Monte Real no caminho da Orientação Portuguesa

Monte real

Monte Real, antigo Paço Real

Monte Real recebe o 22.º Grande Prémio do Regimento de Artilharia Nº4 (RA4), uma prova Orientação Pedestre na vertente de sprint, constituída por duas etapas a pontuar para Taça de Portugal de Sprint 2021.

O evento disputa-se sob a responsabilidade da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e resulta de uma parceria organizativa entre o Regimento de Artilharia Nº 4 (RA4) e o Clube de Orientação do Centro (COC).

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da Associação de Turismo de Monte Real.

Texto: Clube de Orientação do Centro (COC)

Monte Real

Grande Prémio do Regimento de Artilharia Nº4 (RA4)

A prova realizar-se-á no dia 26 de junho de 2021, da parte da manhã em Monte Real, num mapa novo, e da parte da tarde em Leiria, também num mapa novo e que abrange áreas já anteriormente cartografadas e outras nunca cartografadas.

Nesta disciplina da Orientação o objetivo é fazer o atleta percorrer um percurso no menor tempo possível, passando por vários pontos de controlo devidamente identificados, tendo a visita aos pontos de controlo que ser efetuadas conforme ordem indicada.

Este percurso e os pontos de controlo estão identificados num mapa que é entregue a cada atleta na sua partida, mapa este que é elaborado segundo simbologia própria da modalidade.

Os percursos dos Homens Elite têm um percurso de 3800m e desnível de 80m em Monte Real e em Leiria têm um percurso de 2900m com desnível de 40m, considerando as melhores opções de itinerário.

O desafio para cada atleta é conciliar a velocidade de progressão (corrida, trote ou caminhada) com a melhor e mais rápida escolha de itinerário para alcançar o ponto seguinte, concluindo o seu percurso, com todos os pontos visitados na ordem correta e no menor tempo possível.

Os percursos estão traçados com o objetivo de obtenção de tempos de 15 minutos para os vencedores de cada escalão. Os escalões de elite farão uma prova com mais distância e desnível e todos os outros atletas terão o seu percurso ajustado ao seu escalão.

Orientação Nacional visita Monte Real

Sendo uma prova em ambiente urbano, pretende-se mostrar á população o que é a Orientação bem como mostrar o quanto é desafiante conciliar a concentração na leitura do mapa, visualização do terreno e tomada de decisões, com o cansaço decorrente da corrida/progressão.

Por decisão das autoridades, face à atual situação de pandemia, o evento destina-se apenas à participação dos atletas federados na FPO ou em qualquer outra federação membro da federação internacional de Orientação, IOF.

Para fazer face à atual situação pandémica foram adaptados diversos procedimentos para cumprir as normas e orientações da DGS tendo sido elaborado um plano especifico para a prova e um plano de contingência.

Toda a informação pode ser verificada no site da prova.

Parceiros

Deixe uma resposta