Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

GD Dias Ferreira lidera isolado o Nacional

Cumpridas três jornadas do Campeonato Nacional por Equipas da 1.ª Divisão de xadrez, o GD Dias Ferreira assumiu a liderança isolada da competição, que decorre até ao dia 21 de julho, nas instalações do Évora Hotel. A equipa de Matosinhos está, assim, a defender da melhor forma o título obtido na época passada, sendo a única que venceu os três encontros até agora realizados, somando por isso 9 pontos, mais um do que a Academia de Xadrez de Gaia, que leva 8 pontos, correspondentes a duas vitórias e um empate.

gd dias ferreira
Jorge Ferreira – GD Dias Ferreira

GD Dias Ferreira assumiu a liderança isolada

Liderado pelo grande mestre Jorge Ferreira, o mais cotado jogador português da atualidade, o conjunto do GD Dias Ferreira tem contado também com o segundo mais jovem grande mestre de xadrez da história, o prodígio indiano Dommaraju Gukesh, com o experiente grande mestre cubano Lelys Martinez e com o mestre FIDE húngaro Tibor Antal.

Na terceira jornada, o GD Dias Ferreira bateu o Grupo de Xadrez do Porto, por 3-1, e aproveitou surpreendente derrota da Academia de Xadrez de Portugal perante o conjunto de O Amanhã da Criança (1,5-2,5) para se isolar no comando da prova.

gd dias ferreira

17 grandes mestres, 11 mestres internacionais e nove mestres FIDE

Esta edição do campeonato da 1.ª Divisão é a mais forte de sempre, dada a qualidade das equipas presentes. Nos tabuleiros de Évora têm-se sentado 17 grandes mestres, 11 mestres internacionais e nove mestres FIDE. A equipa mais cotada de todas, a A.XAT de Montemor-o-Novo, apesar de alinhar com uma formação com uma média Elo de 2612 pontos – refletida nos grandes metres Grigoriy Oparin (2660), Manuel Perez Candelário (2628), Jaime Santos Latasa (2594) e Daniel Forcen Esteban (2566) -, foi derrotada logo na primeira ronda pela Amadora Xadrez, por 1,5-2,5.

Mesmo assim, a A.XAT, que entrou neste campeonato um dia depois de ter conquistado a Taça de Portugal, mantém todas as opções para conquistar o título nacional, já que venceu os encontros das segunda e terceira jornadas.

Resultados:

1.ª Jornada – Escola de Xadrez do Porto-O manhã da Criança, 2-2; Academia de Xadrez de Portugal/Atlantidiagonal-Grupo de Xadrez do Porto, 2,5-1,5; A.XAT Montemor-o-Novo-Amadora Xadrez, 1,5-2,5; Grupo Desportivo Dias Ferreira-Académica de Coimbra, 3,5-0,5; Assembleia Figueirense-Academia de Xadrez de Gaia, 1-3.

2.ª Jornada – O Amanhã da Criança-AX Gaia, 2-2; Académica-Assembleia Figueirense, 1,5-2,5; Amadora Xadrez-GD Dias Ferreira, 1,5-2,5; GX Porto-A.AXAT, 1,5-2,5; EX Porto-AX Portugal, 1-3.

3.ª Jornada – AX Portugal-O Amanhã da Criança, 1,5-2,5; A.XAT-EX Porto, 3-1; GD Dias Ferreira-GX Porto, 3-1; Assembleia Figueirense-Amadora Xadrez, 2-2; AX Gaia-Académica, 2,5-1,5.

Classificação:

1.º GD Dias Ferreira, 9 pontos; 2.º Ax Gaia, 8; 3.ºs O Amanhã da Criança, AX Portugal e A.AXAT, 7; 6.ºs Amadora Xadrez e Assembleia Figueirense, 6; 8.º EX Porto, 4; 9.ºs GX Porto e Académica, 3.

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta