TRAIL DO CAPITÃO, CORRER AO PÔR DO SOL

Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras
O Grupo Desportivo da Portela organizou, no passado dia 28 de janeiro de 2023, a IV edição Trail do Capitão, em parceira com a Câmara Municipal de Paredes, a Junta de Freguesia de Rebordosa e a ATAD – Amigos do Trail Associação Desportiva.
Contou, ainda, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa e de OPraticante.pt como parceiro média do evento.
Página do evento
Página da Organização
Leia também
CAPITÃO, É QUEM MAIS MANDA NO TRAIL
Fonte: Pedro Garrido // OPraticante.pt
Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras
Todos convocados pelo Capitão
Para os mais corajosos e destemidos o Capitão preparou duas provas competitivas o Trail de 20 Km com um D+ de 900m e o Mini Trail de 10 Km com um D+ de 350m.
A distância mais curta era também o percurso da caminhada, a pensar naqueles que não podem correr ou preferem ir mais devagar para apreciar melhor a paisagem.
Os mais novos também fizeram parte da convocatória! No período da manhã, aconteceu o Trail do Capitão kids com diferentes distâncias, para os mais pequenos se divertirem e podermos usufruir de um dia em família.
No total, contou com cerca de 500 participantes! Muito respeito e bravura em dizer sim ao Capitão!
Primeiros quilómetros muito duros
Com os dorsais levantados e colocados, cada um faz a sua verificação ao equipamento.
Após o aquecimento os atletas são chamados para a zona da partida. Em conjunto, atletas de ambas as distâncias, partem para o desafio.
Os primeiros quilómetros foram muito duros. Até cerca do km 4, foi praticamente sempre a subir. Numa primeira fase ainda estrada e depois já pela serra a dentro.
Apesar do fantástico dia de sol que o S. Pedro nos deu, a temperatura não era assim tão alta e o corpo não estava a responder da melhor maneira a este tamanho esforço ainda a “frio”.
Correr ao pôr do Sol
Olhando para o gráfico da altimetria no dorsal, deu algum alento e força pois os dois quilómetros seguintes seriam mais rolantes, com a passagem ao km 5 no posto de abastecimento (único para a distância curta) e que foi também o local de divisão das distâncias.
Quem fazia os 20km passaria novamente neste posto de abastecimento cerca do km 14.
Do km 6 ao km 7 enfrentamos nova subida até atingir o ponto mais alto (um pouco mais de 500m de altitude).
Tínhamos uma vista ampla e magnifica sobre toda a zona. Aqui além do marco geodésico está instalado o Posto de Vigia de Vandoma.
E se tínhamos atingido o ponto mais alto era sinal que a seguir ia descer! Fantástico single track, com descidas acentuadas, partes rochosas.. uma verdadeira delícia!!
Já na freguesia de Baltar, cerca do km 10, entrávamos num aglomerado de casas “cravadas na encosta”, de acesso pedonal comum que percorria em modo varanda as mesmas, e convidava a parar, sentar e observar a vista!
Dali podia-se observar praticamente toda a freguesia de Baltar, com destaque para o seu Kartódromo.
A beleza da paisagem era marcada também pelo bonito pôr do sol, mas que fazia antever que a noite estava perto e que alguns atletas já teriam que usar lanterna/frontal para concluir a prova.
A caminho da Meta
Entrando novamente a freguesia de Vandoma, iniciamos novamente a subida ao ponto mais alto que seria atingido pouco depois do km 12.
Pelo gráfico da altimetria, a partir daqui não iriamos ter mais nenhuma grande subida. E assim foi.
A ritmo elevado até à meta, com a passagem novamente no local de abastecimento e de junção das distâncias, mas que não condicionou os atletas mais rápidos pois os trilhos e os atletas mais lentos permitiram a sua fácil passagem.
Respeito pelo Capitão e entre todos os participantes!
Já com a meta à vista, alguns atletas que já tinham concluído a prova davam um caloroso apoio nos últimos metros! Independentemente da classificação o Capitão ficou orgulhoso de todos!
Organização do Trail do Capitão
O Trail do Capitão teve partida e chegada no pavilhão Gimnodesportivo Manuel Neto assim como toda a logística, secretariado, abastecimento final e entrega de prémios.
Nos dias anteriores a organização teve o cuidado de realçar / disponibilizar na página do evento as informações mais pertinentes para os atletas: localização do secretariado / estacionamento, horários, altimetria e material obrigatório.
Os percursos foram idênticos às edições anteriores, trilhos bonitos com partes muito técnicas e que acrescente dificuldade com o cair da noite.
Boas marcações, apenas a sugestão de colocar mais marcações “para onde não ir”, como fitas no chão ou marcação a cal (antes do km 12, seguíamos num estradão e existia um corte pouco visível à esquerda.. a tendência era seguir em frente).
No final, ainda tivemos direito a um jantar volante que incluía caldo verde, bifana e bebida.
A presença de OPraticante.pt
A nossa equipa fez-se representar com 13 atletas, que, para além de se divertirem muito, conseguiram alguns pódios.
De destacar o 2º Geral / 1º MSénior de Pedro Garrido no Trail, o 3º MSénior de João Pedro Matos no Mini Trail e, não menos importante, o 2º Geral de Lourenço Garrido no Trail Kids.
Homenagem de António Rodrigues ao Trail do Capitão
E António Rodrigues, um dos representantes de OPraticante.pt no Trail do Capitão, homenageou o evento com um poema da sua autoria
Trail do capitão,
mais uma superação,
mais uma prova vencida,
mais uma memória para a vida!
Foram 10 Kms de corrida
rodeado de natureza,
amigos, surpresa,
ar puro…
Foi duro?
Posso dizer que sim,
mas agora há em mim
uma sensação de liberdade
e de felicidade…
Cada vez mais me maravilho
com o percorrer de cada trilho,
com o cheirinho a pinhal
e com a chegada ao final!