MIGUEL FRAZÃO À PROCURA DE MEDALHA NOS EUROPEUS

Foto: DR
Filipe Frazão, Miguel Frazão, Max Rod e Tiago Bolaños são os espadistas que hoje competem no Campeonato da Europa de Seniores 2022, que se realiza na cidade de Antalya, na Turquia.
Depois de Miguel Frazão ter conseguido conquista no Campeonato do Mundo um lugar entre os oito melhores, é aspiração portuguesa e do espadista a possibilidade de vir a fazer melhor nestes Campeonatos.
Quatro já foram os representantes portugueses que competiram nestes Campeonatos, Marta Caride foi a primeira, ontem foi a vez de Fabiana Bonito e Maria Alvim na espada e Luís Macedo no Florete.
A melhor prestação até ao momento foi a de Marta Caride que obteve um 37º lugar.
Leia também
MIGUEL FRAZÃO A SENSAÇÃO PORTUGUESA NA ESPADA
Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt com a cooperação da Federação Portuguesa de Esgrima
Fotos: Cedidas pelos atletas
Fabiana Bonito alcança 54º lugar no Europeu
A espadista portuguesa Fabiana Bonito, alcançou na Turquia, o 54º lugar no Campeonato da Europa de Antalya, competição pontuável para o ranking mundial de Espada Feminina Seniores.
Após conquistar duas vitórias na fase de poules, a portuguesa viria a avançar para o quadro de 64 da competição.
Nesta fase, contudo, Fabiana Bonito viria a ser eliminada pela turca, Gokce Gunac, por 15/10, concluindo assim a sua participação no 54º lugar entre 86 atiradoras.
A Fabiana começou por dizer “Foi uma poule que exigiu decisões em termos de resultados com as atletas mais difíceis, a inglesa e francesa.
Mas na qual senti que me bati taco a taco com todas as atiradoras.
Apenas no último assalto tomei algumas decisões menos acertadas que acabaram na minha derrota com a atleta turca.“
“Quanto à eliminatória foi um assalto muito equilibrado mas em que por 3 vezes estive na frente e não consegui impor a minha esgrima nessas altura de forma a manter a minha vantagem.
No 3º período que iniciou 9-9 a minha adversária foi mais forte antecipando as minhas ações e acabou por vencer“
Vitória conquistada por Maria Alvim não foi o suficiente
A competir em Antalya esteve ainda Maria Alvim (79º), eliminada após a vitória obtida na fase de poules não ter sido suficiente para avançar para o quadro de eliminação direta.
“Foi uma prestação mais curta do que desejava, mas gostei bastante dos jogos, apesar de reconhecer que há bastantes aspetos a melhorar.” salientou Maria Alvim sobre a sua prestação
Luís Macedo no 69º lugar no Europeu
O floretista português Luis Macedo classificou-se hoje, na Turquia, no 69º lugar do Campeonato da Europa de Antalya, competição pontuável para o ranking mundial de Florete Masculino Seniores.
Após uma fase de poules sem vitórias, o português não viria a qualificar-se para o quadro de eliminação direta, concluindo assim a sua participação no 69º lugar.
Miguel Frazão a esperança portuguesa de uma medalha
OPraticante.pt esteve à conversa com os espadistas que hoje entram em competição Miguel Frazão, Filipe Frazão e Tiago Bolaños, não tendo conseguido obter em tempo útil as declarações de Max Rod.
“vou fazer o melhor que puder para lá chegar” Miguel Frazão
Miguel Frazão é o português em que são mais depositadas esperanças de uma medalha, e que nos confidenciou “O europeu por norma é uma competição mais pequena em termos de número de participantes e, sendo que apenas estão os melhores de cada país, é uma prova muito compacta e equilibrada onde estamos todos a jogar de igual para igual.
Independentemente dos números e dos resultados, o objetivo passa sempre por conseguir em momentos como estes jogar ao meu melhor nível, sem medo do que pode acontecer e garantido que estou também a desfrutar da competição.
O difícil é chegar aqui, por isso agora é hora de aproveitar o melhor que consigo desta aventura.
Claramente que quero atingir uma das posições mais avançadas, mas tenho consciência de que não cabem lá todos e portanto apenas posso garantir que vou fazer o melhor que puder para lá chegar.“
Filipe Frazão “Estou muito motivado”
“Estou muito feliz por ir participar no campeonato da europa de séniores em Antália.
Estou muito motivado, tenho treinado bem e sinto-me pronto para esta grande competição.
O que levo na minha cabeça para esta prova é o mesmo de sempre, vou lutar por cada toque como se fosse o último, sempre com grande foco e determinação para o poder conquistar.” as palavras proferidas por Filipe Frazão
“O principal objetivo é conseguir deixar tudo na pista” Tiago Bolaños
Tiago Bolaños manifestou-nos que “É uma satisfação enorme poder competir num europeu de Seniores, que nos últimos anos não houve e poder representar Portugal nesta competição.“
Acrescentando “É primeira vez que venho a um campeonato da Europa sénior por isso creio que é uma forma de testar como me sinto num dos maiores palcos da esgrima mundial.“
“O principal objetivo é conseguir deixar tudo na pista, sair de cada jogo sabendo que usei toda a minha esgrima.” concluiu.
19 de junho
Espada Masculina Seniores – Individual | Filipe Frazão, Miguel Frazão, Max Rod e Tiago Bolaños (expensas próprias)
Estes espadistas voltam a entrar em competição a 22 do corrente mês em que será disputada a Espada Masculina Seniores mas em equipa.