Portugal conquistou 14 medalhas nos Jogos Europeus da Juventude

Chegaram ao fim os Jogos Europeus da Juventude, em que Portugal participou pela primeira vez. Entre 17 e 19 de Julho, a cidade croata de Varazdin, recebeu mais de 350 elementos de 22 países que disputaram as competições agendadas em atletismo, boccia, natação e ténis de mesa.

A delegação portuguesa foi composta por 6 atletas: Ana Filipe e Ivan Amona no atletismo, Tiago Pedro e Tiago Teixeira no boccia, Renata Pinto e Ruben Linhares na natação; acompanhados pelas respetivas equipas técnicas, sendo a delegação chefiada por Carolina Mendonça da Comissão Executiva do CPP.

Se à partida, existiam reservas sobre a possibilidade de sonhar com boas classificações e medalhas, as dúvidas ficaram dissipadas após a primeira jornada competitiva. No final de dia 17, Portugal contava já com nove medalhas; ao longo da competição outras foram sendo somadas até chegar ao número de 14.

Portugal somou e seguiu no segundo dia de comeptição

Os Jogos Europeus da Juventude continuaram favoráveis para a delegação nacional no segundo dia.

Ao final de sexta-feira foi altura do atletismo entrar em competição. Ana Filipe competiu nos 400 metros, prova em que alcançou o 2º lugar e no salto em comprimento, terminando esta especialidade no lugar mais alto do pódio.

A natação depois dos bons resultados de ontem estava determinada a continuar com o momento e não desiludiu. Renata Pinto competiu nos 100 metros livres e 50 metros bruços alcançando em ambas as provas o 2º lugar e ainda nos 50 metros costas em que foi a nadadora vencedora. Renata arrecadou assim um total de 6 medalhas: 1 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze.

O seu colega Ruben Linhares competiu nos 100 metros livres e 50 metros costas, terminando as provas em 2º e 1º lugar, respetivamente. No total, Ruben regressa com 4 medalhas: 2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.

Os atletas do Boccia Tiago Teixeira e Tiago Pedro não tiveram tanta sorte perante os seus adversários e não chegaram às fases finais da competição, tendo no entanto demonstrado a sua capacidade de evolução internacional.

Ivan Amona, o atleta que faltava entrar em prova na jornada da tarde, fechou com chave de ouro a participação portuguesa ao vencer a prova dos 200 metros. No total foram 14 as medalhas conquistadas no atletismo e natação.

No primeiro dia dos Jogos Europeus da Juventude já se ouvia o hino nacional

Portugal entrou com o pé direito no primeiro dia dos Jogos Europeus da Juventude.

A delegação portuguesa, composta por seis jovens atletas, conquistou no período da manhã, nas provas de natação, um total de 5 medalhas.

Ruben Linhares fez soar o Hino Nacional em Varazdin, ao ser o mais rápido a concluir os 100 metros costas. Conta também nas suas contas pessoas com o terceiro lugar nos 50 metros livres.

Renata Pinto esteve também em grande destaque conquistando um total de três medalhas: prata nos 50 metros livres e 100 metros costas e bronze nos 100 metros bruços.

Parceiros