Mundial de trail, seleção Nacional vai levar 16 atletas

tailândia

A ATRP – Associação Portuguesa de Trail Running e a Federação Portuguesa de Atletismo divulgaram os critérios de seleção e integração na Seleção Nacional de Trail Running que vai disputar o Mundial de trail.

Texto: Diogo Simão – BA&N
Fotos: Matias Novo

Mundial de trail realiza-se na Tailândia

O World Mountain & Trail Running Championships vai realizar-se de 11 a 14 novembro de 2021 na Tailândia.

A Seleção Nacional de Trail Running, contará com a presença de 16 atletas nas provas de trail running – 8 masculinos e 8 femininos – repartidos igualmente entre as duas provas, que terão cerca de 40 quilómetros e 80 quilómetros.

Hélio Fumo, Dário Moitoso e André Rodrigues já estão apurados nos homens, bem como Marisa Vieira, Inês Marques e Mariana Machado nas mulheres.

Estes atletas foram campeões nacionais de trail em 2020 e 2021 ou de ultra trail no ano passado.

Mundial de trail

De acordo com os critérios divulgados pela ATRP e pela FPA, os vencedores masculino e feminino dos campeonatos nacional de Trail Ultra e Trail Ultra Endurance de 2021 também serão apurados para integrar a Seleção Nacional.

O Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance realiza-se no próximo dia 15 de maio em Vila Nova de Paiva, no Demo Trail, num percurso que terá cerca de 100 quilómetros e 4.000 metros de desnível positivo, numa coorganização com a equipa Runners do Demo / Malhadinha Clube e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva.

Já o Campeonato Nacional de Trail Ultra decorre a 18 de Julho no Trail Porto da Cruz Natura, na Madeira, num percurso de cerca de 48 quilómetros e 3.000 metros de desnível positivo, numa coorganização com a Junta de Freguesia do Porto da Cruz.

Os restantes seis atletas – três homens e três mulheres – serão selecionados por wild-card, nomeadamente tendo em consideração os resultados nos campeonatos nacionais de 2021, os resultados no Campeonato do Mundo de Trail de 2019 e o ranking ITRA.

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

Parceiros

Deixe uma resposta