Triatlo de Torres Novas uma Escola de Campeões
Clube de Natação de Torres Novas - Vice-Campeão Nacional de Triatlo por Clubes 2020
E assim se constrói uma Escola de Campeões… Triatlo de Torres Novas.
Como um antigo atleta do Clube Natação de Torres Novas e praticante de Triatlo de alto rendimento, regressou a Torres Novas em 2006 com a licenciatura em Desporto pela Faculdade Motricidade Humana, com alguns projetos e com muitos sonhos para realizar.

Página do Triatlo de Torres Novas.
Escola de Triatlo de Torres Novas um projeto, um sonho para realizar
Um desses projetos foi a Escola de Triatlo de Torres Novas, que nasceu em Novembro de 2009, integrada no CNTN como seção autónoma.
A secção de Triatlo, desde o início tinha como objetivos principais, obter um número considerável de praticantes, e também um nível qualitativo de excelência.
A aposta inicial foi claramente na formação sem criar uma estrutura competitiva para atletas absolutos.
Com o passar do primeiro mês a escola recebeu os primeiros alunos.
Foi por esta altura que falei com a Monica Granata, mãe de um dos novos triatletas e que foi nos primeiros anos uma peça chave na estrutura e no sucesso da escola como seccionista.
Nessa altura contamos também com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas que facilitou na atribuição de alguns espaços na piscina.
Os meses foram passando e a “maquina” foi crescendo de forma saudável num ambiente de grande proximidade entre atletas, treinadores (Paulo Antunes e Gonçalo Silva), secção e pais.
Sucesso da Escola de Triatlo de Torres Novas
Penso que o Sucesso da Escola está incondicionalmente ligado à forma como se olhou para o TODO.
Costumo dizer que planear é transportar o Futuro para o presente uma vez que o Sucesso no Futuro depende do presente.
Face a isto e uma vez que sempre acreditamos que o crescimento qualitativo passa por um desenvolvimento progressivo e sustentado dos triatletas, achei imprescindível elaborar desde logo um “plano de carreira”, o qual estabeleceu as linhas orientadoras nos diversos escalões de formação até chegar ao alto rendimento.
Durante estes anos, a secção também cresceu, reforçando-se sempre com pais que se tornaram grandes dirigentes.
A correrem por fora fazem de tudo para serem os primeiros a dar as melhores condições aos atletas.
Destaco, Paulo Catarino por todo o trabalho que tem vindo a fazer nos “bastidores”.
Arrisco-me a dizer que com uma direção destas estamos ainda mais próximos do nossos objetivos.
Hoje olho para o passado com um orgulho imenso
Se somos vistos por todos como uma escola de referência deve-se essencialmente aos resultados que os atletas atingiram nos Campeonatos Nacionais Absolutos e nas Competições Internacionais nos últimos anos.
A consistência dos resultados e o crescimento da Escola formou uma equipa Campeã Nacional de Clubes, diversos campeões Nacionais, vários títulos internacionais onde o que mais se destaca é o título de Campeão do Mundo em 2019 por parte do Ricardo Batista.
Desde os primeiros anos de Escola, foi implementada uma forma de trabalhar, onde o rigor, o compromisso, o fair play, o bem estar e a excelência, apareciam sempre em primeiro plano.
Obviamente que os jogos e o divertimento sempre foram tidos em consideração, acontecendo no pós treino ou em ambiente fora treino.
Esta filosofia de trabalho, juntamente com a consistência em treino, um bom planeamento, a motivação dos atletas e o bom relacionamento existente entre todos os intervenientes fez com que tudo acontecesse de forma natural.
Ao longo destes 11 anos o nosso clube esteve em constante mutação.
E à medida que os atletas foram crescendo e os resultados aparecendo as exigências para com a estrutura também aumentaram.
Houve a necessidade de irmos à procura de apoios e houve a necessidade de nos reinventarmos.

Ricardo Batista, o José Vieira e o Afonso do Canto uma referência
A principal mudança aconteceu na época de 2018, quando dentro da nossa secção criamos o Projeto da Equipa de Elite.
A partir deste momento passamos a ter em simultâneo na escola, a formação e a alta competição. 2 projetos muito importantes com apoios completamente distintos.
Um dos maiores apoios que temos neste momento é a Filstone Natural que está ligada ao projeto da equipa de Elite.
Este apoio tem sido muito importante para nós continuarmos a conseguir fazer face aos nossos objetivos.
Nos últimos anos muitos têm sido os resultados de excelência.

