Remo de Mar: Portugal bate todos os recordes no Mundial
O Campeonato do Mundo de Remo de Mar, em Oeiras, que se realiza entre 24 de Setembro e 3 Outubro, será o maior de sempre em número de participantes e países representados.
Texto: Federação Portuguesa de Remo
Campeonato do Mundo de Remo de Mar
A Praia da Torre contará com a presença de 1024 remadores de 34 países, divididos em duas distâncias.
A modalidade de sprint terá 500 metros, enquanto a prova de fundo será disputada na distância de 4.000 metros nas eliminatórias e 6.000 metros nas finais. Ambas as provas terminam no areal.
“O facto de termos batido o recorde de inscrições é a prova de que Portugal é um destino privilegiado para o desporto de mar e para o turismo de mar.
Há sete anos, quando a Federação Portuguesa de Remo (FPR) decidiu apostar nesta variante, não havia um único barco de remo de mar em Portugal.
Hoje, vamos organizar o maior mundial de sempre de uma modalidade que poderá ser olímpica brevemente“, explica Luís Ahrens Teixeira, presidente da FPR.
A prova portuguesa vai contar com um leque de remadores de nível internacional.
Estarão em Oeiras 16 remadores olímpicos e seis medalhados nessas circunstâncias. Somam-se a estes atletas, vários campeões do mundo e da Europa.
Viver o Oceano
Portugal vive o Mar como nenhum outro país. O nosso Mar tem história, liga-nos ao mundo e sustenta a nossa vida. É com bastante orgulho que Oeiras é a capital mundial do Remo de Mar em 2020, honra que vemos com enorme entusiasmo e respeito.
A Federação Portuguesa de Remo desafia-se todos os anos a ser mais económica na sua pegada, tentado respeitar a natureza em todos os seus eventos. Para o Mundial o desafio será ainda maior: organizar o evento mais verde da sua história.