Trail e BTT, no Duatlo Margens do Homem 2017

A emoção do desporto regressou no passado domingo, ao coração do Minho, com uma prova, Duatlo Margens do Homem, que junta o Trail ao BTT, duas modalidades em grande expansão no nosso país.
Tiago Maia e Rita Lopes foram com vencedores absolutos
Tiago Maia e Rita Lopes foram com vencedores absolutos do Duatlo Margens do Homem 2017, mas todos os participantes puderam sentir o sabor do triunfo, já que só perdeu mesmo quem ficou de fora de uma manhã de desporto, natureza, saúde, convívio e muita diversão, que teve como pano de fundo as deslumbrantes paisagens naturais das margens do Rio Homem.
No final, para retemperar energias, teve lugar o tradicional convívio à boa moda do Minho.
O atleta da equipa HB Porto Triatlo, Tiago Maia, dividiu o pódio com Nélson Gomes (Ajab Tabuaço) e Joaquim Lopes (Boavista FC), que conquistaram a prata e o bronze, respetivamente.
Por sua vez, a campeã Nacional sub-23, Rita Lopes, viu Teresa Costa (MacDonald’s Tribraga) e Maria Pereira (GD Goma) conquistarem o segundo e terceiro lugar do pódio, respetivamente.
A prova por equipas foi conquistada pela Ajab Tabuaço.
Nota de realce para o enorme voto de confiança da Federação Portuguesa de Triatlo, que acompanhou a par e passo a prova de 2016 e não hesitou na hora de incluir a competição Duatlo Margens do Homem 2017 no calendário oficial.
Outra das novidades foi a competição vocacionada para o público mais jovem.
Uma manhã em cheio!
A azáfama começou pouco depois do raiar da aurora.
Organizadores, voluntários e elementos da Federação Portuguesa de Triatlo assumiam os seus postos e preparavam-se para receber os primeiros atletas, que chegariam um pouco antes das 08h00.
Do secretariado ao arranque do Duatlo Jovem, às 09h00, foi um abrir e fechar de olhos.
Depois, pouco passava das 10h00, quando os atletas arrancaram nas imediações do famoso Santuário em Honra de Nossa Senhora do Alívio (com direito a bênção por parte do Capelão do Santuário) rumo a uma emocionante aventura à descoberta da beleza das margens do Homem.
O calor não deu tréguas e a organização da prova também não
Foi disponibilizada uma tenda com aspersores de água perto da zona de transição, para os atletas se poderem refrescar durante a prova.
No total, no Duatlo Norte Olympic Challenge e Circuito Regional Norte de Duatlo foram 8 Kms de Trail, seguidos de 24 Kms de BTT e mais 24Kms, pelas deslumbrantes paisagens características da região minhota, que incluiu uma travessia do rio em que os participantes puderam pedalar sob as águas cristalinas do Rio Homem.
A categoria Promoção foi pensada para que ninguém ficasse de fora e todos pudessem ter a excelente experiência de participar num duatlo, com as distâncias de 4kms de corrida, seguidos de 12,5kms de BTT e com 2kms de corrida no final.
Os atletas foram acompanhados durante o percurso pela Equipa de Bicicletas de Socorro da Cruz Vermelha de Amares, para garantir que em caso de azar a ajuda não tardaria a chegar.
Caminhada Solidária para apoiar os mais carenciados
Momentos antes tinha começado, a Caminhada Solidária Margens do Homem, que arrancou do Santuário do Alívio pouco depois das 09h30.
O destino foi a Praia de Porto Carrero, onde o espelho de água do Homem se multiplica em pequenas cascatas, que refletem o verde da vegetação densa misturado com laivos do azul intenso de um céu completamente limpo.
As inscrições e donativos na iniciativa revertem para as Lojas Sociais de Vila Verde, que apoiam famílias carenciadas em todo o concelho.
O Duatlo Margens do Homem continua a apostar forte na vertente solidária e parte das inscrições da prova revertem para a Cruz Vermelha.
Promover a saúde, o desporto e o território
Os prémios para os vencedores voltaram a ser suis generis, as encantadoras peças de cerâmica que têm granjeado elogios por parte dos atletas pela beleza e originalidade.
No final, participantes no Duatlo Margens do Homem e na Caminhada Solidária reuniram-se num convívio à moda do Minho, com iguarias regionais e muita alegria, para recarregar baterias e estreitar laços de amizade.
