TRAIL DO CAPITÃO, CORRER AO PÔR DO SOL

Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

O Grupo Desportivo da Portela organizou, no passado dia 28 de janeiro de 2023, a IV edição Trail do Capitão, em parceira com a Câmara Municipal de Paredes, a Junta de Freguesia de Rebordosa e a ATAD – Amigos do Trail Associação Desportiva.

Contou, ainda, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa e de OPraticante.pt como parceiro média do evento.

Página do evento

Página da Organização

Leia também

CAPITÃO, É QUEM MAIS MANDA NO TRAIL

Fonte: Pedro Garrido // OPraticante.pt
Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

Todos convocados pelo Capitão

Para os mais corajosos e destemidos o Capitão preparou duas provas competitivas o Trail de 20 Km com um D+ de 900m e o Mini Trail de 10 Km com um D+ de 350m.

Partida – Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

A distância mais curta era também o percurso da caminhada, a pensar naqueles que não podem correr ou preferem ir mais devagar para apreciar melhor a paisagem.

Os mais novos também fizeram parte da convocatória! No período da manhã, aconteceu o Trail do Capitão kids com diferentes distâncias, para os mais pequenos se divertirem e podermos usufruir de um dia em família.

Representantes de OPraticante.pt – Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

No total, contou com cerca de 500 participantes! Muito respeito e bravura em dizer sim ao Capitão!

Primeiros quilómetros muito duros

Com os dorsais levantados e colocados, cada um faz a sua verificação ao equipamento.

Após o aquecimento os atletas são chamados para a zona da partida. Em conjunto, atletas de ambas as distâncias, partem para o desafio.

Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

Os primeiros quilómetros foram muito duros. Até cerca do km 4, foi praticamente sempre a subir. Numa primeira fase ainda estrada e depois já pela serra a dentro.

Apesar do fantástico dia de sol que o S. Pedro nos deu, a temperatura não era assim tão alta e o corpo não estava a responder da melhor maneira a este tamanho esforço ainda a “frio”.

Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

Correr ao pôr do Sol

Olhando para o gráfico da altimetria no dorsal, deu algum alento e força pois os dois quilómetros seguintes seriam mais rolantes, com a passagem ao km 5 no posto de abastecimento (único para a distância curta) e que foi também o local de divisão das distâncias.

Quem fazia os 20km passaria novamente neste posto de abastecimento cerca do km 14.

Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

Do km 6 ao km 7 enfrentamos nova subida até atingir o ponto mais alto (um pouco mais de 500m de altitude).

Tínhamos uma vista ampla e magnifica sobre toda a zona. Aqui além do marco geodésico está instalado o Posto de Vigia de Vandoma.

E se tínhamos atingido o ponto mais alto era sinal que a seguir ia descer! Fantástico single track, com descidas acentuadas, partes rochosas.. uma verdadeira delícia!!

Pedro Garrido – OPraticante.pt – Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

Já na freguesia de Baltar, cerca do km 10, entrávamos num aglomerado de casas “cravadas na encosta”, de acesso pedonal comum que percorria em modo varanda as mesmas, e convidava a parar, sentar e observar a vista!

Dali podia-se observar praticamente toda a freguesia de Baltar, com destaque para o seu Kartódromo.

A beleza da paisagem era marcada também pelo bonito pôr do sol, mas que fazia antever que a noite estava perto e que alguns atletas já teriam que usar lanterna/frontal para concluir a prova.

Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

A caminho da Meta

Entrando novamente a freguesia de Vandoma, iniciamos novamente a subida ao ponto mais alto que seria atingido pouco depois do km 12.

Pelo gráfico da altimetria, a partir daqui não iriamos ter mais nenhuma grande subida. E assim foi.

Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

A ritmo elevado até à meta, com a passagem novamente no local de abastecimento e de junção das distâncias, mas que não condicionou os atletas mais rápidos pois os trilhos e os atletas mais lentos permitiram a sua fácil passagem.

Respeito pelo Capitão e entre todos os participantes!

Já com a meta à vista, alguns atletas que já tinham concluído a prova davam um caloroso apoio nos últimos metros! Independentemente da classificação o Capitão ficou orgulhoso de todos!

A ambicionada meta – Foto: Runners + TV / Manuel Fuelgueiras

Organização do Trail do Capitão

O Trail do Capitão teve partida e chegada no pavilhão Gimnodesportivo Manuel Neto assim como toda a logística, secretariado, abastecimento final e entrega de prémios.

Nos dias anteriores a organização teve o cuidado de realçar / disponibilizar na página do evento as informações mais pertinentes para os atletas: localização do secretariado / estacionamento, horários, altimetria e material obrigatório.

Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

Os percursos foram idênticos às edições anteriores, trilhos bonitos com partes muito técnicas e que acrescente dificuldade com o cair da noite.

Boas marcações, apenas a sugestão de colocar mais marcações “para onde não ir”, como fitas no chão ou marcação a cal (antes do km 12, seguíamos num estradão e existia um corte pouco visível à esquerda.. a tendência era seguir em frente).

No final, ainda tivemos direito a um jantar volante que incluía caldo verde, bifana e bebida.

Equipa de OPraticante.pt – Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

A presença de OPraticante.pt

A nossa equipa fez-se representar com 13 atletas, que, para além de se divertirem muito, conseguiram alguns pódios.

De destacar o 2º Geral / 1º MSénior de Pedro Garrido no Trail, o 3º MSénior de João Pedro Matos no Mini Trail e, não menos importante, o 2º Geral de Lourenço Garrido no Trail Kids.

Homenagem de António Rodrigues ao Trail do Capitão

E António Rodrigues, um dos representantes de OPraticante.pt no Trail do Capitão, homenageou o evento com um poema da sua autoria

Trail do capitão,
mais uma superação,
mais uma prova vencida,
mais uma memória para a vida!
Foram 10 Kms de corrida
rodeado de natureza,
amigos, surpresa,
ar puro…
Foi duro?
Posso dizer que sim,
mas agora há em mim
uma sensação de liberdade
e de felicidade…
Cada vez mais me maravilho
com o percorrer de cada trilho,
com o cheirinho a pinhal
e com a chegada ao final!

António Rodrigues – OPraticante.pt – Foto: Runners + TV / Manuel Felgueiras

Parceiros

Deixe um comentário