Petrus Run

Com um percurso de 10 km, quase em ambiente rural, a Petrus Run dá a todos os participantes a sensação das grandes chegadas ao estádio nos Jogos Olímpicos.

Petrus Run

A Petrus Run tem nova edição em 2018, com a extensão de 10000 metros e disputar-se-à na Freguesia de Pedroso e Seixezelo.

Será uma organização da Junta de Freguesia Pedroso e Seixezelo com o apoio organizativo do Clube Spiridon de Gaia e do Clube os Gaienses / Toyota, vai realizar no dia 4 de março de 2018, pelas 10h30, a 3ª Edição da Petrus Run 2017.

A iniciativa tem por objetivo difundir a freguesia através de uma iniciativa desportiva de periodicidade anual, promovendo o desporto e as boas práticas ao nível da saúde preventiva.

Pedroso e Seixezelo

Situada no concelho de Vila Nova de Gaia, a União das Freguesias de Pedroso e Seixezelo surge da reorganização administrativa do país na qual se procedeu à junção autárquica da freguesia de Pedroso e da freguesia de Seixezelo, passando, assim, a ser uma união desde as eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013.

Trata-se, segundo os vestígios arqueológicos, de um dos territórios mais antigos do concelho: a Mamoa da Raposa, descoberta em 1984, data do período Neo-Calcolítico e o Castro Petrosus, no Monte Murado, datado do ano 7 d.C., começou a ser habitado na Idade do Ferro, tendo o seu povoamento se prolongado, pelo menos, até ao período romano.

Este era um povoado habitado pelos Túrdulos Velhos e é exatamente em Castro Petrosus que tem origem o atual nome da freguesia. Foi neste mesmo monte que, em 1982, foram encontradas 2 placas de bronze (Tesserae Hospitales), datadas dos anos 7 e 9 d.C., tendo sido consideradas os achados arqueológicos mais importantes da década na Península Ibérica.

As inscrições nelas contidas permitiram perceber a existência de pactos de hospitalidade entre Turduli Veteres, da tribo Galeria, e vários indivíduos indígenas dos Turduli Veteres.

Desta forma, pode afirmar-se que Pedroso faz parte do principal roteiro arqueológico do país, constituindo as referidas placas uma prova inequívoca da sua identidade histórica, que remonta a muito antes da nacionalidade portuguesa.

Petrus Run uma viagem ao passado

Petrus Run pretende ser uma viagem ao passado, onde o espirito épico reinava e grandes desafios punham à prova a resiliência e os limites desses povos.

Visualize o artigo de 2017.

Venha testar os seus limites.

Venha à Petrus Run!

Inscreva-se já, preço mais reduzido até 31 de Dezembro

Evento no Facebook.

Website Junta Freguesia Pedroso Seixelo.

Parceiros

Deixe uma resposta