TBILISI, RODRIGO LOPES EM 7º NO GRAND SLAM

Rodrigo Lopes - Foto: ©IJF

O primeiro dia do Grand Slam Tbilisi 2023 cumpriu-se esta sexta-feira, 24 de março, com Rodrigo Lopes o único judoca português em ação.

O quarto ‘Slam’ do Circuito Mundial 2023 reúne os Melhores Judocas do Mundo até este domingo, 26 de março.

Neste dia inaugural do evento, estiveram em ação os Judocas das categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, incluindo 1 Judoca Português:

Página da Federação Portuguesa de Judo

Rodrigo Lopes o único português em competição

Rodrigo Lopes (-60 kg) entrou em competição ocupando o 33º lugar do ranking e estreou-se contra o francês Romaric Wend-Yam Bouda (37º) na primeira eliminatória.

O encontro revelou-se equilibrado, chegando ao fim do tempo regulamentar sem alterações no marcador.

Nos primeiros segundos de ‘golden score’, o português conseguiu superiorizar-se e pontuou ‘ippon’.

Na ronda seguinte, enfrentou o georgiano Temur Nozadze, nº12 do mundo e vencedor da última edição do ‘Slam’ de Tbilisi.

Apesar do favoritismo e do apoio do público da casa, foi o atleta Luso quem se adiantou no marcador por ‘wazari’ e conseguiu gerir a vantagem, selando o triunfo.

Nos quartos-de-final, contra o ucraniano Dilshot Khalmatov (26º do ranking), cedeu ‘wazari’ e não conseguiu alterar o marcador durante o restante confronto.

Na repescagem, contra o cazaque Magzhan Shamshadin (18º), assistiu-se a um combate equilibrado que terminou empatado no tempo regulamentar.

Após mais de um minuto de ‘ponto de ouro’, o português foi surpreendido e sofreu ‘wazari’. Com este resultado, Rodrigo Lopes alcança um honroso 7º lugar.

Rodrigo Lopes – Foto: ©IJF

4 judocas portugueses representam a seleção

Recordamos que a Seleção Portuguesa presente na Geórgia é composta por 4 Judocas: Bárbara Timo (-63 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg) e Anri Egutidze (-81 kg), que são acompanhados pelo Treinador Marco Morais.

A capital georgiana recebe ao longo dos 3 dias da prova, 419 Atletas (198 Femininos e 221 Masculinos) em representação de 61 Países.

Os combates regressam este sábado, 25 de março, com os atletas das categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas a entrarem nos tatamis.

Bárbara Timo (-63 kg), que começa na 2ª ronda contra a brasileira Gabriella Moraes (38ª), e Anri Egutidze (-81 kg), que também se estreia na segunda eliminatória perante o azeri Eljan Hajiyev (20º, atual Campeão Europeu de Juniores e Prata no Grand Slam Portugal 2023), são os 2 Judocas Lusos em ação.

As eliminatórias têm início marcado para as 10h00 locais (06h00 em Portugal Continental).

Parceiros

Deixe um comentário