Milagres ocorreram na Subida da Ladeira da Rainha Santa

Tiago Simões

“ Milagres ” de recordes e participantes na Subida da Ladeira da Rainha Santa

Maaris Meier, da Maiatos Reabnorte, e Tiago Simões, em representação da BTTeam Anajô Piscisnas, venceram a 3.ª edição da Subida Mítica da Ladeira da Rainha Santa em bicicleta

Cerca de 90 ciclistas evoluíram na margem esquerda do Mondego a dar corpo à 3.ª edição da Subida Mítica da Ladeira da Rainha Santa em bicicleta, sem dúvida a mais participada e competitiva, com uma moldura humana entusiasta a “puxar” pelos atletas de ambos os sexos.

Maaris Meier

Maaris Meier vence pela terceira vez

A prova, organizada em conjunto pela ADR4 Eventos e União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, reuniu um lote de luxo para disputar o pódio, em que a internacional da Estónia, Maaris Meier, em representação Maiatos Reabnorte, a venceu pela terceira vez.

Sob o lema “Sempre a subir”, Nádia Mendes, da equipa Transfor – Fátima BTT, foi a segunda mais rápida, relegando para o lugar mais baixo do pódio Fátima Vida, da formação Vilanovense/ Duorep/ Júlio Simões.

Fatima Vida, Nuno Pedronho, Maaris Meier, Tiago Ribeiro

Uma “guerra” de titãs no contra-relógio

No entanto, os melhores momentos estavam reservadas para os atletas do sector masculino, com o recorde no contra-relógio individual a cair por seis vezes, o traduz bem da enorme competitividade demonstrada.

E foi a partir da primeira saída que se percebeu imediatamente que estávamos perante uma “guerra” de titãs, em que ninguém queria ficar na sombra de quem quer que fosse.

Tiago Ribeiro

Com o recorde anterior nos 45 segundos a pertencer a Michel Machado, da equipa Vasconha BTT Vouzela desde a edição inaugural, as meias-finais e final, disputadas dois a dois, assistiu-se a uma “hecatombe” de recordes.

A competitividade tomou conta da “operação” e, na final, face a uma qualidade extrema, foi necessário esperar pelos últimos milímetros para conferir quem iria sair da margem esquerda do Mondego com o melhor registo.

Uma vitória imaculada e “milagrosa” de Tiago Simões

As expectativas eram grandes, mas Tiago Simões, da equipa BTTeam Anajô Piscisnas, encarregou-se de selar uma vitória imaculada e “milagrosa” à chegada ao alto da Ladeira da Rainha Santa Isabel, com o vencedor da edição do ano passado, João Rocha, em representação da Roda Bike ACRG Gondomar, a cotar-se o segundo mais rápido.

João Rocha

Guilherme Martins, um dos rostos da ADR4 Eventos, confidenciou que um dos segredos do sucesso da prova «teve a ver com o facto da entidade organizadora ter trabalhado arduamente durante seis meses para que nada fosse feio ao acaso, e que a subida atingisse um patamar de alto nível, quer no plano participativo, como competitivo».

Além de garantir quase na totalidade a presença de todos os participantes que deram cor e alegria nas edições anteriores, outro dos objectivos propostos pela estrutura organizativa foi amplamente alcançada.

Avalanche de público emoldurou a Ladeira da Rainha Santa Isabel

«Procurámos dar extrema importância a todos os que se deslocam a Santa Clara para participar na Subida Mítica por uma questão de diversão, acima de tudo, Julgamos que os objectivos foram cumpridos, ao passo que a componente competitiva foi um enorme sucesso, traduzida nos recordes registados por seis vezes, sempre rodeado de muita alegria e camaradagem.

Outro factor que não ficou á margem do êxito foi, sem dúvida, a “avalanche” de público que emoldurou a Ladeira da Rainha Santa Isabel, manifestação nos orgulha, até por se tratar da única prova com estas singulares características levadas a cabo em Coimbra», acrescentou Guilherme Martins.

Clarinha Viegas, mascote da União de Freguesias Santa Clara Castelo Viegas

«Depois de seis meses de muito trabalho, cumprimos mais uma missão, embora o seu efeito de sucesso muito de deve aos atletas que provenientes de Norte a Sul do país, aos quais deixamos o nosso sentido agradecimento, bem como aos patrocinadores, e não menos importante, os moradores da Ladeira que, mais uma vez, harmonizaram todos os procedimentos para que a subida fosse executada com êxito.

Um agradecimento muito caloroso à União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, na pessoa do presidente José Simão que, com uma enorme coragem, trouxe para Coimbra, em especial para Santa Clara, uma corrida única e bastante relevante com ecos nacionais», finalizou Guilherme Martins.

Final masculina

Final Masculina

1º Tiago Simões – BTT Team Anajô Piscinas – 39s673 e em 2º João Rocha -RodaBike ACRG Condomar – 40s173.

Maaris Meier

Final Feminina

A vencedora foi Maaris Meier – Maiatos/ Reabnorte – 1m02s93, com Nádia Mendes Transfor- FatimaBTT – 1m04s663, a obter o 2º lugar

Parceiros