Trail e BTT, no Duatlo Margens do Homem 2017

A emoção do desporto regressou no passado domingo, ao coração do Minho, com uma prova, Duatlo Margens do Homem, que junta o Trail ao BTT, duas modalidades em grande expansão no nosso país.

Tiago Maia e Rita Lopes foram com vencedores absolutos

Tiago Maia e Rita Lopes foram com vencedores absolutos do Duatlo Margens do Homem 2017, mas todos os participantes puderam sentir o sabor do triunfo, já que só perdeu mesmo quem ficou de fora de uma manhã de desporto, natureza, saúde, convívio e muita diversão, que teve como pano de fundo as deslumbrantes paisagens naturais das margens do Rio Homem.

No final, para retemperar energias, teve lugar o tradicional convívio à boa moda do Minho.

O atleta da equipa HB Porto Triatlo, Tiago Maia, dividiu o pódio com Nélson Gomes (Ajab Tabuaço) e Joaquim Lopes (Boavista FC), que conquistaram a prata e o bronze, respetivamente.

Por sua vez, a campeã Nacional sub-23, Rita Lopes, viu Teresa Costa (MacDonald’s Tribraga) e Maria Pereira (GD Goma) conquistarem o segundo e terceiro lugar do pódio, respetivamente.

A prova por equipas foi conquistada pela Ajab Tabuaço.

Nota de realce para o enorme voto de confiança da Federação Portuguesa de Triatlo, que acompanhou a par e passo a prova de 2016 e não hesitou na hora de incluir a competição Duatlo Margens do Homem 2017 no calendário oficial.

Outra das novidades foi a competição vocacionada para o público mais jovem.

Uma manhã em cheio!

A azáfama começou pouco depois do raiar da aurora.

Organizadores, voluntários e elementos da Federação Portuguesa de Triatlo assumiam os seus postos e preparavam-se para receber os primeiros atletas, que chegariam um pouco antes das 08h00.

Do secretariado ao arranque do Duatlo Jovem, às 09h00, foi um abrir e fechar de olhos.

Depois, pouco passava das 10h00, quando os atletas arrancaram nas imediações do famoso Santuário em Honra de Nossa Senhora do Alívio (com direito a bênção por parte do Capelão do Santuário) rumo a uma emocionante aventura à descoberta da beleza das margens do Homem.

O calor não deu tréguas e a organização da prova também não

Foi disponibilizada uma tenda com aspersores de água perto da zona de transição, para os atletas se poderem refrescar durante a prova.

No total, no Duatlo Norte Olympic Challenge e Circuito Regional Norte de Duatlo foram 8 Kms de Trail, seguidos de 24 Kms de BTT e mais 24Kms, pelas deslumbrantes paisagens características da região minhota, que incluiu uma travessia do rio em que os participantes puderam pedalar sob as águas cristalinas do Rio Homem.

A categoria Promoção foi pensada para que ninguém ficasse de fora e todos pudessem ter a excelente experiência de participar num duatlo, com as distâncias de 4kms de corrida, seguidos de 12,5kms de BTT e com 2kms de corrida no final.

Os atletas foram acompanhados durante o percurso pela Equipa de Bicicletas de Socorro da Cruz Vermelha de Amares, para garantir que em caso de azar a ajuda não tardaria a chegar.

Caminhada Solidária para apoiar os mais carenciados

Momentos antes tinha começado, a Caminhada Solidária Margens do Homem, que arrancou do Santuário do Alívio pouco depois das 09h30.

O destino foi a Praia de Porto Carrero, onde o espelho de água do Homem se multiplica em pequenas cascatas, que refletem o verde da vegetação densa misturado com laivos do azul intenso de um céu completamente limpo.

As inscrições e donativos na iniciativa revertem para as Lojas Sociais de Vila Verde, que apoiam famílias carenciadas em todo o concelho.

O Duatlo Margens do Homem continua a apostar forte na vertente solidária e parte das inscrições da prova revertem para a Cruz Vermelha.

Promover a saúde, o desporto e o território

Os prémios para os vencedores voltaram a ser suis generis, as encantadoras peças de cerâmica que têm granjeado elogios por parte dos atletas pela beleza e originalidade.

No final, participantes no Duatlo Margens do Homem e na Caminhada Solidária reuniram-se num convívio à moda do Minho, com iguarias regionais e muita alegria, para recarregar baterias e estreitar laços de amizade.