Duatlo Margens do Homem balanço foi positivo.
A organização aproveitou ainda para louvar o dinamismo e o espírito de comunidade que tem promovido e destacado a outrora periférica freguesia de Soutelo um pouco por toda a região.
O Duatlo trouxe inúmeros novos visitantes aos concelhos de Vila Verde e Amares, por onde passou o percurso da prova, e, em conjunto com diversas iniciativas em curso durante todo o ano, contribui em larga medida para a divulgação e promoção de toda região.
A organização gostaria ainda de deixar um agradecimento sentido a todos os participantes na prova, na Caminhada Solidária, às Juntas da freguesia por onde passou a prova (Soutelo, Loureira Lago e Rendufe), a todos os voluntários e patrocinadores por estarem ao nosso lado e nos fazerem acreditar que vale a pena investirmos o nosso tempo e o nosso esforço na organização de um evento que promove o desporto, a saúde, o convívio, a alegria e o património natural e edificado da nossa região.
O Duatlo Margens do Homem é uma prova organizada pela Junta de Freguesia de Soutelo e pelo Moto Club do Alívio, com o apoio da Tribraga e da Federação Portuguesa de Triatlo.
Classificações
Absolutos Femininos
Rita Lopes – SC Espinho – 2:08:46 / Teresa Costa – MacDonald’s Tribraga – 2:16:19 / Maria Pereira – GD Goma – 2:35:38.
Absolutos Masculinos
Tiago Maia – BH Porto Triatlo – 1:44:16 / Nélson Gomes – Ajab Tabuaço – 1:45:06 / Joaquim Carlos Lopes – Boavista FC – 1:48:09.
Estafeta masculinos
Filipe Sousa \ Sérgio Monteiro – A.Cu.R.A/Mouquim – 1:48:29 / Diogo Torres \ João Sousa – BerdadeirosTT – 1:49:21 / Carlos Magalhães \ Hugo Magalhães – Berdadeiros TT – 1:52:47.
Estafeta Mistos
Ana Gomes \ Fábio Silva – VilaVerde a Correr – 2:06:32 / João Oliveira \ Rita Gonçalves Estafeta – Prado Bike Team – 2:19:07 / Lídia da Rocha \ Micael Morais Estafeta – Rocha & Morais – 2:21:53.
Equipas
1.º Ajab Tabuaço / 2.º McDonald’s / Tribraga / 3.º GD Goma
Promoção Femininos
Ana Isabel Oliveira – 1:31:06 / Judite Magalhães – Os Rotos – 1:32:32 / Carina Rodrigues – BTWIN – 1:56:11.
Promoção Masculinos
João Martins – Berdadeiros TT – 58:23 / Cláudio Veloso – Pedalares BTT – 58:53 / Joaquim Aires – Sapadores da Invicta – 1:01:51.
Promoção Equipa
Berdadeiros TT / Dá Espaço Bike Team / MacDonald’s / Tribraga
Benjamins Femininos
Clara Ribeiro – AASM – 7:58 / Ana Silva – Berdadeiros TT – 8:56 / Íngride Dias – 9:58.
Infantis Femininos
Beatriz Cardoso – AASM – 6:53 / Maria Silva – AASM – 7:09 / Matilde Oliveira – Clube Zupper – 9:31.
Iniciados Feminos
Maria Silva – Berdadeiros TT – 26:31.
Juvenis Femininos
Filipa Gomes – Mc Donald’s/Tribraga – 26:06.
Benjamins Masculinos
António Pimenta – Clube Zupper – 6:45 / Simão Simões – 7:34 / Gonçalo Fernandes – AASM – 7:46.
Infantis Masculinos
Simão Melo – Mc Donald’s/Tribraga – 6:49 / Rodrigo Pinto Pereira – MBS – 8:50.
Circuito Regional Norte Jovem // Duatlo Jovem Margens do Homem
Iniciados Masculinos
João Araújo – Mc Donald’s/Tribraga – 25:51 / Gonçalo Caldas – 25:54 / Afonso Gonçalves Costa – 25:58.
Juvenis Masculinos
Tomás Basílio Silva – Berdadeiros – 21:41 / Tiago Barbosa – M.C. Alivio – 25:46 / João Malheiro – 26:10.
Evento no facebook.