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Substituir treino na rua por bicicleta ergométrica / remo?

Sem dúvida que substituir o treino na rua por corrida na passadeira é a opção mais aconselhável para os atletas da área da resistência. Mas, para quem não tem passadeira, o treinador tem de ter a mente aberta para outras soluções habitualmente menos utilizadas, como a bicicleta ergométrica, máquina de remos ou elíptica.

bicicleta ergométrica

Como substituir a corrida de rua por treino em bicicleta ergométrica e remo?

Assim, quem não tiver passadeira pode substituir o treino por bicicleta ergométrica, máquina de remos ou elíptica.

É lógico que o gesto do exercício realizado nestas máquinas não é específico da corrida, mas estas opções podem mostrar-se boas aliadas para manter os níveis de resistência ao nível sistema central cardiovascular e ao nível muscular.

Se é verdade que o facto de serem atividades de baixo impacto e permitirem, assim, tornar o treino mais longo, também o é que a circunstância do exercício a ser realizado no mesmo sítio não permitirá sessões muito longas, pela monotonia que se instalará.

Apesar da utilização da bicicleta ergométrica não ter impactos, a coluna e os joelhos podem sofrer lesões devido a uma incorreta postura adotada.

Assim, enquanto o atleta pedala, os joelhos devem estar sempre apontados para frente e não se devem desviar deste alinhamento.

Também é necessário ter alguma atenção à altura do banco, já que o mesmo deverá estar a uma altura que permita que quando estender o joelho o mesmo possa ficar ligeiramente fletido e permita adotar uma postura que não seja prejudicial para as costas.

Remo indoor, é um exercício integrado

Quanto ao remo indoor, é um exercício integrado onde são recrutados vários grupos musculares simultaneamente, promovendo uma grande solicitação cardiorrespiratória e muscular.

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Foto de capa.

Texto: António Graça, treinador nacional de meio fundo – área jovem – Federação Portuguesa Atletismo
Foto: DR

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