Selecões Nacionais de Futsal no Campeonato do Mundo

Campeonato do Mundo

Foi divulgada esta quinta-feira, 16 de junho, a convocatória oficial das duas seleções universitárias de Futsal (Masculina e Feminina) que irão representar Portugal no Campeonato do Mundo Universitário de Futsal 2016, que se realiza em Goiânia, no Brasil, de 2 a 10 de julho.

futsal

O selecionador nacional Jorge Braz convocou 16 estudantes-atletas para cada uma das equipas – Masculina e Feminina – para o estágio de preparação que tem início este domingo, 19 de julho, em Aveiro. Segundo o técnico português este processo de trabalho está inserido numa visão global do futuro da modalidade: “O futsal universitário é um espaço de excelência para o desenvolvimento da modalidade em Portugal! Basta recordar a quantidade de internacionais A que começaram nas seleções universitárias. Na convocatória masculina, por exemplo, muitos atletas são internacionais Sub 19 e Sub 21, ou da seleção B. No conjunto feminino, muitas representam o desporto universitário e já têm como possibilidade imediata chegar à seleção A.” Após a primeira semana de estágio, a lista será reduzida ao número final de 14 estudantes-atletas por seleção.

A seleção masculina portuguesa tem um longo historial de participações em Mundiais tendo alcançado em 2008 o título de Campeão Universitário. Na vertente feminina, esta é apenas a quinta vez que o Mundial se realiza e Portugal participou em todas as edições. A seleção feminina já conquistou dois títulos de vice-campeã mundial universitária e um 3º lugar. Para o selecionador Jorge Braz a tarefa deste ano não é fácil: “O Mundial tem uma exigência elevadíssima, alguns países apresentam-se com seleções muito próximas do que são as formações A dos seus países. Do ponto de vista desportivo será uma prova de extrema dificuldade, mas simultaneamente será excelente para testar os níveis de superação destes estudantes-atletas.” Jorge Braz  é prudente e já tem os objetivos bem traçados: “Neste momento temos de nos concentrar em passar as fases de grupos, em ambas as seleções, e ir vendo, etapa a etapa, até onde é possível avançar.”

Daniel Monteiro, presidente da FADU – Federação Portuguesa de Desporto Universitário, encara com elevada expectativa a participação nacional no Campeonato do Mundo Universitário de Futsal 2016: “São seleções que, apesar da média de idades ser baixa, têm um elevado nível de experiência, com jogadores (as) que contam já com várias chamadas às seleções nacionais mais jovens, o que vem comprovar a qualidade dos convocados (as).” Daniel Monteiro não esconde: “espero que consigamos, através destas duas selecções, passar a fase de grupos. Depois, entrando nos jogos a eliminar, tudo será possível!”

A comitiva nacional partirá para o Brasil a 1 de julho e a fase de grupos começa a 3 de julho para as mulheres e no dia seguinte para os homens. As finais realizam-se a 10 de julho.

Parceiros

Deixe uma resposta