Destaco de todo o grupo três atletas pela antiguidade no CNTN e pela consistência do seu trabalho e resultados.
Estes três atletas vivem desde 2018 no Centro de Alto Rendimento do Jamor onde trabalho diariamente com eles.
O Ricardo Batista, o José Vieira e o Afonso do Canto, são atletas que representam as seleções nacionais e que tem um grande compromisso com o treino para além de continuarem a estudar no ensino universitário.
Estes atletas são uma referência para todos os mais novos da Escola de Triatlo e são os principais responsáveis pelo título de Campeões Nacionais de Clubes em masculinos em 2019 e pela obtenção do Vice Campeonato Nacional em 2020.
Para além disso estes atletas nos últimos anos têm vindo a crescer e a obter excelentes resultados internacionais no quais saliento o título Mundial de Junior em Lausanne Suiça obtido por Ricardo Batista em 2019.
«um feito inédito para o Clube» Afonso do Canto
Afonso do Canto que inicou em 2010 a prática do Triatlo nos Águias de Alpiarça, revela:
«Em 2015, vim para a Escola de Triatlo de Torres Novas à procura de um grupo de amigos, que, tal como eu, procurassem ser cada vez melhores, estando disposto a fazer 1h40 de viagem para vir treinar, visto que moro em Almeirim.
Com muito trabalho, puxando uns pelos outros, e com alegria naquilo que fazemos, qualidades instauradas e fomentadas pelo treinador Paulo Antunes, conseguimos ser Campeões Nacionais de Clubes de Triatlo, em 2019, um feito inédito para o Clube.
Também a nível internacional os resultados começaram a aparecer.»
«Sou atleta da Escola desde que entrei nesta modalidade» José Vieira
Já José Vieira, cofessa:
«Sou atleta da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas desde que entrei nesta modalidade, na altura com o objetivo de me divertir e fazer novas amizades.
Várias etapas se passaram desde os campeonatos jovens até aos campeonatos internacionais, não só individuais como também em representação deste clube, completando assim 8 anos de “casa”.
Tenho um orgulho imenso em poder representar a minha terra em todo o mundo e tudo isto é possível graça as condições que não só o clube como também a minha cidade proporcionam.»
Ricardo Batista «…deixei sempre tudo o que tinha em prova…»
Por fim, Ricardo Batista conta:
«Especialmente nas últimas épocas não podia pedir melhores resultados.
Nestes anos deixei sempre tudo o que tinha em prova, quer seja uma prova individual ou numa de clubes, tal que nos sagrámos Campeões nacionais de clubes na época passada.
Foram anos vividos com bastante intensidade e sempre rodeado das melhores pessoas, nisto sagrei-me Campeão do Mundo de Juniores, 3° no campeonato da Europa e entre outros pódios em Taças da europa.
Já este ano apesar de todas estas restrições participei em duas Taças do Mundo, com resultados bastante razoáveis.»
«…projeto de formação de referência a nível nacional e internacional…» Paulo Catarino
Paulo Catarino destaca a grandeza do projeto:
«Nunca imaginei que a Escola de Triatlo do CNTN formada em 2009 pelo Prof. Paulo Antunes originasse em Torres Novas um projeto de formação de referência a nível nacional e internacional, que muito orgulha o Clube de Natação, bem como a Cidade de Torres Novas.
Em 2012, quando o meu filho José Pedro Vieira ingressou na Escola de Triatlo torrejana, estaria longe de imaginar que tantos êxitos fossem alcançados pelos atletas e pelo clube, fruto da formação conduzida exemplarmente e de forma tão competente pelo técnico Paulo Antunes, graças ao seu empenho, dedicação e empatia que gerou entre atletas, técnicos e pais.
E foi este enquadramento, algo singular em Torres Novas, que me levou a fazer parte da secção e do clube como dirigente, fazendo parte de um projeto que se tornou num grande exemplo e referência na modalidade, e nos próximos anos iremos fazer de tudo para continuar a levar o nome do Clube e da Cidade de Torres Novas o mais longe possível!»
Paulo Antunes «Os êxitos alcançados são um bom estímulo»
A sorte continua a dar muito trabalho, mas os êxitos alcançados são um bom estímulo que nos leva a não desistir de apoiar um projeto que nasceu com objetivos bem definidos e que têm sido alcançados.
Enquanto treinador sinto-me muito realizado pelo percurso realizado até aqui.
Escolhi, o Triatlo como desporto enquanto atleta e atualmente sou treinador a tempo inteiro.
Sou bastante ambicioso e gosto de trabalhar com atletas que diariamente procuram ser melhores.
Acredito que nos próximos anos vamos continuar a acrescentar novos capítulos com bastantes vitórias e algumas derrotas.
Neste clube somos uma família e todos são importantes.






