Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Triangle Adventure com recorde de participantes

Vieram de 15 países diferentes os mais de 200 atletas que percorreram os trilhos das ilhas do Pico, São Jorge e Faial nesta edição da prova de etapas do Triangle Adventure, com chancela Azores Trail Run.

Foto: David Sousa

Recorde de participantes no Triangle Adventure

Decorreu durante o passado fim de semana a quinta edição da Triangle Adventure, prova de trail por etapas que se desenrola nas três ilhas do Tiângulo açoriano (Faial, Pico e São Jorge), com a chancela Azores Trail Run.

Em ano de participações recorde, com 239 atletas de 15 países a participar na globalidade das provas, o principal desafio que se colocou à organização foi conseguir montar o evento no rescaldo do furacão Lorenzo.

Foto: David Sousa

Montar o evento no rescaldo do furacão Lorenzo

Foi fantástica a forma como as entidades competentes e os voluntários se conseguiram mobilizar para limpar os trilhos devastados pelo furacão e para ajudar a montar a prova em poucas dezenas de horas, ao mesmo tempo em que, nestas três ilhas, se trabalhava afincadamente para fazer face aos estragos deixados em áreas residenciais, que deixaram muitas pessoas desalojadas”, realçou o coordenador do Azores Trail Run.

Triangle
Foto: Nuno Bettencourt

Fizemos um grande esforço para não cancelar a prova, precisamente porque sabemos o impacto que ela tem na economia destas três ilhas, por um lado, e, por outro, porque queríamos transformar esta adversidade numa oportunidade de mostrar a estas pessoas – a grande maioria delas vindas de Portugal Continental, da Madeira e do estrangeiro – esta característica de resiliência do povo açoriano”, considerou Mário Leal, lembrando que a maioria das pessoas que visitaram os Açores para participar neste evento permaneceram na Região entre quinta e segunda-feira, num período já fora da época alta do turismo, contribuindo assim para o importante combate à sazonalidade do setor.

Ainda assim, as más condições meteorológicas obrigaram a alterações em algumas etapas, nomeadamente na prova do Pico, na sexta-feira, onde a subida à Montanha foi cancelada, e na prova do Faial, no domingo, onde foi necessário montar um percurso alternativo.

Triangle
Foto: David Sousa

Triangle Adventure

Recorde-se que a Triangle Adventure arrancou no dia 4 de outubro, com o trail “From Vineyards to the Mountain”, na ilha do Pico. A segunda etapa decorreu em São Jorge com o “Fajãs Trail”, no dia 5, e a terceira e última etapa, “Volcanoes Marathon”, aconteceu no Faial, no dia 6 de outubro. No total, as 3 etapas somam cerca de 100 km, encurtados este ano em aproximadamente 6 km, devido às alterações ao percurso.

Sagraram-se vencedores da Triangle Adventure 2019 o madeirense Bruno Dantas e a famalicense Mariana Machado.

A Triangle Adventure conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e com os apoios da Associação de Municípios do Triângulo e da Atlânticoline, S.A..

Página do evento.

Texto: Azores Trail Run®
Foto: David Sousa / Nuno Bettencourt

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta