Trail Running reencontra o paraíso

Tudo começou em Manteigas, uma vila rodeada por grandiosas paisagens, que fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e é por isso conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

igreja

A prova que fez os atletas apaixonarem-se

Ainda era de noite e os atletas já estavam de pé preparando-se para o desafio que ai vinha. A pouco e pouco todos se iam juntando ao pé da bonita igreja de São Pedro, onde se iria dar inicio à prova rainha de 90 kms. Entretanto os raios de luz iluminaram o coração da Serra da Estrela e começou a magia… Primeiro um maravilhoso nascer do sol que deslumbrou os atletas e depois as palavras de Armando Teixeira, o cupido que lançou as suas palavras como setas deixando todos apaixonados pela prova de forma que nenhuma subida era tão dura, nem nenhuma descida tão técnica que demovesse os atletas de acabar a prova.
Deu-se o tiro de partida e lá foram os gigantes que começaram logo com um empeno ao terem que fazer os 5 kms iniciais a subir, estes com cerca de 770 mts de desnível positivo. Após esta subida o caminho era mais rolante mas assim que chegavam à garganta de Loriga tudo mudou de figura, as subidas quase se tornaram extintas e era a altura de descer do segundo ponto mais alto da prova com cerca de 1859mts de altitude. O nome “garganta” não enganava, depois de engolirem em seco desceram 10km até à “goela”, mais propriamente até Loriga, cerca de 1231 de desnível negativo.
Ainda não ficava por aqui, pois o que desce volta a subir e foi o que aconteceu, o que vinha a seguir era uma tortura para as pernas, uma prenda da organização pelo esforço dos atletas, o km vertical. Como o nome indica era uma parede (5kms com 1200+), nada que Tiago Aires e Sofia Roquete não estivessem à espera fazendo este troço em 1h16m54s e 1h33m17s respetivamente, sendo os vencedores desta prova.

tiago-aires
Tiago Aires

A partir da Torre o caminho continuava a não ser fácil mas muito mais calmo. Nos últimos 20 km começaram a surgir as dúvidas, muitos dos que chegavam a este último ponto de controlo só queriam desistir mas iam buscar forças à canja, às “viúvas” e companheiros que lá estavam à espera deles ou então à espera de outros atletas que ainda não tinham chegado mas que quando olhavam para a cara do atleta e viam nas suas feições o brilho a desvanecer os ajudavam como se fossem amigos de longa data.

meta

Nesta prova duríssima o mais bonito foi sem dúvida o carinho dos familiares aos atletas que chegavam, não era por ter ganho, ganhar já não interessava, mas sim por ter conseguido acabar. Era notável a felicidade dos filhos, da mulher ou dos companheiros quando os viam a chegar com uma cara meia em sofrimento e meia alegre por ver que estavam lá para o apoiar.

serra-da-estrela

Sobre a organização, só dizer que foram cinco “estrelas”, pegaram em tudo o que tinham e fizeram mais uma vez uma brilhante prova.

ruben-monteiro

Ruben Monteiro “90 kms um autêntico sobe e desce com desnível positivo de 5300m”

Ruben Monteiro, da Mega Team Monsanto Running Team, falou-nos um pouco da sua prova:

“Uma prova fantástica, 90 kms através de uma serra de uma diversidade inesperada encontrei de tudo pedras soltas, barro, pó, sol, nevoeiro, vento frio, paisagens de uma grande beleza, subidas sem fim e descidas técnicas, a subida à Torre impõe respeito e as pernas no lugar, chegada a Torre toca brincar na neve e aproveitar esse ar.

Tenho de salientar a óptima organização da prova pelo Armando Teixeira”

carmen-henriques

Carmen Henriques “nunca me passa pela cabeça desistir numa prova, porque tenho apenas um objectivo terminar a sorrir”

Também falamos com Carmen Henriques que nos disse:

“Adorei, esta prova por toda a sua essência, uma prova linda por a beleza da nossa serra da Estrela, as emoções que tenho em prova são sempre as mesmas, pois corro por prazer e amor á corrida, tudo o que sinto são emoções positivas e boas, sempre cheia de energia, e com vontade de mais e mais, nunca me passa pela cabeça desistir numa prova, porque tenho apenas um objectivo quando faço uma prova, que é terminar a sorrir…

A minha maior influência para correr sou eu mesma, e querer sempre superar tudo com um sorriso nos lábios.
A prova esteve super bem organizada, tudo a correr pelo melhor nada faltou, percurso, abastecimentos e sobretudo a simpatia de todos…Estrela grande trail…uma prova a repetir…”