Trail Chícharo da Serra com dificuldade acrescida

No passado Sábado, dia 26 de Novembro, realizou-se o II Trail do Chícharo da Serra (Santa Catarina da Serra, distrito de Leiria). Este evento tinha um cariz solidário e as receitas reverteram para os Bombeiros Voluntários de Leiria. A prova estava também inserida no 11º Festival Cultural e Gastronómico “ O Chícharo da Serra ”.
Cerca de 350 aderiram ao Trail do Chícharo da Serra
Depois de uns dias chuvosos, o que deixou o percurso da prova com bastante lama, fizeram-se aos trilhos cerca de 350 atletas (distribuídos entre caminhada, trail de 15 km e trail de 25 km). Note-se que a partida estava marcada para as 9h30m mas foi adiada em cerca de 30 minutos (e reduzida a distância da prova em 800 metros), devido à realização de um funeral.
Voltando à prova propriamente dita, além das dificuldades acima referidas, provocadas pela meteorologia, o Trail do Chícharo da Serra tem uma dificuldade acrescida pelo facto de se desenrolar na serra e por ser extremamente técnico (as cordas de auxílio são uma constante)!!! Porém, a maioria dos atletas de trail gosta muito deste tipo de desafios e os relatos que conhecemos são de bastante agrado, não só com o percurso escolhido pela Organização, como também pelo esforço que esta fez para que tudo corresse pelo melhor (tendo havido inclusive um grupo musical local a animar os atletas aquando da sua passagem por eles)…
Trail dos 15 kms
Na distância de 15 km saiu vencedor o Gildo Silva do CCRD Burinhosa com 1h23m04s, que chegou junto do Jorge Aires (1h23m05s) da CA Barreira num perfeito clima de fair-play, em 3º Lugar ficou o António Silvino (1h30m41s) do AC São Mamede. No sector feminino venceu a Anabela Remédios (AC São Mamede) com 1h45m51s, sendo seguida pela Carla Leite (1h46m15s) do Clube SEM e pela Maria Leonor Mota (1h57m14s) do AC São Mamede…
Trail dos 25 kms
Já nos 25 km, venceu o Virgílio Gomes dos Salamandrecos com 2h14m49s, em 2º lugar ficou o Luís Mota (2h18m27s) da CB Abrantes e em 3º lugar o Francisco Reis (2h18m43s) do AC São Mamede. No sector feminino, a vencedora foi a Cátia Gonçalves do Team Burpee com 2h47m40s, sendo seguida pela Patrícia Carreira (2h52m05s) da Juventude Vidigalense e pela Sofia Agostinho (3h03m31s) do Viver Almonda…
E não é que os Tolinhos também foram à corrida
É verdade, não são uns tolinhos quaisquer, são os Tolinhos da Corrida estiveram representados nas 2 distâncias de trail. Na prova mais curta, o Tolinho Horácio Alexandre foi 86° classificado. Nota também especial para o Tolinho Luís Belo que, em dia de aniversário quis estar presente e foi 77°classificado…

Na prova longa, os Tolinhos Américo Rodrigues, José Lemos, Paulo Pereira e Samuel Nunes fizeram 21°, 37°, 46° e 50° lugar respectivamente… Destaque ainda para as colegas Judith Ribeiro e Marta Ribeiro que, sendo Tolinhas, representaram a NASA nesta prova, obtendo o 2° e o 3° lugares do respectivo escalão!!! Já o colega Fernando Capitão, a representar o AC Batalha, fez 4° lugar no seu escalão…
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Sérgio Artilheiro
Fotos: José Ferreira
Video: Nuno Neves