TELMO PINÃO NO MUNDIAL DE PARACICLISMO DE PISTA

Telmo Pinão

Telmo Pinão - Foto: Comité Paralímpico Portugal

Telmo Pinão será o representante de Portugal no Campeonato do Mundo de Paraciclismo em Pista, que vai disputar-se, entre 20 e 23 de outubro, no velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, França.

Uma semana depois de receber os Mundiais de pista, o velódromo francês agita-se, deste feita, com as provas de paraciclismo.

Texto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Telmo Pinão no Mundial de Paraciclismo em Pista para melhorar registos

Telmo Pinão, que competiu nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em pista e estrada, veste as cores nacionais em quatro disciplinas: 1 km contrarrelógio, perseguição individual, scratch e omnium, sempre na classe C2.

Em Tóquio Telmo Pinão correu os três quilómetros contrarrelógio da disciplina de perseguição individual com um registo de 4’03’’192. Uma das metas para esta semana é melhorar essa marca.

O objetivo principal é melhorar o tempo estabelecido nos Jogos Paralímpicos.

Além disso, vamos competir em scratch e omnium, disciplinas que estão agora a ser integradas no programa de paraciclismo.

Sendo uma novidade a este nível, pretende-se que seja uma oportunidade de aprendizagem para o Telmo.

Espero que o problema de saúde que teve na semana passada não interfira com o desempenho neste Mundial”, diz o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

Apesar de terem o mesmo nome, as disciplinas em paraciclismo têm regras diferentes do que acontece no ciclismo.

A perseguição masculina tem três quilómetros contra os quatro do ciclismo.

E o omnium é muito diferente, tendo os 200 metros em partida lançada e contabilizando para o resultado final os desempenhos na perseguição, no contrarrelógio de um quilómetro e no scratch.

Telmo Pinão – foto de arquivo

Ou seja, cada corrida que Telmo Pinão fará somará pontos para a geral de omnium.

O programa de competições do paraciclista português começa já nesta quinta-feira, disputando os 200 metros com partida lançada, única prova pontuável para o omnium que não terá pódio, sendo apenas uma corrida do concurso de omnium.

No dia seguinte, Telmo Pinão terá por diante a disciplina de 1 km contrarrelógio, que, tendo em conta o número de inscritos, prevê-se que tenha fase de apuramento.

No sábado será a vez da perseguição individual e no domingo do scratch.

Parceiros

Deixe um comentário