de Lisboa.

Objetivos do Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro.

Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982.

Em 2002 a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.

A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.

O fim deste dia é que a pessoa faça algo pela paz. Entre outras ideias, pode colocar uma bandeira branca na sua casa, perdoar um amigo, fazer um donativo, juntar-se aos eventos realizados pelo mundo, partilhar a página oficial deste dia ou a música Imagine de John Lennon nas redes sociais ou assinar petições que circulam pela internet pela paz.

Atividades e tema

As atividades desde dia vão desde concertos mundiais pela paz a exposições de arte, colóquios e caminhadas.

Em Portugal as atividades desenvolvidas são realizadas tradicionalmente pelo Conselho Nacional para a Paz e Cooperação, em cidades como o Porto e Lisboa.

Marcha dos Combatentes pela Paz
Marcha dos Combatentes pela Paz / Lisboa Caminha pela Paz

Marcha dos Combatentes pela Paz / Lisboa Caminha pela Paz 2019

A Marcha dos Combatentes pela Paz / Lisboa Caminha pela Paz 2019 está também inserida na Semana Europeia do Desporto, e conta com o apoio da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa e da Federação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa, colaborando na organização desta ‘manifestação lúdica desportiva’.

Página da Liga dos Combatentes.

Texto: Henrique Dias

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta