Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Pontis Petrina, um evento 100% solidário

A Corrida e Caminhada “Pontis Petrina” é um evento 100% solidário onde todas as receitas reverterão para o Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos, instituição de solidariedade social da Vila de Ponte Guimarães e organizadora do evento.

A inspiração para o título da iniciativa é a Ponte Romana de Campelos, nome dado pelos Romanos, que une duas margens do Rio Ave, local no qual se iniciará esta corrida e caminhada. Sabemos que este é um projeto arrojado

Ponte Romana de Campelos

A Ponte Romana de Campelos situa-se na freguesia de Ponte, sobre o Rio Ave.

É uma ponte tipicamente romana. Possui 4 arcos e talhamares do lado montante. Muitas das aduelas que formam os arcos são almofadadas.

pontis petrina

A ponte de Campelos, apesar de pouco sabermos do ponto de vista arqueológico sobre a zona onde está implantada, deverá ter sido importantíssima para a região desde época romana. Aqui vinha dar directamente a estrada de Braga e, daqui e para Sul, saíam três vias. A primeira, em direcção à ponte de Negrelos (Lordelo/Moreira de Cónegos) dirigia-se depois para o Porto. A segunda, em direcção a Vizela, tinha a sua continuação até Entre-os-Rios. A terceira, fazia ligação à ponte do Arco de Pombeiro e, daí, por Amarante até Baião ou Mesão Frio, onde passaria o Douro.

Durante a Idade Média a Ponte de Campelos terá mantido uma importância enorme nas ligações entre Guimarães e Braga. É, desde muito cedo, frequentemente referida na documentação medieval como ponte vetera ou ponte petrinea.

O slogan do evento é: #Vem passar a Ponte#

Que significa passar a Ponte onde terá inicio a Corrida e a Caminhada, bem como passar a lugares emblemáticos e históricos da Vila de Ponte.

Nesta primeira edição da “Pontis Petrina” será apadrinhada pelos atletas:

Alice Vilaça, um Ser-Humano enorme e indiscritível, jornalista da Antena 1 – RTP, produtora e apresentadora do programa Portugueses no Mundo, e uma apaixonada pela corrida e pelo atletismo.

E sobre o convite para ser madrinha do evento declarou “Diz que há sempre uma primeira vez!
Pois é!
Vou ser madrinha de uma prova pela primeira vez! Muito obrigada Pontis Petrina Corrida e caminhada solidária pelo convite e pelo carinho!

Tantoqueacorridameda” By Alice Vilaça

José Capela, um dos atletas vimaranenses mais conhecidos no Mundo das Corridas e do Trail. É um dos poucos atletas finalistas da Maratona do Porto. Assim como um dos fundadores e maior mentor, do maior movimento de corrida em Guimarães – “Guimarães Corre Corre“, que desde dezembro de 2014 semanalmente tira pessoas do sofá e as leva a conhecer as ruas da cidade em passo de corrida.

Estrada é Prosa, Trail é Poesia” By: José Capela.

pontis petrina

Mais informação sobre o evento:

Inscrição.
Página do evento.
Página da edição 2019.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta