Coluna Dto
Coluna Esq

Trilhos dos Abutres® 2020 – 10 edições Épicas

Chega a Miranda do Corvo a 10ª edição dos Trilhos dos Abutres®, da prova que vai revelar o Campeão Nacional de Trail Ultra. Ao longo de 3 dias dedicados ao trail running, em parceria com a ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, os atletas, e todos os seus apoiantes, terão a oportunidade de viver e experienciar um grande evento desportivo.

Foto: Matias Novo

Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, voltam os trilhos como sempre os conhecemos, lamacentos e duros, mas sempre com as paisagens arrebatadoras de Miranda do Corvo, agora, mais do que nunca, na mira da elite internacional, depois de, em 2019, terem sido palco do Campeonato do Mundo de Trail Running.

O mediatismo da prova e a atitude eco-responsável, que caracteriza a organização, são alguns dos fatores que levam ao aumento expressivo, a cada edição, de atletas interessados em correr pelos trilhos dos Abutres, razão pela qual este é um evento com inscrições limitadas e sujeitas a sorteio.

Trilhos dos Abutres®
Foto: Matias Novo

Trilhos dos Abutres®

Assim, no passado dia 1 de novembro, foi dado o tiro de partida das pré-inscrições para os desafios Ultra Trilhos dos Abutres (55km) e Trilhos dos Abutres® (30km), e inscrições para as 1000 vagas dos Mini Trilhos dos Abutres (21Km), com o sorteio para as provas dos 55 e 30km a realizar-se no dia 22 de novembro.

De referir que o traçado do Ultra Trilhos dos Abutres (55km) foi arquitetado pela organização de modo a estar “presente o melhor percurso de todas as edições, com a fusão do percurso do Campeonato do Mundo de Trail Running e do clássico Ultra Trilhos dos Abutres“.

Foto: Paulo Nunes

Com o objetivo de fomentar o desporto e o trail nas camadas mais jovens, a 10ª edição dos Trilhos dos Abutres® conta novamente com os Trilhos Júnior “José Godinho”, um conjunto de provas para atletas dos 6 aos 15 anos.

O evento engloba também a maior feira nacional de Trail Running, a Expotrail®, uma montra de produtos regionais, material de trail running, turismo ativo e outdoor que já atingiu um sucesso paralelo ao da prova. A abertura da Expotrail será no dia 31 de janeiro, pelas 17h, e encerrará no dia 2 de fevereiro pelas 15h.

Trilhos dos Abutres®
Foto: Matias Novo

Excelência da organização

A excelência da organização é uma das características mais aplaudidas dos Trilhos dos Abutres®, muito se devendo aos mais de 300 voluntários locais, que contribuem em profissionalismo e hospitalidade para o sucesso do evento.

E, cada edição supera sempre a anterior. As medidas ecológicas, presentes em todo o evento, são igualmente elogiadas pela comunidade de atletas. A organização tem apostado, desde o início, em ações que reduzem o impacto ambiental, como a abolição do copo descartável, a construção de trilhos homologados e a reutilização da sinalética. Uma atitude eco-responsável reconhecida por todos os amantes deste desporto de Natureza.

Trilhos dos Abutres®
Foto: Matias Novo

A maior conquista que a Organização atingiu com o evento do Campeonato do Mundo de Trail Running foi a imensa adesão do público a Miranda do Corvo, em especial a moldura humana que se fez presente (e ruidosa) na escadaria da Senhora da Piedade de Tábuas, protagonizando momentos de arrepiar e que jamais serão esquecidos. E, esta é uma conquista que se pretende ver repetida nesta 10ª edição, sendo que Organização está a preparar alguma iniciativas, apelando, desde já, à presença massiva de público para aplaudir os nossos atletas.

Mais uma vez, a organização contará com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo como parceira.

Foto: Miro Cerqueira

2019 foi uma edição muito especial dos Trilhos dos Abutres, mas em 2020 queremos voltar a fazer história.

Contamos com a presença de TODOS no dia 1 e 2 de Fevereiro em Miranda do Corvo.

Texto: Cream
Fotos: Matias Novo / Miro Cerqueira / Paulo Nunes

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta