Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Eco Meia Maratona na natureza Coimbrã

Cansado de treinares e competires junto às estradas, onde o perigo ronda e o barulho pode ser ensurdecedor? Tens aquela vontade de fazer uma prova de estrada mais sossegada onde estás tu e a natureza em comum acordo? Então temos a prova para ti, a Eco Meia Maratona de Coimbra!

5ª Eco Meia Maratona de Coimbra

A 5ª Eco Meia Maratona de Coimbra decorrerá no dia 8 de Setembro pelas 10h00 e será uma organização da Associação Desportiva 4 Estações. A compor o evento estarão duas provas cronometradas e competitivas, uma meia maratona e uma minimaratona de dez quilómetros e ainda uma caminhada também de dez quilómetros, mas somente com fins lúdicos e de promoção do desporto, da saúde e do bem-estar.

Percurso plano, calmo e para o atleta se encontrar consigo próprio

O evento terá partida e chegada perto da Mata Nacional do Choupal e aos atletas será proposto um percurso plano pelos campos do Mondego em plena natureza fora dos tradicionais circuitos urbanos e do asfalto aceita o desafio para uma meia maratona diferente cheia de magia em plena natureza numa das Meias Maratonas mais planas do Mundo fora de estrada.

Em suma, o percurso desta prova foge do terreno normal da competição de estrada, mas também não se enquadra no terreno puro do trail!

Mata Nacional do Choupal

A Mata Nacional do Choupal, localizada em Coimbra, Portugal, imortalizada nos poemas e no fado de Coimbra, nasceu da necessidade de quebrar a impetuosidade das cheias do Mondego.

Em 1791, o padre Estevão Cabral comandava um grande projecto que se destinava a tentar diminuir o assoreamento provocado pelo rio Mondego.

O Choupal foi afinal plantado para permitir uma melhor fixação do encanamento do rio. Foram muitas, muitas árvores que desde o século XIX desafiaram o tempo crescendo: o choupo, o plátano, a nogueira-preta e o cedro dos pântanos.

Com uma área de 79 hectares, a mata do Choupal bordeja o rio Mondego numa extensão de 2 km.

Hoje é também o espaço, um local de eleição que muitos habitantes da Cidade utilizam para pôr a sua forma física em dia e para a realização das mais diversas atividades lúdicas e desportivas.

Prémios e escalões

A 5ª Eco Meia Maratona de Coimbra será uma prova recheada de prémios tanto na meia maratona como minimaratona. No total serão oito escalões que serão premiados nas classificações individuais. Haverá ainda classificações por equipas masculinas e femininas.

A equipa mais numerosa no evento terá direito a levar para casa um saboroso leitão assado à Bairrada.

Aceita o desafio e vem participar num evento diferente, cheio de grandes paisagens e onde a natureza irá correr a teu lado!

No final da prova a cerveja e o chouriço assado vão marcar presença para todos.

Mais informações sobre a prova.

Inscrições na prova.

Evento no Facebook.

Sitio oficial do evento.

Texto: Nuno Fernandes
Fotos da organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta