“Siga a magia” por Paulo Pinto

Quase todos os que habitualmente andam pelas corridas ou trails pelo Norte do país conhecem o Paulo Pinto.Calções verdes fluorescentes, boné de praia com a pala para trás, a imagem de marca daquele a quem chamam o Campeão das areias. Alguém que dá nas vistas, não só pela indumentária que apresenta, bem como pela sua forma de ser e estar. Irreverente, lutador, brincalhão, o Paulo é um pouco de tudo isto.

Conheci-o no I Trail de Vila Pouca de Aguiar, daí para cá criamos uma amizade que se notava sempre que nos cruzávamos. Quis o destino que um acidente de trabalho o levasse para o hospital e a partir daí, nas redes sociais, só se passou a falar de Paulo Pinto.A onda de solidariedade que continua a acontecer nas redes sociais é demonstrativa do carinho e apoio que o atleta de Espinho tem da parte de todos.

No primeiro treino para a I São Silvestre de Santa Maria da Feira, o Paulo Pinto marcou presença e foi quem impôs o ritmo. No segundo treino, já tinha dito que não viria, mas no terceiro lá estaria. Antes três dias do treino, quis o destino que um acidente o afastasse de fazer o que mais gosta, correr. Foram cerca de duas centenas os que pelas ruas de Santa Maria da Feira treinaram com o Paulo. Ele estava em coma induzido no hospital, mas quase todos tinham no equipamento uma peça verde, a cor da esperança e a cor que tem identificado o Campeão de Espinho. Apesar de se encontrar no hospital, o Paulo “esteve” entre nós. Um treino que foi de união, de sentimento, a nossa força estava toda com o Campeão da areias. No inicio do treino falamos um pouco, juntamos a nossa energia em torno do Campeão.

As ultimas informações que nos chegam do estado do Paulo, dizem que vai recuperando, tudo aponta que o seu regresso seja uma certeza.

Vamos ficar todos na meta, à espera que venças esta “prova”, um misto de ultra maratona, com trail dos difíceis, uma maratona nas areias como os 42 kms do Gerês, que tão bem fizeste. O adversário é difícil, mas o que é isso para ti. Uma luta desigual, desequilibrada, mas que para um lutador como tu não é nada. Tens pela frente a prova mais complicada, a mais difícil de todas, mas com a nossa força vais vencer. Queremos ver-te chegar, dar o salto da praxe e gritar “Siga a magia”…

Texto: Nelson Pais

Parceiros