Raquel Brito perto do pódio no Europeu de Juniores

Raquel Brito

No dia inaugural do Campeonato da Europa de Juniores 2021, dedicado às categorias mais leves (-48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas), estiveram em ação 7 Judocas Portugueses, com destaque para Raquel Brito.

Página da Federação Portuguesa de Judo

Raquel Brito esteve na luta pelo bronze

Na categoria -48 kg, Raquel Brito estreou-se na segunda ronda, com uma vitória por ‘ippon’ sobre a russa Glafira Borisova (que conta com várias medalhas no circuito internacional de cadetes e juniores, incluindo uma de Bronze na última Taça da Europa de Juniores de Coimbra).

Nos quartos-de-final, cedeu contra a Campeã Europeia de Cadetes Aydan Valiyeva (que se viria a sagrar Vice-campeã Europeia de Juniores), após um ‘wazari’ pontuado pela judoca do Azerbaijão.

Na repescagem encontrou Joshlyn Supusepa, dos Países Baixos, com que perdeu na semifinal da Taça da Europa de Coimbra em julho.
Após um confronto equilibrado, a portuguesa conseguiu a desforra após acumulação de ‘shidos’ da adversária.

Na luta pelo Bronze enfrentou mais uma adversária conhecida, Assunta Scutto (conta com 3 Medalhas de Ouro em provas internacionais em Coimbra).

Após 4 minutos equilibrados, foi preciso mais 2 minutos de ‘golden score’ para encontrar a vencedora, que acabou por ser a italiana após uma técnica de imobilização.

Com este resultado, Raquel Brito alcança um honroso 5º lugar.

Raquel Brito

Restantes participações portuguesas

Teresa Trindade (-57 kg) venceu a neerlandesa Emma Nalbat, com um duplo ‘wazari’ (‘ippon’), no seu encontro inaugural.

No combate seguinte enfrentou Marta Garcia Martin (Medalha de Bronze na Taça da Europa de Coimbra este ano), e não conseguiu evitar o ‘ippon’ da espanhola, terminando a sua caminhada.

Nos -66 kg masculinos, Miguel Gago começou a sua prestação com uma vitória sobre o belga Zelemkhan Batchaev (Bronze na Taça da Europa de Coimbra 2021), após um ‘wazari’ pontuado a 20 segundos do fim.

Na ronda seguinte, o jovem luso não conseguiu superar o ucraniano Yevhen Honcharko (Ouro na Taça da Europa de Bucareste 2021), cedendo por ‘ippon’ perto do primeiro minuto do confronto.

Maria Rosário (-57 kg), Bernardo Tralhão (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg) e André Diogo (-66 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários, apesar do esforço e combatividade demonstrados.

Campeonato da Europa de Juniores 2021

O primeiro dia do Campeonato da Europa de Juniores 2021 cumpriu-se esta quinta-feira no Luxemburgo. Durante os três dias da prova, 351 Atletas (141 Femininas e 210 Masculinos) em representação de 43 Países, disputam os títulos europeus do escalão.

A Seleção Portuguesa de Juniores é composta por 16 Atletas (8 Femininas e 8 Masculinos): Raquel Brito (-48 kg), Maria Rosário (-57 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Alice Pereira (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Taís Pina (-70 kg) e Beatriz Moreira (-78 kg), Bernardo Tralhão (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), André Diogo (-66 kg), Miguel Gago (-66 kg), António Tetino (-73 kg), Diogo Rangel (-73 kg), João Dias (-81 kg) e Rodrigo Boavida (-90 kg), que são acompanhados pelo Treinador Marco Morais.

A competição recomeça esta sexta-feira, com as categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas em ação. Alice Pereira, Adriana Torres, Joana Crisóstomo, Taís Pina, António Tetino, Diogo Rangel e João Dias são os 7 representantes portugueses no segundo dia da prova.

As eliminatórias começam às 10h00 locais (09h00 em Portugal Continental).

Parceiros