Duatlo Margens do Homem balanço foi positivo.

A organização aproveitou ainda para louvar o dinamismo e o espírito de comunidade que tem promovido e destacado a outrora periférica freguesia de Soutelo um pouco por toda a região.

O Duatlo trouxe inúmeros novos visitantes aos concelhos de Vila Verde e Amares, por onde passou o percurso da prova, e, em conjunto com diversas iniciativas em curso durante todo o ano, contribui em larga medida para a divulgação e promoção de toda região.

A organização gostaria ainda de deixar um agradecimento sentido a todos os participantes na prova, na Caminhada Solidária, às Juntas da freguesia por onde passou a prova (Soutelo, Loureira Lago e Rendufe), a todos os voluntários e patrocinadores por estarem ao nosso lado e nos fazerem acreditar que vale a pena investirmos o nosso tempo e o nosso esforço na organização de um evento que promove o desporto, a saúde, o convívio, a alegria e o património natural e edificado da nossa região.

O Duatlo Margens do Homem é uma prova organizada pela Junta de Freguesia de Soutelo e pelo Moto Club do Alívio, com o apoio da Tribraga e da Federação Portuguesa de Triatlo.

Classificações

Absolutos Femininos

Rita Lopes – SC Espinho – 2:08:46 / Teresa Costa – MacDonald’s Tribraga – 2:16:19 / Maria Pereira – GD Goma – 2:35:38.

Absolutos Masculinos

Tiago Maia – BH Porto Triatlo – 1:44:16 / Nélson Gomes – Ajab Tabuaço – 1:45:06 / Joaquim Carlos Lopes – Boavista FC – 1:48:09.

Estafeta masculinos

Filipe Sousa \ Sérgio Monteiro – A.Cu.R.A/Mouquim – 1:48:29 / Diogo Torres \ João Sousa – BerdadeirosTT – 1:49:21 / Carlos Magalhães \ Hugo Magalhães – Berdadeiros TT – 1:52:47.

Estafeta Mistos

Ana Gomes \ Fábio Silva – VilaVerde a Correr – 2:06:32 / João Oliveira \ Rita Gonçalves Estafeta – Prado Bike Team – 2:19:07 / Lídia da Rocha \ Micael Morais Estafeta – Rocha & Morais – 2:21:53.

Equipas

1.º Ajab Tabuaço / 2.º McDonald’s / Tribraga / 3.º GD Goma

Promoção Femininos

Ana Isabel Oliveira – 1:31:06 / Judite Magalhães – Os Rotos – 1:32:32 / Carina Rodrigues – BTWIN – 1:56:11.

Promoção Masculinos

João Martins – Berdadeiros TT – 58:23 / Cláudio Veloso – Pedalares BTT – 58:53 / Joaquim Aires – Sapadores da Invicta – 1:01:51.

Promoção Equipa

Berdadeiros TT / Dá Espaço Bike Team / MacDonald’s / Tribraga

Benjamins Femininos

Clara Ribeiro – AASM – 7:58 / Ana Silva – Berdadeiros TT – 8:56 / Íngride Dias – 9:58.

Infantis Femininos

Beatriz Cardoso – AASM – 6:53 / Maria Silva – AASM – 7:09 / Matilde Oliveira – Clube Zupper – 9:31.

Iniciados Feminos

Maria Silva – Berdadeiros TT – 26:31.

Juvenis Femininos

Filipa Gomes – Mc Donald’s/Tribraga – 26:06.

Benjamins Masculinos

António Pimenta – Clube Zupper – 6:45 / Simão Simões – 7:34 / Gonçalo Fernandes – AASM – 7:46.

Infantis Masculinos

Simão Melo – Mc Donald’s/Tribraga – 6:49 / Rodrigo Pinto Pereira – MBS – 8:50.

 

Circuito Regional Norte Jovem // Duatlo Jovem Margens do Homem

Iniciados Masculinos

João Araújo – Mc Donald’s/Tribraga – 25:51 / Gonçalo Caldas – 25:54 / Afonso Gonçalves Costa – 25:58.

Juvenis Masculinos

Tomás Basílio Silva – Berdadeiros – 21:41 / Tiago Barbosa – M.C. Alivio – 25:46 / João Malheiro – 26:10.

Evento no facebook.

Parceiros