Vasco Vilaça ouro, Ricardo Batista prata e Melanie Santos bronze em Coimbra

Vasco Vilaça

Pódio masculino

A Taça da Europa de Coimbra, que se realizou hoje, 12 de junho, contou com a presença de 72 atletas masculinos e 41 femininas de mais de 20 nacionalidades, com destaque para a vitória do português Vasco Vilaça.

Portugal teve três atletas no pódio, com Vasco Vilaça a vencer com vantagem a prova masculina e Ricardo Batista a conquistar a segunda posição.

Na prova feminina, Melanie Santos conquistou a terceira posição com a atleta nacional Maria Tomé a alcançar um excelente quarto lugar.

Texto: Federação Triatlo de Portugal

Vasco Vilaça
Partida masculina

Ouro para Vasco Vilaça na Taça da Europa de Coimbra

Vasco Vilaça realizou uma excelente prova, com um segmento de ciclismo bastante técnico por causa da chuva e de algumas curvas apertadas, sendo necessário um controlo da velocidade.

Saiu nos lugares cimeiros da natação, juntamente com o Miguel Tiago Silva e Ricardo Batista, trabalhando em conjunto no ciclismo onde os três atletas nacionais se mantiveram sempre no grupo da frente.

«Eu não era para vir, estive na WTCS em Leeds, mas como a próxima competição do Campeonato do Mundo foi adiada, resolvi participar nesta prova internacional em casa, o que é sempre muito bom», explica o Vice-Campeão do Mundo.

«Foi espetacular competir junto com o Ricardo Batista e com o Miguel Tiago Silva.

Imprimimos um ritmo forte, com o grupo de trás a tentar alcançar-nos, o que deu agressividade competitiva».

Vilaça sofreu uma penalização de 10’ cumprida na corrida, mas conseguiu, ainda assim, recuperar, alcançando o seu compatriota Ricardo Batista para conquistar a medalha de ouro em Coimbra.

Vasco Vilaça
Vasco Vilaça e Ricardo Batista

Ricardo Batista alcança a prata

Vasco Vilaça obteve a medalha de ouro com 00:50:44, Ricardo Batista ficou na segunda posição com 00:50:50 e o belga Christophe DeKeyser alcançou a terceira posição com 00:51:02.

Partida feminina

Bronze para Melanie Santos

Melanie Santos subiu ao terceiro lugar do pódio, depois de ter saído nos primeiros lugares da natação e seguido na frente do ciclismo com algumas triatletas portuguesas: Helena Carvalho, que infelizmente sofreu uma queda na terceira volta do segundo segmento, Maria Tomé e Vera Vilaça.

Foi uma competição disputada na distância sprint (750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida) com a natação no rio Mondego e os segmentos de ciclismo e corrida a percorrerem o centro urbano de Coimbra.

Sophia Green vencedora da Taça Europa

Sophia Green, da Grã-Bretanha, foi a vencedora da competição com 00:56:43, seguida da espanhola Cecilia Santamaria Surroca, com 00:56:57 e a portuguesa Melanie Santos a conquistar a terceira posição 00:56:59.

Parceiros

Deixe uma resposta