Rui Vinhas triunfa em Mangualde

Grande Prémio do Dão

Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa) ganhou hoje a primeira etapa do Grande Premio do Dão, uma viagem de 146 quilómetros, entre Nelas e Mangualde, assumindo o comando da geral individual da corrida.
A primeira vitória da carreira profissional de Rui Vinhas nasceu do trabalho coletivo da equipa de Sobrado, que se revelou mais forte do que toda a concorrência, colocando quatro homens no top 5. Rui Vinhas cortou a meta com 3h41m30s, menos 19 segundos do que o companheiro de equipa Delio Fernández e menos 23 segundos do que o terceiro classificado, Bruno Sancho (Anicolor).
Apesar de ser a última prova do calendário nacional de estrada e de o percurso ser pautado pela dureza do constante sobe e desce, com as paisagens vinhateiras do Dão como pano de fundo, os corredores não se pouparam a esforços, empenhando-se em dar espetáculo ao numeroso público que seguiu a corrida, ao longo do itinerário e na reta da meta.

Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), Ricardo Mestre (Team Tavira) e Oscar González (Efapel) saíram do pelotão nos quilómetros iniciais e formaram a fuga mais duradoura da jornada. Joaquim Silva aproveitou a iniciativa para vestir a camisola de melhor trepador. A cerca de 25 quilómetros do final, com o pelotão já dizimado pelas dificuldades, o grupo em cabeça de corrida engrossou com homens vindos de trás. Entre eles estava Rui Vinhas, que se isolou e pedalou para o triunfo em solitário.

“É a minha primeira vitória e devo-a à equipa. Trabalhei para os meus colegas ao longo de todo o ano e eles hoje retribuíram esse esforço. Não será fácil segurar a camisola amarela, mas tudo iremos fazer para o conseguir”, garantiu o sobradense.

Como não há bonificações, Rui Vinhas parte para a segunda e última etapa com 19 segundos sobre Delio Fernández e com 23 face a Bruno Sancho. Vinhas é também o primeiro por pontos, Joaquim Silva lidera a montanha e a W52-Quinta da Lixa fecha o domínio com a liderança coletiva. Bruno Sancho é o melhor elemento das equipas de clube e Zulmiro Magalhães (Liberty Seguros/Carglass) encabeça a lista da juventude.
O primeiro Grande Prémio do Dão termina neste domingo com uma ligação de 129,4 quilómetros, entre Penalva do Castelo (12h00) e Viseu (15h20). O final, na mesma Avenida Europa que costuma engalar-se para receber a Volta a Portugal, acontece à quarta passagem pela meta. O perfil da tirada é semelhante ao de hoje, com a ondulação do traçado a ser o traço dominante.

Classificação da Etapa e Geral
1.º Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa), 3h41m30s
2.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), a 19s
3.º Bruno Sancho (Anicolor), a 23s
4.º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), a 32s
5.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), a 33s
6.º Filipe Cardoso (Efapel), mt
7.º Ricardo Mestre (Team Tavira), a 35s
8.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), mt
9.º Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), a 43s
10.º Moises Dueñas (Louletano-Ray Just Energy), a 1m10s

 

Texto e foto: José Carlos Gomes / FPC

Parceiros