TRILHOS DOS CORNOS, QUE BELOS CORNOS SE GANHA E COME

Chefe da tribo Fernando Rodrigues do Trail Trilhos dos Cornos - Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

O II Trail Trilhos dos Cornos, evento realizado no passado dia 12 de março de 2023, na Aldeia de Adões, Barcouço, foi organizado pela equipa de Trail Adões Trail.

Pois de fato só para quem participou como eu, podem dizer ter ganho um belo par de cornos, mas que toda a estrutura do evento está de parabéns, e que em 2024 repetirei não duvidem, nem que seja somente pelos “Cornos“, muito saborosos, marquem na vossa agenda.

Leia também

CORNOS, UM TRAIL EM QUE VAIS FICAR COM UNS …

Fonte: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

II Trail Trilhos dos Cornos

Este evento foi composto por:

Trail Longo (TL): com cerca de 35km
Trail Curto (TC): com cerca de 20 Km
Mini Trail (MT) / Caminhada com cerca de 12kms

Participei pela primeira vez nesta prova, realizei trail curto e fiquei muito surpreendido, quer pelos trilhos, que são fantásticos, quer pela organização, que não se poupou a esforços para que todos os participantes ficassem maravilhados com tudo e com vontade de regressar em futuras edições, já que nada foi deixado ao acaso.

O secretariado decorreu na sede do Centro Cultural e Recreativo de Adões, tudo muito bem organizado, com separação de provas e foi aí que recebemos o kit de participação, que incluía umas fantásticas meias desta II edição.

A edição anterior fez superar todas as espectativas da organização, esgotando com 850 atletas, este ano com novos trilhos foi ainda mais surpreendente, elevou o número de participantes, vindos de todo país e de diversas nacionalidades.

Esta organização nasce de uma equipa que se formou em janeiro de 2020, com alguns amigos que se juntaram para “dar umas corridas”, desenvolveram a paixão por esta modalidade desportiva que é o trail running e atualmente já contam com mais de 60 associados e atletas.

Trilhos desafiantes do início ao final

O dia começou com bastante nevoeiro, que se foi dissipando ao longo da manhã e ainda deu para contemplar as magnificas paisagens em redor, com trilhos desafiantes do início ao final, por vezes não dá para se apreciar, pois, a paisagem é bonita, mas nos trilhos técnicos não se pode facilitar.

A manhã estava fresca, não impedindo um corajoso membro da organização de se apresentar com a sua farda habitual, ou seja, com a sua saia e o pau e os respetivos cornos, que já se tornam imagem de marca.

O speaker Pedro Silva entrevista João Matos padrinho do ewvento na presença de Fernando Rodrigues, o chefe da tribo – Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

Quero também dar os parabéns ao speaker Pedro Silva pelo seu excelente trabalho, incentivou os atletas na partida e chegada, as informações mais importantes foram dadas atempadamente desde o secretariado, ao briefing, horas de início das provas, locais de almoço, banhos, etc., nada ficou por dizer.

A anteceder as provas foi efetuado um breve aquecimento, sob orientação de uma personal trainer, para que os músculos estivessem preparados para mais uma aventura.

Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

Adivinhava-se que iriamos apanhar muita lama nos trilhos

Como na semana anterior choveu com elevada frequência já se adivinhava que iriamos apanhar muita lama nos trilhos e foi exatamente isso que aconteceu, consegui só dar dois tralhos!

A lama foi companhia constante e trouxe outra beleza e desafio aos trilhos! Exigiu aos atletas adaptações constantes aos vários tipos de terreno e obstáculos, colocando à prova limites e capacidades físicas dos participantes.

Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

Trilhos bem marcados com fitas de cor azul, setas e marcações horizontais, limpos, bons abastecimentos de sólidos e líquidos, bem distribuídos ao longo da prova (4,5 km, aos 10km e aos 17km), colaboradores ao longo dos percursos e GNR nos locais em que se teria de atravessar estradas de asfalto.

As zonas de abastecimentos, estavam fornecidas com tudo o que um atleta precisa para a recuperar as forças e poder desfrutar em pleno destas aventuras.

Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

Este ano existiu também uma novidade em relação à edição anterior, foi criado um segmento cronometrado entre os quilómetros 6 e 8, em que os atletas dos 20K e 35K mais rápidos teriam direito a receber vouchers de desconto na aquisição de material desportivo.

Percurso foi muito bem delineado

O percurso foi muito bem delineado, a parte inicial até cerca dos 2km foi muito rápida a descer e sem muitas dificuldades, mas …

Claro porque existe sempre um mas, depois começou um sobe e desce constante com algumas subidas de maior dificuldade onde dá para se caminhar e recuperar forças.

Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

Salientar que a organização teve o cuidado de colocar cordas nas subidas e descidas com maior inclinação, foi de extrema ajuda tais eram as dificuldades devido à lama que fica depois da passagem dos primeiros atletas.

Consegui acabar a prova com quase meio kilo de areia nos pés, cansado, mas cheio de vontade de regressar pois foi tudo fantástico.

Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

Tivemos que passar diversas vezes por ribeiras e rios com água quase pela cintura, diversos tuneis, trilhos maravilhosos.

Enfim esta prova teve um pouco de tudo e certamente que todos ficaram com água nos pés, mas também com água na boca, para voltarem no próximo ano e trazerem mais amigos, apaixonados por esta modalidade desportiva.

Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

Um saboroso bolo de cornos

Já na meta fomos muito bem recebidos, tivemos ainda direito a um saboroso bolo de cornos, um abastecimento final, um almoço volante com sopa, bifana no pão, duas bebidas e ainda porco no espeto para quem ainda tivesse fome!

Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

A entrega de prémios aos grandes vencedores foi realizada no mesmo local do almoço.

Com tudo isto só posso afirmar uma coisa, não podem perder mesmo de forma alguma a próxima edição, certamente não se vão arrepender.

Chefe da tribo Fernando Rodrigues com Helena Santos // OPraticante.pt

OPraticante.pt esteve presente com 3 atletas.

Na distância de 12 km por Helena Santos – 02:04:05, que obteve o 201º geral.

Já na distância de 20 Km por Nuno Fernandes – 02:54:28, 98º da Geral e por Zina Fernandes – 03:42:23, 175º da Geral.

A foto final de uma estrutura de sucesso – Foto: Ana Rita Ferreira // Por aqui Por ali Por acoli

O evento contou com o apoio média de OPraticante.pt, e o apoio do Centro Cultural e Recreativo de Adões, da Comissão Organizadora das Festas em Honra de Nossa Senhora do Livramento, do Município da Mealhada, da junta de freguesia de Barcouço, Junta de Freguesia de Souselas e da União de Freguesias de Trouxemil e Torre Vilela e de diversos patrocinadores que muito contribuíram para o sucesso deste evento.

Parceiros

Deixe um comentário