BTT Trilhos Mineiros um magnifico sobe e desce constante

BTT Trilhos dos Mineiros

Aljustrel, situada no coração do Baixo Alentejo, recebeu no dia 17 março cerca de 300 BTTistas para realizarem a 7ª edição da Maratona de BTT ” Trilhos dos Mineiros “.

Maratona de BTT ” Trilhos dos Mineiros “

Numa manhã que se iniciou fresca, mas que rapidamente se percebeu que as condições climatéricas iriam estar perfeitas para a pratica do BTT, deixava os concorrentes com um sorriso na cara e aquele nervoso miudinho de colocarem toda adrenalina positiva nos cranks.

A saída para a Maratona de BTT ” Trilhos dos Mineiros ” realizou-se a partir do Pavilhão Municipal de Desportos, sendo que os primeiros quilómetros foram realizados na vila de Aljustrel. Mas rapidamente chegamos aos estradões que dividiam os diversos terrenos agrícolas do concelho, refletido a bela paisagem da zona.

Entre um sobe e desce constante, mas sempre com o acumulado a superar, Messejana foi a vila seguinte a acolher os participantes. Rua da Igreja, foi a primeira “chamada” subida do dia, mostrando como o Alentejo e lindo visto do alto.

O regresso a Aljustrel foi realizado por trilhos e estradões rápidos, em que a passagem no Pavilhão Multiusos, local do almoço, já estavam a assar o porco. Mas nada de perder a concentração porque para alguns, estavam na reta final, outros ainda faltavam 40km.

A reta final da meia maratona, percurso igual a quem estava na maratona, foi nas minas, com direito a uma bela descida, que deixou para trás uma paisagem selvagem da terra esculpida na procura do seu minério. Mas nem houve tempo, de olhar para trás, porque a subida seguinte era de deixar sem respiração.

Mais à frente encontrava-se a divisão dos 45km e 75km, ao quilómetro 38. Para quem teve oportunidade de fazer os 75km, de destacar o single das pedras brancas pelo meio das árvores e a passagem na estação ferroviária desativada de Castro Verde-Almodovar.

O final da prova, da meia e maratona, terminava no Trilho Mineiro e com a Subida, mas Srª Subida ao Moinho.

E os vencedores foram:

45 kms

Mais um evento em que os primeiros proporcionam espectáculo, sete segundos separaram o vencedor Roberto Silva – Clube BTT Grândola – 01h32m44s do segundo classificado Fábio Silva – Roda Livre Cartaxo Team / Qtª da Atela – 01h32m51s, André Santos – Clube BTT Grândola – 01h35m27s em terceiro.

Orieta Oliveira – 5Quinas / Municipio de Albufeira / CDASJ – 01h57m12s foi a vencedora, seguida de Vanessa Sofia – BTT Quarteirense – 01h58m51s e Neuza Reis – Equipa BTT Casa Benfica Grândola – 02h03m29s, nesta distância salientar a veterana Leontina Palhas – BTT JD Carvalhal – 02h10m10s em quarto lugar.

OPraticante.pt / IFC Torrense

Bruno plácido obteve o 204ç geral masculina / 53º Vet A – 03h27m37s, Ana Plácido – 15ª geral feminina / 8ª Vet 30 – 03h32m13s

 

 

75 kms

E uma corajosa e única BTTista feminina aventurou-se e terminou a distância, Ally Martins – CBTTAA – Clube BTT Amigos de Albufeira – 03h45m37s.

Nesta prova e de novo em masculinos a diferença ainda foi muito menor, três segundos separaram os dois primeiros, João Garcia – BTT CC Cumeadense – 02h43m44s e Rodrigo Mateus – JDM / Snack Bar Pinheiro da Chave – 02h43m47s, com o terceiro a ser Hélio Ramos – Clinica de Pera – 02h46m22s.

OPraticante.pt / IFC Torrense

Jorge Pires 37º geral masculina / 11º Vet A – 03h40m18s foi o único representante da equipa nesta distância.

Muitos Parabéns a toda a organização, por um percurso muito bem sinalizado, por uma prova rápida mas não monótona e um muito obrigado por uma manhã bem passada numa zona que não conhecíamos, e pela cooperação com o projecto OPraticante.pt / IFCTorrense.

Jorge Pires, Ana Plácido, e Bruno Plácido os representantes da equipa de OPraticante.pt / IFC Torrense BTT

Para o ano voltamos.

Classificações.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: OPraticante.pt / IFCTorrense
Fotos: Paula Silva

Parceiros