PEDRO PICHARDO VENCE NA LIGA DIAMANTE

Pedro Pichardo - Foto: Matthew Quine e Marise Nassour
O recordista de Portugal Pedro Pichardo venceu ontem o triplo-salto no Meeting de Doha, o primeiro dos 14 meetings da Liga Diamante, dando um passo importante para vencer o Circuito, que já venceu por duas vezes.
Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Lusa e FPA
Pedro Pichardo o atleta que mais vezes ultrapassou os 17,90 metros
O atleta do Sport Lisboa e Benfica, abriu o concurso com a melhor marca mundial do ano (17,65 metros), que o colocou logo na frente do concurso.
Pedro Pichardo prescindiu de duas tentativas e de fez um salto nulo na outra, melhorando no quinto salto para 17,91 metros, embora com o vento ligeiramente superior ao regulamentar (+2,1 m/s).
Ainda assim foi o suficiente para o campeão olímpico, mundial e europeu em título trazer o ouro na primeira competição da época ao ar livre.
A prata ficou para Huges Fabrice Zango, do Burquina Faso, medalha de bronze em Tóquio2020, com 17.81, ao sexto ensaio, no qual ultrapassou o cubano Andy Díaz Hernández, com 17,80, relegado para o bronze.
“Estou muito feliz e empolgado com o próximo Campeonato Mundial”, disse Hugues Fabrice Zango.
“O triplo salto é muito emocionante no momento e estou feliz por ter tido um bom desempenho, os três primeiros saltadores de hoje eram realmente loucos, então agora eu preciso estar no topo do meu salto.” concluiu.
O atleta que mais vezes ultrapassou os 17,90 metros na história do triplo-salto mundial, voltava a triunfar em Doha, o que aconteceu pela terceira vez, depois de um triunfo surpresa em 2015, com a marca de 18,06 m, derrotando outro antigo campeão mundial e olímpico, o norte-americano Christian Taylor (18,04), numa prova em que dois atletas passaram os 18 metros.
Quatro atletas entram para a história
Nunca, em qualquer competição, três homens passaram os 17,70 metros, ontem foram quatro: Pichardo (17,91, com vento), o espanhol Andy Diaz (que ainda tem de competir como cubano), que saltou 17,80m (+2.6m/s) e outro cubano, o campeão mundial em pista coberta, Lazaro Martinez saiu com 17,71m (+3.4m/s) e, na ronda final, Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso, saltou 17,81m (1.5m/s), melhor marca mundial do ano…
A Liga Diamante é composta por 14 meetings (um deles, em Eugene, a grande final).