Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Taça de Portugal Feminina decide-se

A edição de 2019 da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa conhece o desfecho no próximo sábado, em Penalva do Castelo, através de uma jornada dupla. No mesmo dia, o pelotão de elite e sub-23 corre o Memorial Bruno Neves, em Oliveira de Azeméis, enquanto Viana do Castelo recebe a terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo e um Encontro Inter-Regional de Escolas.

Taça de Portugal Feminina

O pelotão feminino nacional disputa as duas últimas provas pontuáveis para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa no sábado, uma vez que a programada jornada velocipédica de sábado e domingo teve de ser concentrada num único dia, devido à realização das eleições para o Parlamento Europeu, no domingo.

Taça de Portugal feminino

Penalva do Castelo foi o palco escolhido para as decisões, numa competição em que todas as classificações gerais – de elite a cadetes e masters – estão em aberto. Às 10h00 inicia-se um contrarrelógio individual de 6,4 quilómetros, distância a percorrer por todas as corredoras.

Às 15h00 começa o circuito, com perímetro de 11,7 quilómetros. As corredoras de elite vão completar 56,6 quilómetros neste percurso, as juniores têm pela frente 46,8 quilómetros, estando reservados 35,1 para as cadetes e as masters.

Todas podem chegar ao troféu

A classificação geral de elite é encabeçada pela britânica Fiona Hunter-Jonhston (Campinense/Velo Performance), com 135 pontos. A vantagem é confortável sobre as adversárias diretas, Lauren Dolan (Team Tygter), que tem 85 pontos, e Jo Tindley (Campinense/Velo Performance), com 60. No entanto, estando 100 pontos em disputa, todas podem chegar ao troféu.

Fiona Hunter Johnston e Maria Martins

O pelotão nacional de elite e sub-23 regressa às estradas portuguesas, depois das incursões internacionais das últimas semanas. O 11.º Memorial Bruno Neves, no sábado, é a competição que volta a juntar os coletivos lusitanos.

A prova vai ligar a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis à Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo. A partida será dada às 13h00, prevendo-se a chegada para depois das 16h30, quando estiverem percorridos 134,1 quilómetros. A corrida acaba à sétima passagem dos corredores pela meta, o que deixa antever uma tarde repleta de ciclismo e de espectáculo, com o público a poder ver os corredores em diferentes momentos de uma prova marcada pelo terreno seletivo.

A tarde de sábado comporta ainda ciclismo em Viana do Castelo. Às 14h30 inicia-se o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo da zona Norte. Às 17h15, o território vianense recebe mais uma etapa da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo.

Mais eventos oficiais

25 de maio: 5.º Raid Cicloturismo Oliveira de Azeméis-Figueira da Foz-Oliveira de Azeméis
26 de maio: 2.º Passeio AR Estrela de Baguim, Gondomar
26 de maio: XCO de Verdemilho, Aveiro
26 de maio: Maratona BTT do Císter, Alcobaça
26 de maio: Maratona BTT Selinda, Sertã
26 de maio: XCO de Castro Verde
26 de maio: XIV Passeio de Cicloturismo da Torre Natal, Conceição de Faro
26 de maio: Granfondo Madeira Island, S. Vicente, Made

Texto / Fotos: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta