Primavera chegou mais cedo com os Kotas
O 1º Trail da Primavera + Caminhada Comemorativa do Dia Internacional da Mulher, foi um evento organizado pelos Kotas Bike Team, anunciando antecipadamente uma primavera que em breve se inicia.
Kotas Bike Team
Este Grupo Desportivo surgiu em 1999, formado por um grupo de amigos que, ao fim-de-semana e logo pela manhã, se juntavam em Stº André e percorriam vários km de bicicleta em animada brincadeira.
Este verdadeiro gosto pelo convivio, pelo ar livre e pelo BTT foi-se tornando cada mais sério e assim nasceu, a 18 janeiro de 2001, a Associação sem fins lucrativos, Grupo Dinamizador do Desporto Os Kotas Bike Team.
Pioneiros na Freguesia de Stº André em eventos de BTT e caminhadas, Os Kotas Bike Team continuaram a crescer e a 21 de junho de 2010 foram reconhecidos pela Fundação INATEL como “Centro de Cultura e Desporto” confirmando a credibilidade dos eventos que passariam a organizar.
A 01 de julho de 2012, e dando reconhecimento ao trabalho desenvolvido por mais de uma década, a Junta de Freguesia de Stº André, presenteou a Associação com a Medalha de Mérito de Associativismo Desportivo.
Por detrás deste grande trabalho fomos descobrir um grande Homem (e um enorme grupo, hoje já com mais de 100 sócios efectivos).
Mergulhados na Serra de Grândola, por entre montes e vales, bicicletas, caminhadas e corridas conversamos um pouco com o seu Presidente, António Parreira (mais conhecido por António Casinhas) e pedimos que nos contasse um pouco da sua história de vida.

António Casinhas “Esta não é uma paixão recente”
António Casinhas, nascido na Serra de Grândola, é um homem humilde e um filho da região.
Quando questionado sobre a razão de estar ligado ás atividades desportivas responde sem hesitar “que esta não é uma paixão recente”, para Casinhas, o gosto por andar de bicicleta já é algo que lhe corre nas veias desde pequenino.
Fundador e Presidente, do Grupo Dinamizador do Desporto Os Kotas Bike Team, é um apaixonado pelo ar livre e por tudo o que é ligado ao BTT e ao Atletismo.
Num o ambiente onde tudo convida a sair à rua e a desfrutar da Natureza, o clube decide voar um pouco mais alto.

E como na Natureza “tudo se cria, nada se perde e tudo se transforma” e também “picados pelo bichinho” do Trail, Os Kotas, lançaram-se à aventura e organizaram no passado 12 de março o 1º evento desta categoria, a que deram o nome de 1º Trail da Primavera + Caminhada Comemorativa do Dia Internacional da Mulher, convidando para padrinhos David Silva e Cármen Henriques.
1º Trail da Primavera
O 1º Trail da Primavera contou com três distâncias, 10 kms de caminhada, cerca de 15 e de 20 kms para um trail curto e longo.
Ademas, a sede da Associação de Moradores de Ademas, foi o local escolhido para toda a logística do evento, desde o secretariado, aos banhos, o almoço maravilhosamente confeccionado, acompanhado pelo vinho da região, a entrega dos prémios, e a realização da partida e chegada a cerca de 50 mts deste local.

Ademas
Ademas é o lugar da freguesia de Santa Cruz que mais tem crescido no que diz respeito ao número de habitações. A freguesia de Santa Cruz, situada a 6 km de Santiago do Cacém, é a mais pequena do município. A maioria da população vive em montes dispersos pelos campos.
OPraticante.pt com pleno e 2º lugar colectivo
E foi daqui, de Ademas que se iniciou o 1º Trail da Primavera, onde a equipa de OPraticante.pt, marcou presença com seis representantes, fazendo o pleno de os ver todos no pódio, 1º M40 Nuno Lucas – 1:47;56, 2ª Sénior Carla Figueira – 1:11;10, 2º M40 Carlos Figueira – 1:28;53, 1º M50 David Silva – 1:28;52, 3º Sénior Miguel David – 1:35;45 e colectivamente um 2º lugar colectivo premiou o seu esforço nos 20 kms, enquanto nos 15 kms, Rui Alfaro obteve o 5º geral – 2º Sénior – 1:08;22.

