Marque vence na consagração de Vinhas

Grande Prémio do Dão

O galego Alejandro Marque (Efapel) ganhou hoje a segunda e última etapa do Grande Prémio do Dão, e Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa) sagrou-se vencedor da corrida que percorreu a zona vinhateira.
Os últimos 129,4 quilómetros da prova, disputados entre Penalva do Castelo e Viseu, ficaram marcados por um percurso de constante sobe e desce, muito endurecido pelo frio e pela chuva.
Aproveitando o facto de estarem longe dos melhores na geral, Alejandro Marque, José Castro e Roberto Vázquez (Supermercados Froiz) atacaram na fase inicial da etapa. José Castro, vítima de queda, não conseguiu seguir na dianteira da corrida até final, mas Marque e Vázquez conseguiram levar a iniciativa até à meta.
Alejandro Marque foi mais rápido, relegando o compatriota para a segunda posição, a 2 segundos. Oscar González (Efapel) foi o terceiro, a 12 segundos. O pelotão, onde vinha integrado Rui Vinhas, cortou a meta a 56 segundos do primeiro.
“Sabia que a W52-Quinta da Lixa poderia consentir uma fuga e tentei engatar na melhor escapada. Consegui-o. A etapa revelou-se muito dura e tive de guardar o último resto de força para o sprint. Dedico esta vitória à minha mãe e à minha filha que vem a caminho”, afirmou o galego.
Rui Vinhas conseguiu, no Dão, a primeira vitória da carreira. Terminou esta corrida com 19 segundos de vantagem sobre Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) e com 23 segundos sobre Bruno Sancho (Anicolor), que completaram o pódio.
“Ao fim de muitos anos a trabalhar, consegui a minha recompensa. Vencer é uma sensação espectacular, que nunca tinha experimentado, mas que quero repetir. Tenho de agradecer à minha equipa por tudo o que fizeram, guiaram-me até Viseu sem sobressaltos”, reconhece Rui Vinhas.
Além do triunfo na etapa, Alejandro marque conquistou a classificação dos pontos. Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa) foi coroado rei dos trepadores. João Rodrigues (Team Tavira) foi o melhor jovem e Bruno Sancho bateu todos os restantes corredores das equipas de clube. A W52-Quinta da Lixa impôs-se coletivamente.

Classificações
2.ª Etapa: Penalva do Castelo – Viseu, 129,4 km
1.º Alejandro Marque (Efapel), 3h41m49s
2.º Roberto Vázquez (Supermercados Froiz), a 2s
3.º Oscar González (Efapel), a 12s
4.º João Rodrigues (Team Tavira), a 13s
5.º Bruno Sancho (Anicolor), a 56s
6.º Antonio Rodriguez (Supermercados Froiz), mt
7.º Luís Mendonça (CC Spol), mt
8.º Rafael Silva (Efapel), mt
9.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), mt
10.º Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa), mt

Geral Individual
1.º Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa), 7h24m15s
2.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), a 19s
3.º Bruno Sancho (Anicolor), a 23s
4.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), a 33s
5.º Filipe Cardoso (Efapel), mt
6.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), a 35s
7.º Ricardo Mestre (Team Tavira), mt
8.º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), a 52s
9.º Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), a 54s
10.º Moises Dueñas (Louletano-Ray Just Energy), a 1m10s

Texto e foto: José Carlos Gomes / FPC

Parceiros