Nelson Cruz e Emília Pisoeiro os vencedores da 18ª Meia Maratona da Moita

Sistema

A Moita é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal.

É sede de um município com 55,26 km² de área, subdividido em 4 freguesias.O município é limitado a norte, através de baixios do estuário do Tejo, pela área principal do município do Montijo, a nordeste também pelo Montijo, a sudeste e sul por Palmela e a oeste pelo Barreiro.

A 18ª Meia Maratona e 15ª Mini/Caminhada Ribeirinha da Moita, realizada no passado dia 11 de Outubro, numa organização conjunta da Câmara Municipal da Moita, Centro de Atletismo da Baixa da Banheira, Clube Amigos do Atletismo da Moita, Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, o Clube Recreativo do Penteado e o Grupo Desportivo Fonte da Prata.

Este evento é a realização desportiva mais importante do concelho da Moita e, este ano, envolveu cerca de 900 atletas na Mini e Meia, oriundos de todo o País. Realizada desde 1998, recebeu o Campeonato Nacional de Estrada (2003) e a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada (2007). O percurso da prova, de 21 097 metros, estende-se ao longo de toda a faixa ribeirinha do concelho, percorrendo todas as freguesias. Paralelamente à Meia Maratona, decorreu a 15ª Mini/Caminhada Ribeirinha da Moita (7 000 metros), que juntou cerca de 400 participantes, de todas as idades.

A manhã acordou com o dia a prometer chuva numa continuação do dia de Sábado, em que S. Pedro nos abençuou com uma chuva bem intensa na maior parte do dia.

Mas os mais cépticos, as suas previsões não se concretizaram, alguns rasgos, poucos dos raios solares a inrromperem pelas nuvens, foi o que modificou um pouco o céu sempre carregado de nuvens, e ainda uns salpicos poucos que nem refrescar os atletas deu.

Na Meia Maratona Nelson Cruz – Clube Pedro P. E.A. – 1h:07m:56s sagrou-se vencedor destacado com mais de um minuto sobre o 2º Miguel Marques – S. L. Benfica – 1:08:57 e Emiliano Vieira – RB Runnig – 1:09:54 a ocupar o ultimo lugar do pódio.Em femininos venceu de forma folgada Emília Pisoeiro – Ind – 1:20:12, com Clarisse Cruz – Ind – 1:21:05 em 2º lugar, e em 3º Susana Cunha – Linda-a-Pastora SC – 1:22:08.

atletismo01A equipa de O Praticante esteve representada por cinco atletas com o destaque a ir para o surpreendente Nuno Lucas Vet I a obter o 207º Geral/44º Escalão – 1:39:41, António Soares – Vet II – 216º/34º – 1:40:35, Luís Nunes – Vet I – 352º/73º – 1:55:30 e David Silva – Vet III – 436º – 2:30:21, Cátia Serôdio no seu regresso à competição em representação da equipa de O Praticante, não foi feliz tendo desistido.

Colectivamente vinte e três equipas pontuaram, com o G. D. R. Reboleira a ser o vencedor, C. A. Odimarq em segundo e Beja Atlético Clube em terceiro.

Elogiar esta organização conjunta que continua a prestigiar a Moita e as suas gentes, os colaboradores nos postos de abastecimento impecáveis, com palavras de incentivo, e uma palavra de apreço e de agradecimento aos Bombeiros Voluntários da Moita, pois eles tiveram de como costume em todas as provas aguentar atrás do ultimo até que este cortasse a meta, mas fizeram-no com brio, profissionalismo, incentivando os atletas a correrem e a terminarem a sua prova.

Parceiros