Tòfol e Sónia vencem e Cirilo brilha no Azores

A 2ª edição do Azores Trail Run, um evento desportivo que decorreu na Ilha do Faial, nos Açores, no dia 30 de maio de 2015, composta por duas provas: Faial Costa a Costa – Trail Ultra (48km), e outra mais curta, Trail dos 10 Vulcões (22km).

De Este a Oeste com o Azores Trail Run

Em pleno Parque Natural do Faial considerado Destino Europeu de Excelência (EDEN), pela Comissão Europeia, e único do País, percorremos a ilha costa a costa na forma da sua criação, de Este para Oeste.

A prova Faial Costa a Costa começa no centro da Freguesia da Ribeirinha próximo de um antigo porto – o Porto da Boca da Ribeira, passando pela Caldeira central da ilha, o maior e mais importante vulcão do Faial, onde se faz a ligação ao Trail dos 10 Vulcõe e termina no adormecido vulcão dos Capelinhos.

Menos estradão e mais trilhos

Nesta edição do Azores Trail Run, houve algumas alterações no percurso, para melhor. Houve menos estradão e mais trilhos e certamente que há margem para melhorar ainda mais, à medida que se vai avançando nas edições. Um trail que a Associação de TrailRunning de Portugal (ATRP) classifica de grau 2 de dificuldade.

Na opinião generalizada é um trail que se faz razoavelmente bem, quase que não se dá pelo tempo passar, tal é a beleza do percurso, bonitas paisagens, a passagem pela Caldeira onde se percorre quase todo o perímetro da cratera do vulcão é fantástica, e por trilhos espectaculares. A biodiversidade e a geodiversidade são uma constante, onde se pode ver e descobrir também grande parte da flora endémica dos Açores no seu estado natural, deliciaram os 500 participantes do evento. Para além da competição, à o respeito pela natureza, o convívio e a alegria de terminar.

Azores Trail Run 2015

Dois favoritos à vitória a final

Havia dois grandes favoritos à vitória a final, o espanhol Tofol Castanyer da equipa Salomon Etixx e o madeirense (vencedor da última edição do MIUT) Luís Fernandes, da Ludens Machico/FX Hotelaria.

Tòfol Castanyer veio, mais uma vez, brilhar a Portugal, depois de vencer os Trilhos do Paleozóico 22km, dominou toda a prova, do princípio ao fim. Completou os 48 km de percurso em 3h55, com o Luís a ocupar o 2º lugar -4h22 e em 3º lugar o atleta da Salomon Suunto Portugal, Miguel Reis e Silva – 4h26.

Miguel Reis e Silva não tinha esta prova no seu calendário, mas o feedback dos atletas que participaram no ano anterior, as fotos que viu do percurso e beleza da ilha, juntamente com um convite da organização, levaram o atleta da Salomon Suunto ao Faial. “Adorei a prova, o percurso é lindo do princípio ao fim, fi-la quase toda com o Luís Fernandes, mas no final tive alguns problemas musculares.”

OPraticante.pt no pódio com Cirilo Formiga

A equipa de O Praticante / CD Asas Milénium esteve condignamente representada pelo seu veterano atleta Cirilo Formiga, um atleta que dispensa apresentações, em quase todos os eventos em que participa e apesar da sua jovem idade, continua a demonstrar, que velhos só os trapos, passeando a sua classe pelo evento, obteve o 42º lugar da geral – 5h54m, e levando com a sua vitória no seu escalão M60, todo este projecto “O Praticante”  ao mais alto lugar do pódio.

Sónia Tubal a primeira mulher

A primeira mulher a terminar o Ultra Trail, foi Sónia Tubal, da equipa MonsantoRunning Team que chegou após 5h56, seguida de Sónia Mendes, individual – 6h 06m 05s e Isabel Moleiro – SS CGD – 6h 08m 19s, respectivamente 2ª e 3ª classificada.

Trail dos 10 Vulcões

A outra prova do Açores Trail Run, o Trail dos 10 Vulcões, teve início às 11h30 numa das maiores caldeiras vulcânicas do mundo. Os atletas tiveram oportunidade de passar pelos 10 principais vulcões que existem no alinhamento fistular da península do capelo, percorrendo 22km no total e cortando a meta no vulcão dos Capelinhos.

Pela 2ª vez, o vencedor foi o faialense José BaptistaCIAIA – 1h 51m, seguido do seu conterrâneo Dário Moitoso – 1h 55m, e em 3º lugar ficou Carlos Peixoto – 1h 56m.

A primeira mulher a cortar a meta foi a espanhola Sofia BardollClubMur I Castell– Tuga – após 2h10 para completar os 22km, com o 2º e 3º lugar a serem ocupados por Ana Cristina OliveiraOftell-Runners – 2.27.28h, e Andrea MotaCISA-Casa de Infância de Santo António – 2.33.29.

Organização do Azores Trail Run excelente

A organização, o Clube Independente Atletismo lha Azul (CIAIA), foi excelente assim como todo o voluntariado, mais de 200, ao longo do percurso e nos postos de abastecimento, simpatia e apoio. Uma prova a não perder.

Á noite houve uma grande festa com jantar e entrega de troféus na Marina da Horta. No discurso dos oradores foi ponto comum o reconhecimento dos mentores deste projecto o AzoresTrailRun que o puseram em prática: Mário Leal, Frederico Soares e João Melo.

Mais informação aqui.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Foto: organização do Azores Trail Run

Parceiros