Truta saltou no Trail e superou todas as expectativas

Truta

Com partida do Parque Botânico Arbutus do Demo teve lugar neste domingo, dia 30 de setembro, a terceira edição do Trail Rota da Truta, uma iniciativa que juntou em Vila Nova de Paiva cerca de 600 trutas (atletas) no evento.

Trail Rota da Truta

Desde a sua 1ª edição, em 2016, este evento tem dado a conhecer o extraordinário potencial que o concelho de Vila de Nova de Paiva apresenta para a prática do trail running.

Este ano, na sua 3ª edição, as expectativas voltaram a ser superadas através de um percurso ainda mais audaz e estimulante realizado em plenas Terras do Demo, ao longo das margens dos imponentes rios Paiva e Côvo.

Outro momento alto foi a passagem pelo Castro de Vila Cova-a-Coelheira, povoado muralhado da idade do Ferro na margem direita do rio Côvo, que se revelou uma agradável surpresa e que colocou à prova todos os atletas.

Desta forma, estiveram reunidas todas as condições para um trail de cortar a respiração!

Um percurso com paisagens épicas, trilhos inacreditáveis, praias fluviais dotadas de uma beleza inigualável, caracterizado por um sobe e desce constante deliciosamente conseguido, e que no final foram os seus organizadores felicitados pelos participantes.

OTrail Rota da Truta foi composto por três provas competitivas, um Trail longo de aproximadamente 35km, um Trail curto de 22 km e um Mini Trail de 12 km. Realizou-se também uma caminhada de 9 km.

Nesta edição, o Trail Rota da Truta contou também com a presença de atletas de Espanha, Cabo Verde e Brasil.

Hélio Fumo o vencedor do trail longo

O vencedor da prova rainha, o trail longo, foi Hélio Fumo, da equipa Runners do Demo/Compressport internacional, que terminou com 3h14m, tendo-se classificado em segundo lugar Jorge Duarte, também da Runners do Demo, com mais 16 minutos. O pódio ficou completo com José Tomás, da PSP Viseu Runners, com o tempo de 03h36m.

A vencedora do trail longo foi Vanda Jerónimo

No sector feminino, Vanda Jerónimo (Top Gym) cruzou a meta com 04h21m de prova. Joana Alves (Caracol Trail Team) e Armanda Barroso (Runners do Demo) ocuparam os restantes lugares do pódio, com os tempos 4h48m e 5h03m, respectivamente.

Trail de 22 kms Romeu Gouveia e Marilyne Marques

No trail de 22 km, o bicampeão nacional de trail e atleta da equipa Salomon Suunto Portugal, Romeu Gouveia, venceu com o tempo de 2h07m, Luís Morgado (Trilhos da Maça – Clube Desportivo de Leomil) 2:09;53 e Paulo Esteves (Dão Nelas Runners) 2:11;16.

Na categoria feminina, Marilyne Marques (Runner do Demo), foi a mais rápida, tendo cruzado a meta com 2h44m, Rosa Silva (Trilhos da Maça – Clube Desportivo de Leomil) 2:51;07 e Maria Fonseca (Runner do Demo) 2:53;01.

Os vencedores do Mini Trail foram Norberto Loureiro e Anabela Remédios

No mini-trail, os grandes vencedores foram Norberto Loureiro (Lamego Parente), seguido de Filipe Coelho (individual) e Daniel Rodrigues (Clube Montanha Alto Trilho Javalis) e em femininos Anabela Remédios, Patricia Marques e Sandra Costa, todas individuais.

A organização do evento esteve a cargo do Malhadinhas Club e da sua equipa Runners do Demo, de Vila Nova de Paiva, que conta com cerca de 70 atletas, entre os quais, Helio Fumo.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Fotos: Bernardete Morita Photography

Parceiros