Uma aventura ao percorrer os maravilhosos serros, vales, com paisagens esplêndidas com vista para o Oceano Atlântico, trilhos já conhecidos de muitos atletas das Maratonas de BTT, organizadas pelos Kotas, um constante sobe e desce, de single tracks, numa prova muito boa para roladores, um convite a quem se inicia no trail, estes magníficos trilhos.

O abastecimento bem composto para o número de participantes, colocado estrategicamente, permitiu que durante o percurso os atletas passassem duas vezes no local, o percurso todo ele bem assinalado com fitas, placas e marcas de cal no solo, não permitiram a nenhum participante enganar-se, e no fim o magnífico apoio de familiares, amigos e outros que aplaudiam os finalistas.

Emanuel Diogo e Sandra Nunes foram os vencedores nos 15 kms
Emanuel Diogo – G.D.R.São Francisco da Serra foi o vencedor, com 1h02m57s, seguido do seu colega de equipa Luís Pereira – 1:02;58, e em 3º lugar Paulo Cavalinhos – Adega Xico Zé Pereira Power Team – 1:05;54.
Em femininos a vitória foi obtida por Sandra Nunes – G. D. Santa Cruz / litoralmotors.pt – 1:28;13, Margarida Pedro, a representar a equipa organizativa dos Kotas Bike Team foi a 2ª – 1:33;06, Maria Henriques – Run And Smile – 1:36;34 completou o pódio
Nos 20 kms Bruno Gamito e Cármen Henriques foram os vencedores
Bruno Gamito – G.D.R.São Francisco da Serra, venceu os 20 kms com 1:28;14, Luís Matos – da mesma equipa ocupou o lugar imediato com 1:39;51 e Paulo Romão – Individual – 1:41;32 fechou o pódio.
Em femininos somente duas atletas participaram a madrinha Cármen Henriques – Run And Smile – 1:51:50 que venceu e Carla Figueira – OPraticante.pt – 1:59;25 que obteve o 2º lugar
Colectivamente o G.D.R.São Francisco da Serra venceu, com a equipa de OPraticante.pt a ocupar o 2º lugar

David Silva e Cármen Henriques os padrinhos
David Silva, gestor de O Praticante, e Cármen Henriques, foram os padrinhos do evento e ambos cumpriram o objectivo, não só de ajudar na dinamização da prova, como vencer os seus repectivos escalões.
Entrevistámos David Silva, que nos declarou “O convite para ser padrinho do evento foi, para mim, uma grande surpresa! Mas foi com muito prazer que prontamente o aceitei. Com muito orgulho, empenhei-me na promoção do evento, não só pela relação de amizade que tenho com o António Casinhas, presidente do Kotas Bike Team, como com o seu clube.” acrescentando, “Lamento que não tenha tido maior adesão mas nem tal facto diminuiu, ou beliscou, o sucesso do evento, com a certeza de que em 2018, será muito maior o número de participantes” concluindo “Agradeço o convite que me foi renovado para em 2018 continuar a ser o padrinho do evento, tudo farei para contribuir que seja mais conhecido, e mais participado“.

“Simplesmente fantástico…é tão fácil quando a vontade e a dedicação são grandes…um trail excelente organizado por um grupo de amigos simpáticos e acolhedores, uma prova com um percurso lindo bem marcado e cheio de magia…não é necessário ser um grande evento para ser um Evento grandioso…poucas palavras mas verdadeiras para descrever momentos de amizade. se cada trail é reconhecido por as suas maiores características, então que a característica deste seja a simplicidade e amizade…“palavras de uma Madrinha feliz e orgulhosa..sempre a sorrir..para o ano lá estaremos.

Vida activa dos Kotas
Esta é uma prova da vida activa dos Kotas na dinamização do desporto, naquela zona geográfica, pois ainda recentemente tinham organizado a sua, já mais que afamada, Maratona de BTT “Rota do Casqueiro” e agora, cerca de apenas quinze dias depois, surge a sua primeira prova de trail demonstrando uma grande estrutura organizativa.
E estejam atentos porque os Kotas Bike Team, não ficam por aqui, este ano ainda vão organizar mais eventos, esteja atento aqui.
[divide icon=”circle”]
Texto: Silvia Maria António
Fotos: Silvia Maria António / Orlando Duarte